skip to Main Content

Projeto Mata Ciliar FUNVERDE – 29 de novembro de 2008 – nova visita ao ETE da SANEPAR

Excepcionalmente, postaremos as atividades do projeto mata ciliar FUNVERDE de 29 de novembro, mesmo sabendo que estamos devendo os posts desde maio de 2008, porque é a continuação do post anterior, que fala sobre a problemática do abastecimento de água na cidade de Maringá e que deve refletir 99% dos problemas do país, porque não acreditamos que esteja melhor em quase nenhuma outra cidade do país. Se estivermos errados, por favor, por piedade, por misericórdia, nos mostre este caso excepcional de uma cidade que tenha uma estação de tratamento decente neste país de cabral.

Hoje, ao invés de plantarmos árvores – não tinha buracos feitos para o plantio – fomos fazer uma expedição fedorenta ao ETE mau.

No dia 11 de novembro de 2006 fizemos a primeira expedição para saber onde estava indo o cocô da população da região norte de Maringá – não tenha nojo, alguém tem que fazer o trabalho sujo – e qual foi a nossa surpresa ao nos vermos enganados pela companhia de saneamento do Paraná.

Ao conversarmos com um representante da SANEPAR, ele nos levou na semana seguinte ao ETE bom – para nós, meia boca – e nos assegurou que estariam melhorando os outros dois ETEs maus, deixando estes pelo menos no mesmo nivel do ETE bom. Pedimos um cronograma, que até hoje não recebemos, recebemos sim, um monte de desculpas a cada vez que cobrávamos a construção destes ETEs. Voce pode ver estas visitas clicando aqui e aqui.

Então, depois de dois anos e com a iminência da construção de mais um pouidor do Rio Pirapó, resolvemos ver o que eles tinham feito para melhorar os ETEs maus. Surpresa nenhuma para nós ao vermos que tudo como dantes no quartel de abrante, ou pior, piorou, agora tem furos no emissário que leva a merda ao rio e o resto você verá ao ler o resto do post. Só não leia antes das refeições, você pode perder seu apetite.

Nossos bravos expedicionários, sorridentes, antes do fedor contaminante. Só não apareceu na foto o presidente, que estava atrás da câmera.

Eu sei que este site está com posts meio escatológicos, mas a verdade tem que ser dita, cheire o quanto cheirar.

A bosta líquida.

E … apresentamos, a bosta em pó!

A reação  dos bravos machos ao terrível cheiro, observe suas expressões.

Observe, eles não sabem o que é pior, respirar pela boca ou pelo nariz, de tanto nojo, hahaha.

Este local é de um vazamento da tubulação e adivinhe para onde vai.

Já ouviu o termo a vaca foi para o bejo? Então, nesse caso a merda foi para o brejo onde as vacas pastam. Agora imagine os ovos de helmintos e todos os outros contaminantes de clínicas, funerárias e todos os produtos químicos da cidade jogados no esgoto e as vacas bebendo desta água, comendo o pasto que é aguado com cocô líquido, imagine o leite e o iogurte, o queijo destas vacas.

Os vazamentos e as vacas no brejo de cocô, ao fundo, no lado direito da foto.

Agora veja para onde vai seu cocô liquefeito, que você paga o valor correspondente 80% da sua fatura para ser tratado, isto no Paraná. Seu dinheiro está indo à merda, desculpe a piada, foi inevitável.

Você pensa que seu esgoto está sendo tratado, porque afinal, você paga na sua fatura um valor absurdo – os 80% – para tratar, mas todos nós estamos sendo enganados, roubados, porque eles contam com nosso nojo de ir ao local de tratamento e assim, continua a farsa.

Ainda bem que foto não tem cheiro, eca.

Opa, você está vendo alguma mata ciliar? Nem nós.

Esta merda toda está matando o Córrego Mandacaru, que se junta ao Córrego Maringá e que alguns quilômetros após este local desagua no Rio Pirapó que mais adiante deságua no Rio Paraná e finalmente no mar.

Nestas duas fotos a seguir, à direita você pode ver o rio que preservamos tanto, que já plantamos a mata ciliar em vários locais, sendo contaminado pela SANEPAR no canto esquerdo.

Nesta foto, você pode ver a junção do Córrego Maringá – à esquerda, ainda não embosteado – e à direita o encontro com o córrego Mandacaru, totalmente preto de merda.

Nesta foto abaixo, veja o Córrego Mandacaru – preto de merda – e à frente o Córrego Maringá, ainda não contaminado.

Estes dois rios são a cópia do Negro e Solimões, só que o negro no caso daqui é de bosta e todo o tipo de produtos químicos que você possa imaginar ou pior, nem saber.

Veja como está tudo desbarrancando, como a SANEPAR não se digna a plantar uma simples árvore na mata ciliar, que tipo de responsabilidade ambiental eles tem? Aparentemente, só no papel, para inglês ver.

E esta espuminha básica? O que será? Já sei, nossos conspiradores de plantão dizem que eles acrescentam a espuma para ficar branco e esconder como é a verdadeira cor da água, hahaha.

Repetimos, você não acha que a SANEPAR deveria ao menos se envergonhar desta merda toda e plantar ao menos a mata ciliar? Pense pelo lado bom, pelo menos ninguém mais conseguiria chegar às margens dos rios e não veria a caca que estão os rios, caca esta despejada por eles. Nóis si indigna mais si divertimu.

Sei que causa estranheza ver nossos voluntários de cara fechada, porque normalmente estão sorrindo, se divertindo nas nossas atividades, mas desta vez não deu, a tristeza e a indignação suplantou qualquer outro sentimento.

Só restou ir embora, mas se você ainda lembra do nosso lema, nós detectamos um problema, encontramos uma solução e a aplicamos, ou, fazemos esta solução ser aplicada. Então, não pense que este post foi uma reclamação, porque não somos de reclamar, nós existimos para resolver os problemas, com a ajuda sempre do primeiro e do segundo setor.

Agora, por favor, assista este pequeno filme sobre o despejo do esgoto matando nossos rios, matando toda a vida existente nesses rios e é claro, como moramos todos no mesmo planeta, matando a vida humana.

Quem tem alguma situação diferente do que acontece aqui, por favor, repetimos, nos relate, para que tenhamos um parâmetro para cobrar a SANEPAR, para que eles copiem aqui na nossa casa.

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=c1CNOqLqdsc]

This Post Has One Comment

  1. Acho que vocês deveriam incentivar a populaçao a pagar a conta de esgoto no PROCON, ja que o serviço nao esta sendo feito e continua sendo cobrado. E se a SANEPAR cortar o serviço de agua, aí entrem com mandado de segurança pra religar a agua, e continuem pagando o esgoto junto com a água no PROCON.
    Tem que fazer um laudo do resultado do tratamento e das condiçoes do rio usando pelo menos a classificaçao estética do CONAMA. Ja que ninguém tem grana pra pagar o laboratório né.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top