skip to Main Content

Novo promotor de meio ambiente de Maringá fala sobre os problemas ambientais da cidade

Mudanças em postos do Ministério Público do Estado (MPE), no início deste ano, levaram o promotor José Lafaieti Barbosa Tourinho para 13ª Promotoria do Meio Ambiente, Fundações e 3º Setor, que tem um espectro de atuação que engloba as mais diversas reclamações, tais como: poluição de recursos hídricos, preservação de fundos de vale, instalação de galerias pluviais, barulho dos bares, maus tratos a animais, parque e bosques fechados.

No jargão popular: “um pepino”. Lafaieti, como é chamado pelos colegas de trabalho, terá pela frente questões das mais delicadas, como a destinação correta do lixo. Em Maringá, o problema aguarda solução há décadas e desde 2000 uma ação civil pública cobra do município o fim do uso do lixão. Lafaieti garante que o MP não desistiu da causa, como também não se esqueceu de que o órgão pediu que a Sanepar devolva, em dobro, o valor cobrado dos consumidores pelo tratamento de esgoto.

Talvez não tão complexo, mas não menos importante, está o impasse dos parques e bosques da cidade, que seguem fechados e sem previsão de abertura. Aos 39 anos, Lafaieti assumiu o posto há exatamente um mês e, embora não lhe falte experiência, diz que precisa de tempo para ficar a par de tamanha demanda.

Maringaense nato e graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), ingressou no MP em 1995, atuando primeiramente nas pequenas Icaraíma e Terra Rica. Passou por Campo Mourão e Londrina – onde foi promotor titular do Tribunal do Júri – antes de retornar a Maringá, em 2003. Além das áreas criminal, meio ambiente e terceiro setor, tem em seu currículo Defesa do Consumidor, Idoso e Patrimônio Público.

“Dá para conciliar meio ambiente com atividade produtiva, mas a preocupação de grande parte dos promotores da área é que haja retrocesso em matéria ambiental’’

“Quanto ao Parque do Ingá, a promotoria executou a prefeitura, que questionou essa execução. Para usar uma linguagem clara, a questão está na Justiça’’

O Diário – O Parque do Ingá está fechado há mais de dois anos. Outros bosques da cidade, como o Horto Florestal, há bem mais tempo. O MP tem acompanhado a questão?

Lafaiete Tourinho – O MP tem acompanhado os processos que estão em andamento. Com relação à questão do Horto, o MP tem acompanhado a ação civil pública de 2003, que está em trâmite perante a 4ª Vara Cível, e entende que há obrigação solidária da Companhia Melhoramentos [Norte do Paraná, que planejou a cidade] e do município em fazer sanar as irregularidades. Vamos cobrar do poder público e da companhia um plano de manejo adequado para o Horto Florestal. Quanto ao Parque do Ingá, houve um termo de ajustamento de conduta e, como teve descumprimento, o MP executou a prefeitura, que questionou essa execução. Para usar uma linguagem clara, a questão está na Justiça. Todos nós temos essa expectativa [de reabertura do parque].

O Diário – Uma constante nos fundos de vale é o acumulo de lixo, que vai desde resíduos do uso de crack até descarte de sofás. De quem é a responsabilidade pela preservação desses locais? É só da prefeitura?

Lafaiete Tourinho – Não. A Constituição diz que o meio ambiente equilibrado é responsabilidade do poder público e da coletividade, ou seja, a sociedade também tem responsabilidade. Num primeiro momento, o proprietário do terreno é acionado pelo MP. Áreas de preservação permanente não podem ser degradadas, seja pela supressão da mata ciliar, seja pela poluição com qualquer tipo de resíduo. Em situações de flagrante, a pessoa está sujeita a prisão, mas, dependendo da gravidade, a pena pode ser revertida em prestação de serviços à comunidade.

O Diário – Ambientalistas da cidade denunciam que a Sanepar tem cobrado pelo tratamento de esgoto que não estaria sendo feito. Esse assunto já chegou à sua mesa?

Lafaiete Tourinho – A ação civil pública contra a Sanepar, proposta no final do ano passado e que está tramitando, aponta para essa irregularidade. Após análise dos laudos apresentados pela Sanepar, verificou-se a ineficiência das Estações de Tratamento de Esgoto, as ETEs, Mandacaru (1) e Alvorada (3) com relação à contaminação. A ação visa a obrigar a Sanepar a dar tratamento adequado do esgoto nessas estações. A ação também pede a condenação da empresa no sentido de fazer a descontaminação do Rio Pirapó, isso tudo embasado em laudos técnicos e sob combinação de multa diária se não cumprir.

O Diário – E quanto à cobrança pelo serviço?

