skip to Main Content

Lei das sacolas plásticas no ES oferece subsídios para o MA e GO

Revista Ecotur, janeiro de 2009

Os estados do Maranhão e Goiás já possuem lei que obriga o comércio a utlizar sacolas plásticas oxibiodegradáveis ou outras sacolas que não agridam o meio ambiente.

No Espírito Santo a lei já está em vigor e diversos estabelecimentos comerciais já estão substituindo as sacolas plásticas pela oxibiodegradável.

Com a invenção do plástico e seu uso intensivo a partir de 1970, alterou o costume dos consumidores. Antes as pessoas levavam sua sacola retornável para fazer compras, mas com o uso indiscriminado das sacolas plásticas pelo comércio, acabou por implantar um novo hábito na sociedade, deixando as antigas sacolas retornáveis para o tempo da vovó.

Ao comprar no Espírito Santo, observe a sacola que o comerciante irá lhe entregar e veja se contém a informação oxi-biodegradável.

Estas sacolas se degradam num tempo de aproximadamente 18 meses quando expostas a luz, calor e oxigênio. O resultado serão partículas cada vez menores, chegando ao final do processo sem resíduos nocivos ao meio ambiente, como afirmam os pesquisadores brasileiros doutores em oxi-biodegradação e biodegradação, como o Dr. Telmo Ojeda, professor e pesquisador especialista no Centro de Pesquisas e Desenvolvimentos Petroquímicos da Universidade Luterana do Brasil.

A deputada Luzia Toledo, autora do projeto de Lei aprovado pelos deputados capixabas e sancionado pelo Governador Paulo Hartung, convida você para fazer o teste da sacola oxi-biodegradável, colocando uma dessas sacolas em local que se possa ver e comprovar sua degradação, mesmo que de forma simples e caseira.

Com o aumento significativo de comerciantes que abraçaram a lei, o próximo passo será ampliar a lei para abranger todas as sacolas plásticas e plásticos que embalam produtos e alimentos, que tenham finalidade de proteção e transporte até o seu destino, quando são descartados no lixo ou aguardam a vez de virarem embalagem para o lixo caseiro e seu descarte para o meio ambiente.

Fale a verdade, esta deputada tem que ser aplaudida em pé, porque não é fácil,  peitou todos os petromafiosos e seus soldadinhos de plástico da plastimorte, inclusive durante a audiência pública armada por eles e fez a lei valer, livrando seu estado do plástico eterno.

Agora precisamos de mais uns 20 deputados com a seriedade da deputada Luzia, um em cada estado, para desplastificar de vez o Brasil.

O nosso próximo passo, agora que já existem mais de 170 fábricas de oxi-biodegradáveis, é iniciamente a substituição dos plásticos de FLV – frutas, legumes e verduras – sacos de açougue e padaria, que representam um volume maior do que as sacolas de supermercado e ao mesmo tempo incentivar a embalagem de produtos em plástico oxi-biodegradável diretamente da fábrica, visto que no país quase 90% dos municípios tem lixões a céu aberto e a reciclagem não chega a 1%.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top