skip to Main Content

Maringá, PR – Reunião irá debater fim das sacolas de uso único

Além do vereador Humberto Henrique, a reunião teve a participação da ONG Funverde, da ACIM e da Apras

Uma reunião realizada na manhã de hoje definiu um cronograma para votação do Projeto de Lei de autoria do vereador Humberto Henrique (PT) que estimula o uso das sacolas ecológicas em substituição das tradicionais sacolinhas plásticas distribuídas nos supermercados.

Pelo projeto, os estabelecimentos comerciais da cidade ficarão obrigados a oferecer aos consumidores alternativas como sacolas retornáveis e caixas de papelão. Ao mesmo tempo ficará proibida a distribuição gratuita das sacolinhas.

“Essa proposta está em discussão desde o ano passado. Agora vamos realizar uma reunião pública no começo do mês de abril para debater o projeto com toda a população e também para apresentar informações sobre os impactos que o uso indiscriminado das sacolas plásticas causa ao meio ambiente”, explica Humberto.

Segundo estimativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o Brasil consome 33 milhões de sacolas por dia, 1 bilhão por mês, 12 bilhões por ano. Em contato com a natureza esse material provoca diversos danos ambientais como a impermeabilização do solo e de aterros e lixões, a obstrução de pontos de drenagem de chuvas, poluição nas cidades, florestas e oceanos e até a morte de animais.

Gelinton Batista / Assessoria de Imprensa do Vereador Humberto Henrique

A FUNVERDE apresentou o projeto de lei para o vereador Humberto Henrique em 15 de setembro de 2010 após várias reuniões anteriores, em que apresentamos para o vereador os motivos para se aprovar a lei para banir as sacolas de uso único na cidade.

O vereador também acompanhou a FUNVERDE ao fórum de embalagens plásticas em Piracicaba, SP, em 19 de março de 2010, evento este que a FUNVERDE ajudou a organizar. Neste evento que a FUNVERDE já postou anteriormente, pesquisadores, políticos, consumidores foram esclarecidos da importância da lei das sacolas proposta pelo Capitão Gomes e aprovada pela Câmara Municipal de Piracicaba que regula a utilização das sacolas plásticas de uso único.

De setembro até novembro, a FUNVERDE e o Vereador Humberto Henrique fizeram várias reuniões com a associação de supermercadistas de Maringá e Região e com várias redes de supermercados, para pedir apoio a esta lei, que sozinha, acaba com 10% de todo o lixo gerado diariamente em qualquer cidade, que é o que representam as sacolas de uso único.

Chegou o final do ano, um novo ano começou e agora está na hora de aprovar a lei. Mas, antes disso, faremos esta reunião com a população para esclarecer a importância desta lei para limpar nossa cidade.

Só uma correção, o Brasil usa e descarta anualmente muito mais de 20 bilhões de sacolas de uso único nas ruas, bueiros, fundos de vale, rios, lixões a céu aberto …

This Post Has One Comment

  1. Por que vocês não fazem uma visita ao Atacadão, ele aboliram as sacolas plasticas já faz um bom tempo e a freguesia deles continuam indo lá é um sinal de que aceitaram a decisão do atacadão. Quem sabe entrevistas com alguns dos clientes indo a publico convença a população da importância da abolição da sacola plástica. Nada melhor do que um bom exemplo para incentivar não é mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top