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Fisk investe R$ 1 milhão em fachadas e aposta em sustentabilidade

Unidades da rede de escolas de idiomas estão adotando painéis luminosos em LED

Desde 2008, o centro de idiomas Fisk vem investindo na aparência de suas unidades, com mudanças no logotipo e práticas sustentáveis, como a introdução de lâmpadas de LED no interior das escolas. Em julho deste ano, a rede experimentou adotar um painel luminoso em LED na área externa da unidade do Jabaquara, em São Paulo. O teste deu certo, e todas as 31 escolas próprias da Fisk já contam com o novo recurso. Ao todo, foi investido R$ 1 milhão na renovação das fachadas, desde sua elaboração até a implementação.

A tecnologia tem a vantagem de ser mais nova e sustentável. De acordo com a rede, o consumo de energia do painel com LED totaliza 17% do consumo do mesmo dispositivo com lâmpadas fluorescentes. Além disso, a alta qualidade luminosa atuou como uma eficiente alternativa de visibilidade nas unidades paulistanas, já que a Lei Cidade Limpa proíbe a poluição visual e limita o tamanho de letreiros e fachadas na cidade.

“Começamos a introduzir o painel luminoso em LED em nossas lojas próprias e divulgamos para os nossos franqueados os resultados positivos da nova adoção”, diz Fernanda Nasser, coordenadora do departamento de arquitetura da Fisk. Desde então, os franqueados vêm se mostrando interessados pela nova prática. “Vários deles já começaram a fazer orçamento”. A expectativa é que o recurso seja adotado por pelo menos 15% das unidades franqueadas.

Os painéis são produzidos por um fornecedor único, o Milênio Fachadas, localizado em Diadema (SP), com quem o valor já foi previamente negociado. De acordo com a coordenadora de arquitetura da rede, o painel custa a partir de R$ 4.000. “O valor pode ser alto, principalmente para os franqueados que estão começando. Mas acreditamos que se trata de uma opção que torna o estabelecimento mais atrativo.”

Além de aumentar a exposição da marca e atrair mais clientes, a Fisk vê o processo de atualização arquitetônica como mais uma forma de transmitir seus valores e ideais. “Procuramos identificar elementos que façam parte do universo do nosso público e traduzi-los no ambiente das unidades”, afirma Fernanda sobre a estratégia da rede, que teve um faturamento de R$ 700 milhões em 2010.

Fonte – PEGN

Troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes e depois por leds, monitores de computador com tecnologia led, são iniciativas que se forem adotadas por todas as empresas, farão com que não necessitemos construir mais usinas hidrelétricas, que destroem a biodiversidade – afogam a biodiversidade em suas águas – porque esta tecnologia economiza 97% de energia, em comparação com os exemplos anteriores.

Melhorar a eficácia dos produtos que necessitam de eletricidade, esta é a saída para impedirmos a construção de monstruosidades como belo monte.

Pequenas ações, quando somadas, mudam o destino da humanidade.

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