skip to Main Content

Lavasecco conquista prêmio de responsabilidade social e sustentabilidade no varejo da Fundação Getúlio Vargas

É o segundo prêmio que a rede de lavanderia recebe este ano por seu Projeto Atitude Eco Lavasecco

A Lavasecco, rede de lavanderia premium com 11 lojas no país, está comemorando a conquista do Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, concedido pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, através do GVcev – Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). Foi a quinta edição do prêmio e a Lavasecco conquistou o primeiro lugar na categoria Pequenas Empresas com o seu projeto Atitude Eco Lavasecco, que engloba ações da rede de lavanderia voltadas para a sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente. Foram escolhidos pela FGV projetos que fazem a diferença para tornar as empresas, a sociedade e o planeta mais sustentáveis.

Entre as ações do projeto Atitude Eco Lavasecco estão o uso de Cabides Ecológicos em substituição aos cabides de arame/plástico, criação da Sacola Ecológica para seus clientes, redução na utilização de embalagens plásticas – colocando mais de uma peça em cada plástico sem interferir na qualidade -, além da presença em todas as suas unidades do dispositivo Airclean – que filtra e renegera os vapores do solvente usado nas máquinas, tornando o ambiente na lavanderia mais puro e saudável.

Com a Atitude Eco Lavasecco, a empresa cuida das roupas dos clientes sem descuidar do planeta, apoiando o consumo consciente. A rede está, assim, em sintonia com o pensamento 3’Rs: REDUZIR o consumo de embalagens dispensáveis; REUTILIZAR tudo o que for possível; e RECICLAR todo o material que não possa ser reutilizado e que pode ser reciclado.

Este foi o segundo prêmio conquistado agora em 2010 pela Lavasecco com seu projeto Atitude Eco. Em maio deste ano, a rede de lavanderia comemorou o primeiro lugar na categoria Franqueador Pleno do 4º Prêmio ABF-Afras Destaque Responsabilidade Social, promovido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e seu braço de responsabilidade social, a Associação Franquia Sustentável (Afras), reconhecendo o projeto da Lavasecco como uma das ações mais destacadas em responsabilidade social mantidas por franqueadores e franqueados.

O Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo da FGV foi entregue nesta quinta-feira, dia 28 de outubro, durante a realização do 8º Seminário de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, realizado no Auditório da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo (SP). Além da categoria Pequena Empresa, vencida pela Lavasecco, foram premiadas as categorias Microempresa, Média Empresa, Grande Empresa, Shopping Center e Entidade Varejista.

“Para nós, o prêmio tem um valor mais que especial, pelo reconhecimento ao Atitude Eco Lavasecco, que concorreu juntamente com projetos de extrema visibilidade e empresas de destaque e com toda a credibilidade da FGV. Nossa segunda conquista este ano, mostrando a importância de nos voltarmos para a preservação do planeta, com um dia-a-dia mais sustentável. Hoje, nossos clientes já reconhecem a Lavasecco como uma empresa “verde”, preocupada com as questões do meio ambiente”, comemora Maria Alzira Linares, diretora executiva da Lavasecco.

Um pouco da Atitude Eco Lavasecco

A rede Lavasecco inovou este ano ao substituir os cabides de arame/plástico – que não são produzidos a partir de matérias-primas recicladas – por cabides ecológicos – reciclados e recicláveis. Quem deixa suas roupas em uma das unidades Lavasecco, as recebe de volta em cabides que não agridem o meio ambiente. Os cabides ecológicos trazem impressas informações da “Atitude Eco Lavasecco”, destacando o uso da sacola ecológica e, também, lembrando aos clientes a comodidade em contar com o Delivery – gratuito na área de abrangência de cada loja.

As sacolas ecológicas, aliás, foram criadas para incentivar o cliente a usar sacolas retornáveis em seu dia-a-dia, nas suas diferentes atividades, inclusive para levar e retirar roupas na lavanderia. Assim, na Lavasecco, o cliente que lavar 10 peças de uma única vez, ou seja, registradas em um mesmo ticket, ganha uma sacola ecológica – a exceção fica por conta do cliente que possui o Cartão Speciale, que não precisa trazer as 10 peças de uma única vez. O consumidor, ao utilizar uma sacola retornável, economiza aproximadamente 500 sacolas plásticas por ano. A sacola ecológica da Lavasecco é fabricada com tecido feito de garrafas pet 100% recicladas, com a logomarca da campanha.

Já no que diz respeito à redução do uso de embalagens plásticas, a rede iniciou uma campanha para embalar mais de uma peça de roupa no mesmo plástico, sempre com a concordância do cliente e sem prejuízo da qualidade do serviço entregue ao consumidor. E, com essa campanha, conseguiu reduzir a utilização de embalagens plásticas em 10 a 15%.

A Lavasecco conta com 11 lojas no país e traz um conceito premium para o setor, totalmente voltado para a qualidade do serviço e do atendimento. São cinco unidades na Capital Paulista – nos bairros da Aclimação, Paraiso, Vila Nova Conceição, Tatuapé e no Shopping Cidade Jardim; quatro em Alphaville (SP), uma na Granja Viana (SP) e uma em Florianópolis (SC).

A FUNVERDE participou da banca que julgou o prêmio de sustentabilidade no varejo da FGV.

É animador ver tantas empresas preocupadas em diminuir o impacto causado pelas suas atividades.

Este foi um dos projetos que mais gostamos, pois uma lavanderia gera muitos resíduos.

Só o fato de por mês, 40 mil cabides de arame ou plástico deixarem de ser utilizados, já é um passo importante na diminuição dos resíduos gerados pela Lavasecco.

Além disso, ele aparesentaram mais novidades como, sacolas retornáveis, sacos feitos com plástico com ciclo de vida útil programado, usar o mesmo cabide e o mesmo plástico plástico para embalar várias roupas … fazendo as contas, chegamos no final do ano com uma empresa ecologicamente responsável e gerando menos lixo para nossos descendentes limparem.

É fácil mudar o mundo, cada cidadão, cada empresa, cada um fazendo sua parte, dimuindo o passivo que gera, adequando embalagens para produtos menos poluidores, retirando embalagens desnecessárias, otimizando o uso de água e eletricidade … pequenas atitudes, mas que se forem tomadas por todos, mudarão o mundo.

Parabéns à diretoria da Lavasecco, uma empresa que merece todo o nosso apoio e divulgação, pois é uma empresa em sintonia com o Século XXI.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top