skip to Main Content

Piracicaba, SP – 1º Seminário Regional sobre Embalagens de Alimentos e Saúde. Bisfenol, o perigo presente

No dia primeiro de abril de 2011, a cidade de Piracicaba vai sediar o Primeiro Seminário Regional sobre Embalagens de Alimentos e Saúde com o tema Bisfenol, perigo presente.

A idéia surgiu da necessidade de divulgar no Brasil o risco potencial de doenças causadas pelo contato de embalagens com alimentos.

O principal objetivo é levar à população a discussão que já ocorre há muitas anos na comunidade acadêmica em torno do bisfenol A (BPA).

O bisfenol é um químico presente na fabricação de plástico e no revestimento interno das latas de comida e bebida. Como se trata de uma molécula instável, o bisfenol se desprende da embalagem e contamina os alimentos. Ele é caracterizado como um desregulador endócrino e age como o estrogênio.

Pesquisas já o associaram a doenças como câncer de ovário e próstata, diabetes, problemas cardíacos, puberdade precoce e infertilidade.

Por conta de sua nocividade, o bisfenol já foi proibido na União Europeia, no Canadá e na Costa Rica. Oito estados americanos também já vetaram o BPA em mamadeiras e copos infantis.

Na programação, palestras do Dr. Francisco Homero D´Abronzo e da pesquisadora Fabiana Dupont.

Dr. Homero é médico endocrinologista, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (Sbem-SP) e professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ).

Fabiana é pesquisadora, tradutora e uma das criadoras do site o Tao do Consumo, que discute a presença de químicos tóxicos em embalagens de alimentos.

E na manhã dessa sexta-feira (18) foi confirmada a participação do Jefferson Aparecido Dias – Procurador Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo – autor da liminar de efeito nacional, para que a Justiça Federal obrigue à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a regulamentar, em um prazo máximo de 40 dias, que fabricantes informem, ostensiva e adequadamente, a presença de Bisfenol A (BPA) nas embalagens e rótulos de produtos que contenham essa substância em sua composição.

O seminário é aberto ao público, comunidade acadêmica, médicos e todos os profissionais envolvidos com a saúde e o bem estar das pessoas e do planeta. A organização é do Tao do Consumo e da Câmara de Vereadores de Piracicaba (Gabinete Vereador Capitão Gomes) com apoio da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem-SP).

Fonte – Câmara Municipal de Piracicaba, gabinete do Capitão Gomes

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top