skip to Main Content

Justificativa sobre o excesso de posts sobre a possibilidade de um incinerador de lixo em Maringá

Perdão, leitor, pelo incômodo que estamos causando ao postar somente matérias de Maringá, onde se encontra a sede da FUNVERDE.

Sabemos que vocês, nossos leitores, se espalham pelo mundo e que a história da instalação do incinerador de lixo em nossa cidade aparentemente não tem nada a ver com vocês e está começando a ficar chato de se ler, muito repetitivo, sem novidade interessante.

Mas, contudo, porém e entretanto, a máfia da queima do lixo pode bater à porta do seu prefeito a qualquer momento e… o problema passará também a ser seu e de todos e quem sabe a nossa experiência pode ser usada por você para barrar a instalação deste empreendimento totalmente incompatível com a nova política de resíduos sólidos onde prega que primeiro não se deve gerar lixo, reduzir o volume do lixo, reusar o que puder e separar para reciclagem e compostagem tudo o que for compostável e reciclável, restando assim menos de 10% de rejeito.

Francamente, se livrar do lixo queimando é uma imbecilidade, ou melhor, um crime contra a humanidade, um roubo de recursos naturais que farão falta aos próximos habitantes do planeta.

Então, por favor, tenham um pouco de paciência porque esta guerra está quase ganha, estamos ganhando todas as batalhas e brevemente nosso prefeito esquecerá esta ideia estúpida e quem sabe, fará o que deveria ter feito quando foi eleito, da primeira vez, há mais de 7 anos, que é incentivar a separação do lixo, que é o mínimo que exigimos de quem colocamos no poder.

Utilize sempre os 5Rs antes de consumir, para diminuir geração de resíduos, que hoje já passa de 1 quilo / dia por pessoa no Brasil.

REPENSAR a nossa relação com o planeta e de como o nosso consumismo está afetando a viabilidade da continuação da raça humana e de todos os outros seres vivos, com o objetivo de nos tornarmos consumidores sustentáveis e diminuir a geração de lixo;

RECUSAR o que faz mal ao planeta e às pessoas, como no caso das sacolas plásticas e de tantas outras besteiras inventadas e também jamais adquirir produtos com embalagens que não possam ser recicladas ou com sobreembalagens;

REDUZIR nosso consumo somente para o necessário para que todos – inclusive os humanos que ainda não nasceram – tenham à sua disposição os recursos naturais, ar limpo, terra fértil e água potável para para viverem uma vida digna;

REUTILIZAR todas as  embalagens antes de separar para a reciclagem e finalmente,

RECICLAR, isto é, separar todo o material para a reciclagem e compostagem.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top