skip to Main Content

Copo descartável de plástico com ciclo de vida útil controlado

A vida sobre a terra está passando por um momento critico, centenas de espécies desaparecendo, os humanos se multiplicando e consumindo o planeta em escala jamais vista por este planeta e, se nada acontecer, teremos em um futuro muito próximo consumido os recursos naturais deste planeta por completo.

Por isso, pedimos que todos façam sua parte, nem que seja o mínimo, que é consumir com consciência e é claro, reduzir, reutilizar, reciclar e o último dos 4 Rs que é recusar.

Neste artigo, falaremos sobre copos descartáveis.

Já vamos adiantando que somos contra copos de uso único, pois se o sujeito ou a sujeita não tem a capacidade de lavar sua caneca de uso permanente depois do uso, não merece viver no Século XXI, onde a maior batalha já é por economia de recursos naturais.

Caneca permanente já! Seja para água, suco, café, chá … ou o que mais você tome durante o dia.

Mas em certos casos, é impossível você ter canecas permanentes, como no caso de hospitais, no varejo ou mesmo em eventos, onde muitas pessoas passam uma só vez para usar esses copos.

Para esses casos o copo descartável ainda é o mais indicado, mas é um absurdo que você demore um minuto para tomar qualquer coisa neste copo e ele fique por centenas de anos poluindo o planeta.

Já existe o copo descartável de uso único de plástico com ciclo de vida útil controlado, que em pouco tempo já terá se biodegradado, isto é, sumido da face da terra sem deixar vestígios, sem deixar um passivo ambiental para nossos filhos, netos, tatatatataranetos …

Com o objetivo de reduzir o tempo de degradação das embalagens plásticas, já está disponível e em uso, copos com aditivos oxi-biodegradáveis que, incorporados às resinas, enfraquecem as ligações do polímero antecipando a sua deterioração.

A degradação inicia-se no momento da extrusão e até 18 meses após a fabricação, contra 500 anos das embalagens convencionais. Essa característica se dá pela inclusão de uma pequena quantidade do aditivo especial chamado d2w®. Tal aditivo funciona através da quebra das ligações carbono-carbono no plástico, levando a uma diminuição do seu peso molecular e, por conseguinte, a uma perda de resistência e outras propriedades. Ao final, o produto estará decomposto em água, CO2, biomassa e outros elementos básicos, independente da presença ou não de luz e calor, não gerando metano ou resíduos nocivos ao meio ambiente.

Em contrapartida a essa ação de rápida degradação, estabilizadores são utilizados para garantir uma vida útil suficientemente longa para cada aplicação específica. Por exemplo, um saco de lixo pode exigir uma vida útil de 18 meses antes de perder resistência, ao passo que uma embalagem para pão demandará apenas algumas semanas. É importante ressaltar que a tecnologia d2w® é homologada junto á Anvisa e FDA (órgãos do Brasil e EUA, respectivamente, responsáveis por produtos em contato direto com alimentos).

O Copo Amigo da Natureza

A presença do aditivo d2w® reduz o tempo de degradação do copo oxi-biodegradável de 100 para apenas 3 anos, reduzindo de forma ainda mais intensa o impacto ambiental.

O Copo Amigo da Natureza pode ser reciclado normalmente e, caso não o seja, não irá afetar a natureza da mesma forma como faria um copo descartável comum. Além de ter o tempo de decomposição diminuído, será transformado em água, gás carbônico e biomassa.

Este produto já existe no Brasil.

Para maiores informações, entre em contato com a FUNVERDE pelo email funverde@funverde.org.br.

 

DSC05422

Este Post tem 4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top