skip to Main Content

Onde vai o lixo, então? Como acondicionar lixo sem sacola de mercado?

Onde vai o lixo, então? A pergunta recorrente de milhares de brasileiros que utilizam as sacolas para acondicionar seu lixo não tem uma só resposta.

– A solução não é mágica, apenas buscamos o menor impacto – diz Fernanda Daltro, coordenadora técnica da área de consumo sustentável do Ministério do Meio Ambiente.

Entre as alternativas propostas pelo ministério em sua campanha Saco é um Saco, está o uso de sacos de lixo feitos com plástico reciclado, os de cor preta, vendidos nos supermercados. Diferente das sacolas convencionais, feitas a partir de plástico virgem, os sacos de lixo reaproveitam material. Ao comprá-los, o consumidor estimula a reciclagem.

Outra ideia é utilizar sacos feitos de bioplástico, como os da Biomater ou os da Basf, vendidos no Carrefour. O bioplástico é diferente do plástico oxibiodegradável, já que se decompõe como a matéria orgânica, em vez de apenas se dividir em pedaços menores. Ainda assim, o plástico compostável chega lentamente aos grandes supermercados e com um custo maior que o convencional, em torno de R$ 0,30 a unidade.

Fonte – ClickRBS de  05 de julho de 2010

Imagem –  David R Munson

Para variar, o MMA – Ministério do Meio Ambiente está falando besteira! Onde estão os técnicos competentes de lá? Como é que o MMA – fernandinha – se posiciona a favor do plástico feito de comida para acondicionar lixo? É o mesmo que jogar comida no lixo e matar de fome bilhões de pessoas. Genocídio!

Explicamos, o plástico biodegradável é feito de comida, isto é, batata, arroz, mandioca, milho e qualquer planta que contenha amido. Você usa terra fértil, água limpa para plantar comida e ao invés de direcionar esta comida à humanidade cada vez mais faminta, você faz sacos de lixo. Ó céus, que gente criminosa. Quanto ao plástico da basf, é usada água limpa, terra fértil e plantado cana para fazer plástico ao invés de açúcar. Mas tem um detalhe, fundamental, este plástico feito de cana, o famoso plástico pseudo verde da basf demora o mesmo tanto que o plástido de petróleo para se degradar, isto é, 500 anos. Nem para ser menos pior que o plástico de petróleo esta porcaria de plástico pseudo verde serve.´

Tem mais, o plástico biodegradável – vamos usar a terminologia correta que é plástico hidrobiodegradável – em compostagem também se fragmenta antes de biodegradar, assim como o plástico oxibiodegradável e o plástico pseudoverde e ainda o plástico convencional, a diferença está no tempo de fragmentação. A entrevistada também vai se fragmentar um dia … alias, todas as nossas celulas se fragmentam todos os dias, principalmente as da pele. Além disso, o plástico biodegradável emite METANO na biodegradação, 23 vezes mais poderoso como gás efeito estufa que o CO2. Além disso ainda, onde está a sustentabilidade em usar no lixão e aterro um material que mistura 45% de comida a 55% de petróleo e que custa 10 vezes mais caro?

Com uma taxa de reciclagem menor que 1% no país, o MMA deveria estar defendendo apenas o uso do saco de lixo plástico feito de material reciclado, para movimentar o setor da reciclagem e mais, deveria estar defendendo o aditivo oxibiodegrádável, pois quando este saco de lixo não for reciclado – lembra da taxa de 1% de reciclagem no país? – ao menos este saco irá se biodegradar em um ano e meio, ao contrário do saco de lixo convencional, que fica poluindo o planeta por no mínimo cinco séculos.

É incrível, com tantos laudos, tantos estudos, tantas provas nacionais e internacionais comprovando a eficácia e segurança ambiental do plástico oxibiodegradável – e o MMA tem todos estes estudos – eles continuam se posicionando contra uma tecnologia ambientalmente correta. A quem serve o MMA?

Desabafo feito e como vocês sabem que a FUNVERDE não reclama sem dar solução, vamos ensinar detalhadamente como separar o lixo para reciclagem e deixar este lixo na sua área de serviço sem cheirar mal por uma semana e ainda economizar na compra dos sacos de lixo. Leia, aprenda e evolua.

Primeiro, quando for fazer compra no supermercado, ao menos uma vez por mês deixe uma das sacolas retornáveis em casa e carregue algumas das compras em uma caixa que foi usada para acondionar os produtos da fábrica e use esta caixa como recipiente permanente para lixo reciclável. Ou então, se quiser, leve quatro caixas por mês e jogue a caixa junto para reciclagem junto com o material reciclável separado dentro dela. Ou então adquira um tambor de 200 litros, ou um saco de ráfia de 200 litros  ou mesmo um saco de lixo de 200 litros feito de material reciclado e oxibiodegradável que voltará para dentro de casa após você entregar seu lixo reciclável e trouxer o recipiente de volta. O reciclável estará limpo – ensinamos abaixo – e não contaminará seu recipiente. No caso do saco de lixo de 200 lixo reciclado e oxibiodegradável, se você quiser, também pode enviar junto para reciclagem, tudo depende de sua vontade, os recipientes podem ser enviados para reciclagem junto com o acondicionado dentro ou ficarem por meses indo e voltando, para sua economia e consciência limpa.

Papeis, revistas e jornais – é só empilhar, se não quiser colocar junto com o resto do lixo reciclável ou colocar no seu recipiente para lixo reciclável.

No banheiro – vidros de xampu, creme dental, embalagens de sabonete e outras embalagens devem ser colocados diretamente na caixa de reciclável, não sendo misturado com o lixo normal de banheiro – papel higiênico, cotonetes, absorventes – porque este lixo é rejeito, não pode ser reciclado nem compostado.

