skip to Main Content

Leitor de Portugal se irrita com a plastivida e o xico

Dice Productions

Do outro lado do oceano, tem mais gente revoltada  com o descaramento do xico das esmeraldas, que tenta a todo custo deixar o planeta coberto de plástico e ainda inventa um monte de mentiras para justificar sua defesa do plástico eterno.

Ontem recebemos uma mensagem comentando o post olhe o xico aí de novo tentando destruir o planeta.

Como é um comentário técnico, muito bem fundamentado, resolvemos postar.

È uma pena a Plastivida continuar com este tipo de afirmações! Com todo o devido respeito Sr. Engº Francisco de Assis Esmeraldo, antes de fazer afirmações tão negativas em relação aos oxo-biodegradáveis, uma pessoa tem de ter a certeza do que escreve e diz.

1 – A denominação oxo-biodegradável é uma denominação aceite pela comunidade científica internacional. Este processo de degradação é feito em duas fases a primeira sendo a oxidação e fragmentação das cadeias moleculares, a segunda sendo a biodegradação. CEN TC 249

2 – Vários estudos internacionais comprovam a biodegradabilidade dos plásticos oxo-biodegradáveis. Tudo que é escrito e publicado sobre a tecnologia, pode ser comprovado.

3 – Qual é a verdadeira questão em relação aos plásticos, todas a propriedades que conhecemos, que fazem do plástico um material insubstituível, podem fazer que o plástico seja um problema quando deixado ao abandono na natureza. Toda gente sabe que a médio e longo prazo um plástico tradicional pela acção térmica e sobre o efeito dos raios ultra violetas vai se fragmentar e degradar, a tecnologia oxo permite a este plástico de se degradar num tempo muito mais curto, com a vantagem que os fragmentos vão se transformar em H2O, CO2, e biomassa celular. A tecnologia oxo só vem minimizar o impacto negativo do plástico abandonado.

4 – A reciclagem. Um plástico aditivado com a tecnologia oxo pode ser reciclado, sem risco de contaminar o material reciclado.

5 – O senhor Engº faz referência a normas de biodegradabilidade internacionais. Se existe uma norma de biodegradabilidade gostaria de saber qual é. Que eu saiba não existe nenhuma norma de biodegradabilidade, existem sim normas para medir as emissões de CO2 o consumo de Oxigeno durante a biodegradação em função do meio ambiente: Ar e água; por exemplo: ISO 14855, ISO 14853, ISO 14852.

É preciso não confundir Biodegradabilidade e Compostabilidade são duas noções totalmente diferentes. Um material para ser considerado como compostável tem de cumprir com normas: Na Europa EN 13432, nos Estados Unidos ASTM 6400, a biodegradabilidade utilizando a ISO 14855 sendo um dos critérios que um material tem de cumprir para poder responder a norma. Um ponto importante as normas ASTM 6400 e a EN 13432 são normas de compostagem industrial, não sendo uma garantia de biodegradabilidade para um material deixado na natureza, por exemplo o PLA que responde as normas, deixado na natureza não se vai biodegradar.

A biodegradabilidade de um material não é definida pela sua origem mas sim pela sua estrutura química. Um plástico oxo não é a partida biodegradável, mas com o tempo, a exposição solar, o calor torna-se biodegradável. E é esta propriedade que faz do oxo uma tecnologia excepcional. O plástico durante a sua vida útil mantém todas as suas propriedades físicas e mecânicas quando abandonado e em presença do oxigeno desaparecer para se torna água, CO” e Biomassa celular.

6 – Senhor Engº. Se vê o oxo como uma ameaça está no caminho errado, o oxo traz uma mais valia ao plástico; a de ser biodegradável. Um plástico oxo não é mais que um plástico tradicional ao qual foi adicionado uma nova funcionalidade, tudo que for dito de forma negativa sobre os oxos também será valido para o plástico tradicional.

Cumprimentos,

Thibaut Demoustier

Vixi, xico, agora ficou feio para você.

Shame on you.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top