skip to Main Content

RJ – Uso de sacolas plásticas no comércio do Rio fica restrito a partir de sexta-feira

O uso de sacolas plásticas para embalar mercadorias fica restrito no Rio de Janeiro a partir de sexta-feira (16), com a entrada em vigor da Lei nº 5.502 de 2009. Os parlamentares da Assembleia Legislativa do estado tinham aprovado o adiamento para janeiro de 2011, mas o Diário Oficial do estado publicou nesta terça-feira (13) o veto do governador Sérgio Cabral.

Parabéns governador, por enfrentar a máfia do plástico e ao Minc por propor a lei.

Também na sexta-feira, fiscais da Secretaria do Ambiente vão a supermercados e lojas para garantir a aplicação da lei. O órgão informou, no entanto, que inicialmente eles vão realizar ações educativas e não está prevista a aplicação de multa, que pode chegar a R$ 20 mil.

De acordo com o presidente da Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, Aylton Fornari, o comércio vem se adaptando há algum tempo às novas regras.

“Estamos preparados para cumprir essa lei, os mercados vão dar desconto de 3 centavos em cada cinco itens para quem não quiser levar a sacola. E vão disponibilizar outros tipos de sacolas reforçadas, como de lona e ráfia, que possam ser reutilizadas. Isso já vem acontecendo há algum tempo, mas sexta começa a fiscalização da mudança do sistema”, destacou Fornari.

O comércio popular também terá de observar a lei. O presidente da Sociedade de Amigos e Adjacências da Rua da Alfândega (Saara), Ênio Bittencourt, diz que será difícil mudar em tão puco tempo e reclama da falta de alternativas.

“A gente vai fazer o que for possível, porque o comércio popular utiliza muito esse material. Vai ficar meio apertado o prazo, vamos tentar diminuir, porque não nos apresentaram nenhuma alternativa”, disse Bittencourt, que representa comerciantes do maior centro de comércio popular da cidade.

Ênio, como assim, “pouco tempo”, “prazo apertado”? A lei concedeu um ano para adaptação do varejo! Quanto tempo mais você quer? Quem se recusa a mudar em um ano não irá mudar jamais. E quanto à falta de alternativa, venda sacolas retornáveis, como seus pais e avós usaram a vida inteira. Faça-nos o favor, pare de reclamar e adapte-se. A humanidade e o planeta agradecem.

Rosângela de Souza, que trabalha numa papelaria na Praça Mauá, no centro do Rio, reclamou da falta de informação, apesar de ser a favor da preservação do meio ambiente.

“Tem mais é que mudar mesmo, o que pudermos fazer para melhorar o meio ambiente será ótimo, o planeta agradece. Mas faltou informação, porque no nosso caso acabamos de comprar um estoque para seis meses de sacola plástica. Não sabemos o que vai ser feito ainda”, disse a vendedora.

Envie as sacolas para a reciclagem, Rosângela. Não faltou informação coisíssima nenhuma, o varejo sabia muito bem do prazo, mas fez que não viu, porque não interessava ver.

Em quase um ano da campanha Saco É um Saco, do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria do Ambiente do estado, foram recolhidos mais de 600 milhões de sacolas plásticas no Rio de Janeiro. A assessoria da Secretaria do Ambiente informou que a campanha vai ser intensificada com o objetivo de esclarecer a população sobre os prejuízos que o plástico causa ao meio ambiente, já que a decomposição do material leva até 500 anos.

Lembrem-se de que hoje mais de 20 bilhões de sacolas são usadas e jogadas no Brasil por ano desde a década de 80 do século passado, moramos num país em que a reciclagem não chega a 1% e que das 5.500 cidades, pouco mais de 10% conta com aterro sanitário, as outras todas tem apenas lixões a céu aberto e menos de 10% das cidades tem coleta seletiva organizada pelas prefeituras.

O que estamos esperando para banir as sacolas? Estamos esperando caminhar sobre sacolas, plastificar o planeta inteiro antes de mudarmos nossos péssimos hábitos de consumo? Mude o mundo, use sacola retornável.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top