skip to Main Content

RES Brasil é pioneira no mercado nacional de embalagens plásticas ecológicas

Empresa especializada em soluções sustentáveis fornece alternativas para que o plástico ofereça menos impactos ao meio ambiente .

A RES Brasil, empresa especializada em embalagens naturalmente degradáveis, se consolida como uma das principais fornecedoras de soluções sustentáveis no país e como a maior da América Latina em seu segmento. São tecnologias desenvolvidas para as indústrias plásticas com o intuito de fornecer alternativas ecológicas e atender ao apelo sustentável exigido pelo mercado e pela sociedade contra o volume de plásticos descartados indevidamente no meio ambiente.

Entre as tecnologias comercializadas pela Res Brasil estão: 1. Plástico com ciclo de vida útil controlado d2w: Conhecido como plástico oxibiodegradável, essa tecnologia inglesa nada mais é que um aditivo que, adicionado à produção do plástico comum, acelera a degradação do plástico, quebrando as moléculas de carbono. O processo de degradação se dá por oxidação, acelerada na presença de luz e calor, seguida pela biodegradação. É biodegradável e não traz impactos ao meio ambiente, além de ser reciclável. A tecnologia d2w é testada e aprovada por diversas instituições e laboratórios em todo mundo. O principal deles é o padrão de testes internacional ASTM D6954-04 (Guia Padrão de Exposição e Testes de Plásticos). O aditivo está em conformidade com as resoluções da ANVISA, o que permite sua utilização na produção de embalagens para contato com alimentos, medicamentos e cosméticos. Mais de 90 países adotam o d2w e no país são mais de 250 indústrias plásticas licenciadas.

2. Hidro-biodegradável: O plástico Hidrobiodegradável tem essa denominação porque sua degradação inicial se dá por hidrólise (reação química de quebra de uma molécula por água). Geralmente é fabricado com amido e, em alguns casos, pode ser misturado com outros materiais. Em alguns casos pode ser de origem renovável, ou mista, porém não é a origem que define biodegradação. Possui algumas características semelhantes ao plástico convencional, mas seu uso é mais restritivo. Esse produto é indicado quando o destino da embalagem é a compostagem. Não pode ser reciclado junto com os plásticos convencionais. Está em conformidade com o padrão de testes ASTM 6400.

3. Hidrossolúvel: O plástico se dissolve completamente em contato com a água. As embalagens hidrossolúveis atendem a necessidades específicas do mercado, como embalar produtos químicos, pigmentos para tinturaria industrial, defensivos agrícolas, lavanderia hospitalar e sacos para cloro. O material é importado e não é tóxico. Está em conformidade com o padrão de testes ASTM 6400.

4. RES Aqua (Lançamento): Não é apenas um produto, mas uma linha completa de soluções sustentáveis. São produtos de higiene e limpeza embalados com um plástico hidrossolúvel. Esses produtos estão à disposição na forma líquida e concentrada para ser diluídos em água, de uso instantâneo ou para frascos reutilizáveis. O RES AQUA será vendido em saches que funcionam como refis. São diversos produtos, tais como, detergentes, desinfetantes, limpa pisos, desodorizadores e limpa vidros. A embalagem sache está em conformidade com o padrão de testes ASTM 6400.

5. Plástico anti-microbiano d2p: O plástico anti-microbiano d2p é feito com nanotecnologia de íons de prata. Ideal para conservar alimentos e todos os produtos que tem que ser preservado contra ação de micróbios. O d2p é formado por elementos químicos que, adicionados ao plástico comum, formam uma camada protetora, conservando os alimentos por mais tempo e evitando a proliferação de bactérias e fungos, até mesmo em equipamentos médicos. A tecnologia combina as características do produto oxibiodegradável com os benefícios antimicrobianos e fungicidas. O aditivo é aprovado por instituições norte-americanas como a FDA (Food and Drug Administration) e EPA (Environmental Protection Agency). Está em conformidade com a ASTM 6954-0.

6. Sacos de lixo biodegradáveis, anti-microbianos e perfumados: Têm as mesmas características das embalagens plásticas d2w, mas com a vantagem de ser anti-microbiano e ter leve perfume de lavanda. Ajuda a diminuir o mau cheiro e a proliferação de microorganismos na superfície do filme plástico do saco de lixo enquanto está nas residências e empresas. Está em conformidade com a ASTM 6954-04.

Fonte – Fator Brasil de 04 de junho de 2010

Ninguém é contra os plásticos, apenas contra os plásticos que demoram 500 anos para se degradar. Existem alternativas para substituir o plástico eterno, como os produtos acima, fabricados com plástico, mas que são ambientalmente menos agressivos ao planeta e aos humanos, plásticos que aproximam o ciclo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto contido na embalagem, até porque não é justo você usar um xampu por uma semana e a embalagem deste xampu ficar 500 anos como uma herança maldita para os humanos que ainda nem nasceram.

A FUNVERDE acredita e incentiva o uso de novas tecnologias, com eficácia e segurança ambiental comprovadas cientificamente, que podem diminuir nosso impacto ambiental sobre o planeta. Evoluir sim, mas sem degradar. Temos que viver, mas sempre pensando em preservar os recursos naturais e deixar um planeta mais limpo para os seres do amanhã.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top