Lafaiete Tourinho – Aí entra a Promotoria de Defesa do Consumidor, que pede [na mesma ação civil pública] a condenação da Sanepar na cessação de toda a qualquer cobrança do serviço de esgoto dos consumidores até que seja dado destino final adequado às águas lançadas no Rio Pirapó, prestando assim, efetivamente, o serviço de esgoto. Pede ainda a condenação da Sanepar à devolução a cada um dos consumidores, em dobro, dos valores percebidos a título de remuneração dos serviços de tratamento de esgoto. Parte-se do pressuposto de que o serviço não foi prestado.

O Diário – Outro problema grave é o lixo. Quase todos os municípios da região têm problemas com lixão a céu aberto. O que aconteceu, o MP desistiu de tentar resolver a questão do lixo?

Lafaiete Tourinho – Não desistiu, mas a questão do lixo é das mais complexas. O que temos em Maringá é uma sentença favorável ao MP em ação civil pública proposta perante a 2ª Vara Cível. A sentença manda que o município não despeje o lixo no antigo lixão, que recupere aquela área, que proceda a aterro sanitário e que faça um plano para as pessoas que vivem do lixo. Essa ação civil pública é 2000 e você vê que passou muito tempo. Nossa postura, assumindo agora a Promotoria do Meio Ambiente, é de fazer cumprir a sentença. O problema não é exclusivo desta administração, vem de décadas, mas a questão do lixo já poderia estar mais adiantada.

O Diário – O Código Florestal tem sido amplamente discutido no Congresso Nacional. O senhor vê com bons olhos as propostas que estão sendo discutidas?

Lafaiete Tourinho – Essa questão entre os interesses da agricultura de um lado e do meio ambiente de outro é polêmica e conflitante. A gente espera que, a pretexto de defender a economia da agricultura familiar, não se use esse argumento para privilegiar o latifúndio e prejudicar o meio ambiente. Essa discussão gira em torno da área da preservação permanente. É preciso ter em mente que é possível conciliar meio ambiente com atividade produtiva, mas a preocupação de grande parte dos promotores da área é que haja retrocesso em matéria ambiental.

O Diário – Qual sua opinião sobre a exigência do uso de sacolas biodegradáveis nos supermercados?

Lafaiete Tourinho – Essa é uma tendência irreversível, mas alguns estabelecimentos estão indo além, privilegiando quem leva de casa a sacola retornável. Há um conceito, previsto em lei, de “poluidor-pagador” e “protetor-recebedor”, premiando quem protege o meio ambiente com bônus. Já se cogita cobrar pela sacola plástica e de dar desconto para quem usa sacola retornável. Creio que a população vai entender que a questão ambiental exige isso.

O Diário – A sugestão de “Cidade Verde” como cognome oficial foi motivo de debate na Câmara Municipal. Maringá tem cuidado bem de suas áreas verdes para merecer esse rótulo?

Lafaiete Tourinho – No tempo do doutor Ilecir [Heckert, que antecedeu Tourinho na função] foi enviado um ofício à Câmara Municipal recomendando a edição de uma legislação municipal sobre um plano de gerenciamento das árvores. A informação é de que foi criada uma comissão para tratar do assunto, mas o MP ainda não tem notícia de algo de concreto a respeito.

O Diário – Há muita diferença entre a atuação na promotoria criminal e nas demais promotorias, como a do meio ambiente?

Lafaiete Tourinho – Em uma promotoria na vara criminal, o Ministério Público trabalha mais com os processos, com muitas audiências no dia a dia, enquanto nas promotorias especializadas, como a do Meio Ambiente, o promotor tem os processos administrativos e um envolvimento maior com a coletividade. Numa vara criminal, você vai pegar uma variedade muito grande de crimes, como contra a vida e o patrimônio.

O Diário – Quando foi promotor na área criminal, o sr. chegou a sofrer algum tipo de ameaça?

Lafaiete Tourinho – Nunca tive problema.

O Diário – O número de promotores e funcionários do MP é o suficiente para atender a crescente demanda?

Lafaiete Tourinho – Com a Constituição de 1988, o MP recebeu várias atribuições e com as novas legislações que sucedem, como o Código de Defesa do Consumidor, o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Improbidade Administrativa; a demanda aumentou. São várias novas tarefas e a comunidade cobra um papel cada vez mais ativo do MP, só que a estrutura da promotoria mereceria um melhor aparelhamento.

O Diário – Qual seria a principal reivindicação?

Lafaiete Tourinho – Temos hoje em Maringá 19 promotores de Justiça, todos bastante atuantes. Porém, ainda não temos, por exemplo, a figura do substituto em Maringá como tem o juiz. Essa é uma das grandes carências que temos. Em época de férias pode ocorrer um acúmulo de processos.

O Diário – Uma nota de zero a dez para Maringá na preservação do meio ambiente?

Lafaiete Tourinho – É muito subjetivo atribuir uma nota. A avaliação é que temos muito o que fazer ainda, porque a demanda na Promotoria do Meio Ambiente é grande

Fonte – Luiz Fernando Cardoso, O Diário do Norte do Paraná de 15 de maio de 2011

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top