skip to Main Content

Lixo vindo da Alemanha é encontrado em porto no RS

Uma carga de 22 toneladas de lixo embarcada na Alemanha foi interceptada pela Receita Federal no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, em 3 de agosto. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) o contêiner, que deveria trazer plástico para reciclagem, trazia lixo doméstico.

Entre os materiais encontrados, ainda segundo o Ibama, havia embalagens de produtos de limpeza, fraldas descartáveis e resíduos contaminados. Segundo o Instituto, só é permitida a importação de resíduos de origem industrial, sem matéria orgânica, para evitar contaminação.

A transportadora responsável pela carga foi multada pelo Ibama em R$ 1,5 milhão. A empresa importadora, com sede em Esteio (RS), também recebeu multa, no valor de R$ 400 mil.

O Ibama enviou, na segunda-feira (16), uma notificação à transportadora, que tem dez dias após o recebimento do documento para levar a carga novamente para a Alemanha. Até as 13h desta terça-feira (17), a transportadora não havia confirmado o recebimento da notificação.

Fonte – G1 de 17 de agosto de 2010

Imagem – G1

Ô gente que pega no pé da máfia do plástico! Afinal, ah … é para a Plastimorte reciclar … será que ninguém entende os meninos travessos? Ué … não tem plástico compostável de comida da BASF?

Agora falando sério, com uma taxa de reciclagem de menos de 1% no país, tem que se proibir a importação de qualquer material para a reciclagem, temos que incentivar a reciclagem no país. Enquanto os outros países se livram do lixo deles, nós jogamos nosso material reciclável em lixões uns poucos aterros no país.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top