skip to Main Content

Estudos científicos provam eficiência dos oxi-biodegradáveis

Revista Ecotur, janeiro de 2009

O mercado de embalagens biodegradáveis apresenta crescimento considerável no Brasil. O uso de sacolas de plástico que se decompõem com rapidez na natureza ganha cada vez mais adeptos.

O motivo para tal crescimento tem explicação: estudos e testes científicos que comprovam a eficiência das tecnologias e o apelo para produtos sustentáveis.

Entre essas tecnologias destaca-se a inglesa d2w, aditivo que tem a função de quebrar as moléculas do plástico convencional, reduzindo drasticamente o tempo de permanência da embalagem na natureza, sem causar qualquer impacto no ecossistema.

Para comprovar a eficácia desse produto, a Res Brasil (de Valinhos, São Paulo, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias em embalagens naturalmente degradáveis e única empresa a comercializar o aditivo no país) encomendou uma série de estudos e testes, que foram realizados por institutos de pesquisa, laboratórios, instituições ambientais, universidades e organizações nacionais e internacionais, entre elas a Unicamp, a Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) e a Ecosigma.

Entre os testes estão o de compostabilidade (que comprova que os plásticos d2w não prejudicam a qualidade do composto orgânico) e ecotoxidade (teste feito com plantas, microorganismos e minhocas).

Em todos os testes, o d2w foi aprovado. O Brasil está entre os mais de 60 países que usam essa tecnologia e três Estados já adotaram o uso obrigatório de sacolas plásticas biodegradáveis como lei: Maranhão, Espírito Santo e Goiás.

Mais de 170 indústrias do setor já utilizam o d2w no processo de fabricação. Segundo o presidente da Res Brasil, Eduardo Van Roost, o consumo maior do “plástico amigo” se concentra no varejo (supermercados e lojas), com 90% das vendas.

“Para se ter uma idéia do quanto a tecnologia é aceita no mercado, o aumento nas vendas em 2008 foi 10 vezes maior em comparação com 2007. Esse é o reflexo da consciência socioambiental das empresas, onde todos saem ganhando”, conclui.

O d2w é um conjunto de elementos químicos, abundantes no meio ambiente, que fragilizam as moléculas do plástico, tais como o Ferro e o Manganês. As embalagens são degradadas com o auxílio do Oxigênio e, por isso, levam o nome de oxibiodegradáveis.

Ele representa apenas 1% do total de materiais utilizados na produção. O aditivo mantém as mesmas características das sacolas, como brilho, resistência e leveza. Podem ser recicladas, reusadas e usadas na compostagem.

A FUNVERDE sempre defendeu o plástico oxi-biodegradável, desde que elegeu esta como a tecnologia para desplastificar o planeta e iniciou o projeto sacolas ecológicas em 2005 – oxi-biodegradáveis e retornáveis -, após um ano de pesquisa – iniciada em 2004 – porque o plástico oxi-biodegradável é seguro e eficaz, não tira emprego de ninguém, não sendo necessário trocar uma só máquina da fábrica de plástico convencional para iniciar a transição para este tipo de plástico de ciclo de vida curto.

É claro que já tínhamos os testes internacionais, mas fizemos questão de pedir os mesmos testes sendo feitos no país, porque aqui existe a máfia do plástico que é muito suja e mentirosa e poderia – como o fez – dizer que não tínhamos testes nacionais – eles adoram reinventar a roda, quando lhes interessa – mas não faz mal, a RES BRASIL, como empresa séria, competente e que confia em seu produto, nos atendeu e agora temos, além das dezenas de testes internacionais, 25 testes nacionais para afirmar que está mais do que na hora de aposentar o plástico eterno, na hora de partir para o plástico de ciclo de vida curto, que aproxima o ciclo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto contido nesta embalagem.

Este é o plástico que irá impedir que nossos descendentes caminhem em cima de montanhas de plástico, o plástico que já está mudando a cara do planeta, afinal, se é seguro e eficaz, porque fabricar um plástico que contamina o planeta por mais de 5 séculos ao invés de um plástico que em aproximadamente 18 meses já terá se degradado?

Qualquer fábrica em menos de um mês já está apta a produzir o plástico oxi-biodegradável.
Se você for fabricante de plástico convencional, está na hora de mudar ou então, em pouco tempo você ficará sem clientes, está crescendo o número de leis obrigando a utilização somente deste plástico em vários estados e cidades até chegar a hora da lei federal, então, o que você está esperando?

Entre em contato conosco para informações de como trazer sua fábrica de plástico para o Século XXI, porque este não é o plástico do futuro, é o plástico do presente, o plástico que está mudando o futuro do planeta.

This Post Has One Comment

  1. Bom dia , aqui somos uma empreza ( estudio grafico ) que personaliza sacolas entre outros produtos , estamos pesquizando o plastico biodegradadvel e chegamos a vcs , Quero pedir o favor de vcs me indicarem fornecedores deste material para que possamos estar pedindo amostras e posteriormente adquirirmos .
    No aguardo
    MOTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top