skip to Main Content

O que fazer com os pneus usados em Maringá

Manky Maxblack

O Paraná dá um grande passo para eliminar um dos principais focos da dengue – os pneus inservíveis

Numa ação conjunta entre SEMA, IAP e Ministério Público foram tomadas algumas atitudes em relação ao descaso das Indústrias Pneumáticas com os pneus inservíveis gerados no Paraná e oriundos de outros Estados da Federação e/ou outros países.

Data da multa 25 de novembro de 2008

Autuação R$ 20 milhões de reais – 2 milhões/cada fabricante + prestadora de serviço

Total da autuação 20 milhões de reais

 

1 – PIRELLI
2 – YOKOHAMA
3- MICHELIN/BF GOODRICH
4 – BRIDGESTONE-FIRESTONE
5 – CONTINENTAL
6 – GOODYEAR
7 – BS COLWAY
8 – RINALDI
9 – LEVORIN
10 – RECICLANIP Prestadora de serviço para ANIP (Associação Nacional Indústria Pneumática)

disneymike

No dia 28 de novembro tivemos uma reunião muito interessante com um pássaro verde do governo do Paraná que está fazendo um trabalho fabuloso na limpeza de todos os tipos de resíduos do estado.

Ficamos sabendo de fatos que talvez você não saiba, mas agora que sabe, por favor, faça sua parte, que já diremos qual será.

Quase todos os prefeitos do Paraná firmaram convênio com essa reciclanip – Associação Nacional Indústria Pneumática – para os municípios limparem a sujeira das indústrias pneumáticas, exceto Londrina, cujo ministério público avisou se ele assinassem o convênio, caracterizaria improbidade, mas os outros prefeitos, mesmo sabendo desta possibilidade, inclusive o nosso prefeito de Maringá assinou este convênio com a reciclanip, que é paga para fazer este serviço de coleta pela indústria e transferiu a responsabilidade para os municípios, assim é fácil, eu arranjo um emprego e ganho o salário e contrato um escravo para trabalhar por mim.

Como funciona o convênio, o município arranja ou aluga um barracão, disponibiliza funcionários, transporta os pneus de borracharias ou paga o chapa – carroceiro ou sei lá o que – e cuida desse barracão para limpar a sujeira das BS Colway da vida, isto é, nós consumidores pagadores da maior carga tributária do mundo ainda estamos pagando para limpar a caca da indústria dos pneus. Isso é brincar com o dinheiro alheio, quem deu a autorização a esses prefeitos para eles usarem nosso dinheiro com essa brincadeira?

A prefeitura de Londrina não assinou o convênio e quem faz o recolhimento é a reciclanip – é paga para isso pela indústria dos pneus – e faz o recolhimento 3 vezes por semana, lá está tudo certo.

A prefeitura de Foz do Iguaçu quebrou o convênio e está multando em 10 mil Reais por dia a reciclanip até ela recolher todos os pneus.

A prefeitura de Maringá não está agindo, e como a terceira maior cidade do estado tem que dar o exemplo. Para quem quiser ver, o barracão de Maringá fica no aeroporto velho e até o teto desabou, imagine como não está o berçário de dengue.

Lemos ontem no site do rigon a seguinte nota “Parte da região Sul de Maringá foi tomada de pneus. Jogaram pneus em várias ruas e fundos de vale.” http://angelorigon.blogspot.com/2008/12/crime-ambiental.html

Qual a solução para isso? A prefeitura agir, usar os fiscais para fotografar cada pneu de cada marca e para cada pneu descartado em local impróprio vale uma multa de 10 mil Reais para a indústria e outra para a reciclanip e também a prefeitura tem que iniciar a multa de 10 mil Reais diários para essa reciclanip.

Se você observar algum pneu jogado em local impróprio, fotografe, chame o Paulino – IAP – ou o Tenente Ribeiro – Polícia Ambiental, desconte sua raiva na indústria de pneus.

O nosso grande problema é que o secretário de meio ambiente vem sempr com a mesma história, de que a prefeitura só tem 8 fiscais, pois que contratem mais fiscais oras, num universo de mais de 7 mil funcionários dentro na prefeitura, impossível que não possam deslocar alguns funcionários de outros setores para a fiscalização.

Se temos 300 mil habitantes, temos que ter 300 fiscais, o que dá 1 fiscal para cada 10 mil habitantes, o suficiente para que as pessoas tenham medo de fazer a coisa errada.

Temos que parar também com esta história de fiscal para cada área, fiscal da saúde, fiscal de alvará e sei lá mais o que diabo, isso tem que ser unificado, o sujeito vai ver um foco de dengue e já encontra alguma coisa irregular na parte de meio ambiente ou alguém que está desperdiçando água ou não recolhendo o cocô do totó ou jogar lixo na rua ou ainda estacionado em local irregular  ele multa tudo de uma só vez.

Isso é aplicar bem o dinheiro de nossos impostos e não ficar dando a desculpa de que a prefeitura não tem fiscal.

Credo, será que é tão difícil fazer nossa cidade andar? Dinheiro a cidade tem, funcionários sobrando – é só ir em dia de chuva na prefeitura, não tem cadeira para todos – também tem saindo pelo ladrão, só falta contratar mais técnicos e menos políticos para os cargos para que as coisas funcionem, gente que pensa, vamos usar os nerds e geeks, eles foram feitos para resolver os problemas e não fazer dos cargos das prefeituras cabides de emprego para os cabos eleitorais, para os que financiaram e para os aliados que perderam a eleição.

Passáro verde, desculpe a demora em postar a notícia, mas agora as coisas estão acontecendo, não sei qual a jogada, mas se começaram a aparecer pneus em todos os lugares, alguma coisa deve estar acontecendo. Iremos nos informar das novidades e postaremos. 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top