skip to Main Content

Fiat e Inmetro criam motor movido a óleo vegetal

Em meio à busca de combustíveis alternativos no setor automobilístico, o grupo Fiat investe no desenvolvimento de um motor para máquinas agrícolas movido a óleo vegetal puro, que poderá ser produzido nas próprias unidades rurais. A substituição do diesel convencional no motor desenvolvido com o Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmetro) pode representar 30% de economia e chegar ao mercado no fim do ano que vem

O novo motor está em testes no câmpus do Inmetro, em Duque de Caxias (RJ), com a participação do grupo de engenharia automotiva da FPT Powertrain Technologies, a unidade que produz motores para o grupo Fiat no Brasil. A multinacional quer aumentar sua participação no mercado de máquinas agrícolas, especialmente as voltadas para pequenos agricultores.

O protótipo pode gerar um trator que dispensa a compra de combustível. O insumo poderá ser preparado pelo próprio agricultor com sementes oleaginosas, como soja e girassol. Segundo Romeu Daroda, coordenador do projeto no Inmetro, a produção caseira, livre de impostos, pode chegar a um custo final de R$ 0,70 por litro, cerca de 30% abaixo do biodiesel industrializado.

“Até hoje, tínhamos de estudar formas de converter o óleo vegetal em algo que se assemelhasse à aparência química dos combustíveis tradicionais e, assim, usar nos motores disponíveis na indústria. O que estamos fazendo é adaptar o motor ao combustível”, explica Daroda. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte – Agência Estado de 16 de junho de 2010

Foto –  Henri Bonell

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top