skip to Main Content

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE – 27 de outubro de 2008 – Receita de sabão de óleo usado

Nao tivemos plantio hoje, porque hoje os estagiários fizeram o curso de sabão de óleo de fritura usado, para que transformem em multiplicadores.

  

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=x_bQNd6RsFI]

Os ingredientes: água, álcool, óleo, soda. A receita completa, com vídeo, você encontra na página da FUNVERDE.

Quem deu o curso foi o Noboru Hioka, da UEM e voluntário da FUNVERDE, que passou um bom tempo falando de segurança e dos perigos ao se manusear a soda cáustica.

 

Depois dos ingredientes, mexer até dar o ponto.

O Hioka estava mostrando as fitas para verificar o PH do sabão, porque se ficar muito ácido queima a mão.

Agora é só deixar o sabão descansando para endurecer 24 horas.

Depois do sabão, um lanche da tarde oferecido pelos vizinhos do plantio, que também fizeram a aula de sabão.

É covardia tanta comida caseira, cada bolo delicioso que ninguém lembrou do regime.

Note que a casa é um verdadeiro orquidário, tem de todas as cores, tamanhos, cheiros, um verdadeiro paraíso para quem gosta de orquídeas.

 

Depois de uma tarde maravilhosa como esta, só nos resta ir para casa e descansar, com a sensação de ter feito nossa parte.

Vale frisar que esta família é a primeira que a partir do meio de 2007 está participando todas as semanas do plantio, a primeira família que resolve ser voluntária do projeto que acontece desde 2004.

Normalmente os vizinhos de onde plantamos ficam assistindo de suas casas, sem nem perguntar o que estamos fazendo, típico de brasileiros que só pensam em seus umbigos. O plantio pode pegar fogo que não estão nem aí, como se só lhes importasse o que acontece dentro de seus próprios quintais.

Pessoas assim parecem que moram em marte, porque estamos ali, perto de suas casas, plantando árvores frutíferas – 25% do total de árvores – que eles irão usufruir dentro de pouco tempo, porque já plantamos árvores grandes, essas árvores darão sombra, deixarão a água dos rios limpas e tantos outros benefícios que as árvores trazem e não querem nem saber.

Será que custaria para esses vizinhos sairem de sua rotina por duas horas aos sábados e nos ajudar a plantar, ou então, no meio da semana os aposentados aguarem ou roçarem o local, impedirem que vândalos roubem, quebrem, arranquem as árvores?

Aparentemente eles não conseguem raciocinar, estão tão presos ao seu mundinho de futebol, novela, bbb, fofocas, que já perderam a noção da realidade, não se sentem mais parte do ambiente que os rodeia.

É triste viver em um país assim, em que você está plantando e os vizinhos jogam seu lixo no meio das árvores que plantamos, de tão desvinculados da realidade eles estão.

Vemos sempre esses vizinhos de onde plantamos desperdiçando água, com seus quintais imundos,  sem raciocinar que agora não temos dengue agora por causa do inverno, mas que o verão logo chega e sua imundície irá trazer doença para a própria comunidade onde eles vivem.

As igrejas falam muito de contemplar. Contemplar o que pelamordamãeterra, porque essas comunidades religiosas não congregam seus membros todos os finais de semana e fazem arrastões nos bairros onde estão essas igrejas para limpar o lixo dos quintais, para plantar sua mata ciliar, repor árvores nas calçadas, porque essas religiões não unem estas pessoas em comunidade? Porque não fazem estas pessoas agirem como cidadãos?

Essas pessoas, todo final de semana ficam em sentadas em suas cadeiras, nas suas calçadas sujas e sem árvores, fofocando, esperando a hora do futebol e da novela, como se não tivessem nada mais a fazer, como se não conseguissem enxergar que estão vivendo no meio da sujeira e da doença.

Não consigo entender isso e acho que nunca conseguirei, como o povo brasileiro é alienado, folgado, preguiçoso, faz o mínimo possível esperando o máximo possível de recompensa, espera que o grande pai, o governo lhe dê tudo de mão beijada.

Note que estou falando do povo, generalizando, porque claro que temos muita gente boa – a minoria da nimoria da minoria da população – tentando mudar este país para melhor, tentando fazer a diferenca, mas você concorda que se mais pessoas estivessem agindo, a missão seria mais leve para todos?

Depressão ambiental …

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top