skip to Main Content

Pode ser? Não, pepsi, não pode ser, não!!!

Pepsi anuncia garrafa de origem 100% vegetal

A empresa PepsiCo anunciou o desenvolvimento da “primeira garrafa de plástico PET feita inteiramente de matérias-primas totalmente renováveis, à base de plantas.”

Segundo nota divulgada pela empresa, a garrafa “verde” é 100% reciclável e “supera largamente as tecnologias disponíveis na indústria”.

A empresa não divulga informações ou artigos científicos fundamentando a descoberta, citando apenas que o avanço inclui “uma combinação de processos biológicos e químicos”.

Esses processos biotecnológicos criam uma estrutura molecular que é idêntica à do PET (polietileno tereftalato) – um plástico à base de petróleo.

A matéria-prima utilizada é a biomassa de milho, pinus e de uma gramínea conhecida como switch grass.

Cultivando garrafas

As técnicas de processamento da biomassa permitem a fabricação de uma “garrafa vegetal” virtualmente indistinguível da garrafa PET normal e com igual capacidade de proteção dos líquidos.

A empresa afirma que as pesquisas prosseguem para a inclusão de outros vegetais na produção da garrafa ecologicamente correta, incluindo cascas de laranja, batata e aveia.

As primeiras garrafas à base de plantas começarão a ser produzidas em escala piloto em 2012. Se os testes forem bem-sucedidos, a empresa planeja passar diretamente à produção em escala comercial.

Mais um exemplo de visão estreita, de roubar terra fértil e água potável da humanidade para plantar alimentos e depois transformar em um produto que será consumido em poucos minutos.

Está com fome? Sirva-se, coma uma garrafa de pepsi … se conseguir.

Será que nossos mais longínquos descendentes, ao se depararem com falta de terra fértil para plantar o alimento, de água potável para matar a sede, impossibilitando a existência de vida no planeta, irão nos perdoar o roubo de recursos naturais para fabricar inutilidades?

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top