skip to Main Content

Lançamento da década das Nações Unidas para os desertos e a luta contra a desertificação

A desertificação, ameaça a subsistência de mais de um bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Essa degradação do solo em terras secas pode também levar ao rompimento de até 44% dos sistemas de cultivo de todo o mundo.

Estudos recentes indicam que terras secas não só somam até 41,3% das superfícies de terra, mas também são lar de 2.1 bilhões de pessoas, o que significa uma a cada três pessoas no mundo todo. Além disso, uma a cada três plantações cultivadas hoje tem suas origens em terras secas. Desertos também sustentam 50% do gado do mundo, são habitats ricos para animais selvagens e somam aproximadamente metade de todos os sistemas de cultivo.

A fim de promover ações para proteger os desertos do mundo de deteriorações e degradação, a ONU vai proclamar, no dia 16 de agosto de 2010, o período de 2010 a 2020 como a Década das Nações Unidas para os Desertos e a Luta contra a Desertificação (UNDDD, na sigla em inglês).

A Década sera lançada em Fortaleza, no Ceará – região onde prevalecem terras secas -, durante a abertura da Segunda Conferência Internacional: Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em regiões Semi-Áridas (ICID 2010).

O lançamento no Brasil será complementado por lançamentos regionais de setembro a novembro deste ano. Na África, o PNUMA, em parceria com o PNUD, vai promover um lançamento simultâneo e uma coletiva de imprensa em Nairóbi, também no dia 16 de agosto.

A década de eventos será promovida pelo secretariado da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD), em colaboração com o Departamento de Informação Pública (DPI) da sede da ONU em New York; o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA); o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (IFAD), além de outros órgãos da ONU.

Onde – [Brasil] Centro de Convenções do Ceará, Fortaleza / [Quênia] UNEP Press Room, UNEP, Nairobi

Quando – Segunda, 16 de agosto de 2010 (horário local: 10:00 Fortaleza, Brasil /11:30 Nairóbi, Quênia)

Fonte – PNUMA

Imagem – gardawind

Apesar de toda esta informação ser conhecida há muito tempo, ainda existem os mafiosos, humanos gananciosos que estão utilizando toda a terra fértil e, não podemos esquecer de mencionar, usando também a água limpa, recursos naturais cada vez mais escassos, para plantar comida e transformar esta comida não em alimento para a humanidade faminta, mas para transformar em combustível e, pasmem, em sacola plástica de uso único – tanto a sacola plástica de amido que é feita de batata, mandioca, milho, quanto a sacola plástica do pseudo plástico verde, feita de álcool, que além de usar terra fértil e água limpa na sua produção, ainda dura os mesmos 500 anos, o mesmo tempo que o plástico convencional demora para sumir da face da terra.

Esses empresários desprezíveis, esses mafiosos, querem consumir toda a terra e a água em sua geração, esquecendo que a existência da nossa geração e de cada geração é transitória, que depois de nós ainda haverão muitas gerações que necessitarão dos recursos naturais do planeta para a sua sobrevivência.

O imediatismo e a ganância destes bandidos está colocando em risco a vida dos humanos do futuro, que necessitarão da terra descansanda e fértil para o cultivo do seu alimento, de água limpa para matar sua sede, do ar limpo para respirar e dos recursos naturais que são explorados desnecessariamente por causa da falta de reciclagem, para construírem telefones, computadores, carros …

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top