Na cozinha – normalmente as embalagens de alimentos são ou meladas – leite condensado, como exemplo – ou então oleosas – lata de atum, como exemplo. Essas devem ser deixadas na cuba da pia e quando você for lavar a louça automaticamente a água da torneira e o sabão da bucha irão limpar estas embalagens que depois colocadas de cabeça para baixo para secagem. Outras embalagens como ervilha, milho ou molho de tomate, podem ser imediatamente enxaguadas e colocada de cabeça para baixo na pia para secagem.

Está tudo seco? Ótimo, parabéns. Agora é só colocar todo o lixo reciclável na sua caixa de papelão do supermercado ou no seu saco de 100 ou 200 litros, no saco de ráfia, no tambor … depende do seu consumo de produtos industrializados e quando der uma semana – é bom sempre descartar semanalmente para que o coletor saiba que dia passar – é só colocar para fora de casa, podendo você conversar com o coletor de recicláveis para agendar a colocação com o dia em que ele passar. Se você morar em prédio, faça uma reunião com seus vizinhos para todos disporem o lixo reciclável para coleta no mesmo dia, podendo assim até vender esse lixo para empresas recicladoras e gerar renda para o prédio. Então, se você usar a caixa do supermercado, economizou 100% em saco de lixo, ou então, irá gastar apenas 4 sacos por mês. O lixo reciclável representa 75% do volume do lixo gerado mas apenas 40% do peso do lixo gerado.

Quanto ao saco de lixo para o lixo do banheiro e o lixo da cozinha, use as sacolas de FLV – frutas, legumes e verduras – aquele monte de sacos em que você coloca alho, cebolinha, salsinha, pimentão, batata … ele pode e dever ser utilizado para o lixo de cozinha – que representa no máximo 25% do volume do lixo gerado diariamente e em peso, representa 60% do lixo gerado – e para o lixo de banheiro, porque neste lixo só irá papel higiênico, cotonete e absorvente.

Viu como é fácil? Não precisar fazer MBA em reciclagem, é só usar um pouco de lógica e assumir a responsabilidade com a destinação final de tudo o que você consome.

Se você separar todo o seu lixo para a reciclagem e para a compostagem todos os dias de sua vida os aterros e lixões só receberão entre 3 a 5% do lixo que é depositado atualmente, aumentando sua vida útil em no mínimo 95%.

Fazendo a separação total do seu lixo, você economiza 75% em sacos de lixo e pode dispensar aquelas malditas sacolas plásticas convencionais eternas ao fazer as compras e finalmente se tornar um consumidor do Século XXI, um cidadão que merece viver sobre este planeta ao começar a usar sua sacola retornável.

Se ainda estiver reclamando de ter que comprar saco de lixo, lembre-se, o número de sacos que você precisa para um mês representa o preço de uma cerveja ou de um maço de cigarros, ou então de um batom barato ou de um esmalte. Não é caro e se você utilizar os métodos acima, nem estes sacos você precisará comprar. Mudar é fácil, basta querer e agir.

Não fique esperando os prefeitos resolverem este problema, pois, em um universo de mais de 5.500 municípios do país, apenas um, que é Nova esperança, teve uma prefeita responsável – graças ao empurrão do ministério público – o suficiente para resolver o problema do lixo da cidade que administra.

Seja um humano responsável, separe seu lixo. Os humanos do presente e do futuro agradecem.

Este Post tem 3 Comentários

  1. Ha tanta hipocrisia na retirada das sacolinhas de supermecado….primeiro: substituirei as famigeradas por sacos de lixo, que reciclados ou não tb sao oriundos de petroleo e levarão o mesmo tempo para decomposição. Segundo, ja separei o lixo reciclevel acreditando nas coletas seletivas anunciadas e pasmem verifiquei que tudo vai para os lixões da Grande Sao Paulo, sim, nas campanhas midiaticas e politicas nos vemos até os pontos de recolha deste material, depois como nem sempre os materiais interessam nem o seu transporte às cooperativas, este lixo vai para o lixo, inclusive pilhas e baterias. Terceiro, a melhor forma de proteção ao meio ambiente é a contracepção, entre elas a liberação do aborto.

  2. Fiz a pergunta de como não usar sacolas plásticas.de.mercado para o lixo. Meu reciclado é limpo lavado secado e coloco em. um cesto limpo, Beleza tudo certo, quando chega lixo papel banheiro sacola plastica, na cozinha entre os resíduos sacolas, não gosto de sacolas plásticas, tenho sacolas de palha vários tamanhos e quando saio para mercado não uso as sacolas de lá tudo dentro da bolsa de palha, isso é pra farmácia não uso as sacolinhas tudo direto na bolsa. Moro em um Edifício em uma praia famosa em Santa Catarina, o edifício tem 310 kitinetes entra e sai gente o tempo todo, a lixeira com muito custo a síndica dividiu ao meio, meio reciclado meio lixo comum não temos tambores específicos para lixo orgânico, que é um.composto natural que volta para a terra, no reciclado colocam tudo em sacolas misturados e sujos, e muita sujeira e mau odor, hoje o condomínio deixa pegar o reciclado por famílias catadoras que fazem a seleção na própria lixeira. Se tivéssemos tambores separando teríamos um lixo mais.limpo e possivel e o custo ao condomínio é super baixo. Continuo reciclando meu lixo, mais gostaria que uma empresa do Brasil inventasse uma sacola que desmancha no lixo e se mistura e sacos plásticos em um.preco bem acessível será que sai este ano de 2022, fico no aguardo..muito obrigada,
    Silvana Hoffmann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top