skip to Main Content

Jundiaí, SP – Consumidores se preparam para deixar de lado as sacolas plásticas

Dia 30 de agosto é a data marcada para que as grandes redes de supermercados e lojas deixem, de uma vez por todas, de entregar as sacolas plásticas para que o consumidor carregue suas compras. Esta é uma iniciativa, em Jundiaí, da APAS (Associação Paulista de Supermercados), desenvolvida em parceria com o Russi Supermercados, com objetivo de preservar o Meio Ambiente.

Nesta manhã (13 de julho), um grupo composto por cerca de 100 supermercados esteve reunido na Câmara dos Dirigentes Lojistas para definir as peças publicitárias que serão utilizadas nesta campanha de conscientização voltada à população.

Segundo Edvaldo Bronzeri, vice-presidente da APAS e presidente da rede parceira de supermercados, todo material será padronizado e utilizado por toda rede supermercadista.

“As sacolinhas convencionais demoram 400 anos para se decompor. No passado não a utilizávamos e tínhamos outros meios de carregar nossas compras… no futuro não deixará de ser diferente. Substituiremos as sacolas plásticas por sacolas elaboradas com material compostável (amido de milho), que demoram 180 dias para se decompor e ainda vira adubo” explicou ele.

Ahãm, usar terra fértil e água potável para plantar comida que deve alimentar os humanos para transformar em sacolas que serão utilizadas por meia hora. Muito esperto, muito inteligente … Edvaldo, quando alguém faminto te pedir um prato de comida, ofereça a esta pessoa um sacola feita de comida.

O Sincomerciários de Jundiaí e Região, por meio do presidente Claudio Oliveira da Silva, tem apoiado a iniciativa e divulgado em sua mídia própria a campanha.

“Temos de estar unidos em prol do Meio Ambiente. É aqui que viverão nossos descendentes e não podemos mais ‘sufocar’ o planeta. Temos de dar as mãos e fazer aquilo que está em nosso alcance objetivando o desenvolvimento sustentável do Planeta. A iniciativa da APAS é excelente e apoiamos”, frisou Claudio.

A previsão é de que até 30 de agosto os estoques de sacolas dos supermercados que aderiram a iniciativa já tenha acabado. O projeto conta com apoio do Procon Jundiaí e da Prefeitura do Município, que tem legislação própria prevendo a não utilização deste material e só não a colocou em prática ainda devido esta iniciativa saudável.

As sacolas biodegradáveis serão vendidas nos supermercados por R$ 0,19 cada – preço de custo. As redes arcarão com os impostos. O cliente também poderá optar por levar sacolas de pano ou ainda, segundo orientações do Procon, solicitar (se houver disponível) caixas de papelão no próprio mercado para carregar suas compras.

Para Valdeir Aleixo Soares, copeira, não havia iniciativa melhor. Ela, que foi às compras no final de semana, já levou suas próprias sacolas de material biodegradável.

“Levei cinco sacolas. Aderi à campanha e acho que todos os consumidores têm de tirar o chapéu para a iniciativa. Não precisamos de sacolas plásticas. Pense pelo seguinte lado: elas são pequenas, não cabe quase nada, são frágeis e a gente, no nosso egoísmo, utilizávamos somente para depois reutilizarmos em nossos cestos de lixo. Agora carregamos tudo em menos sacolas e em casa fazemos um lixão apenas com sacos próprios de lixo. Como gosto de costurar, também vou providenciar mais sacolas para minhas compras e de minha família. Parabéns à APAS. O Meio Ambiente agradece”, disse Valdeir.

Fonte – Letícia Giassetti, Jornal de Itupeva, 14 de julho de 2010

Quando lemos o título da matéria, pensamos que era mais uma cidade a banir as sacolas de uso único, mas não, era a maldita idéia de usar solo fértil e água limpa, recursos naturais cada vez mais escassos, para fazer sacola de comida. Haja saco!

Vamos parar com as idéias esdrúxulas e bizzaras para resolver o problema da plastificação planetária? Não temos que reinventar a roda, apenas dar um passo atrás, quando usávamos embalagens retornáveis para carregar o que comprávamos. Vamos parar de inventar sacolas de comida, sacolas de papel e apenas dar um basta na sacolamania, banindo as malditas sacolas de uso único.

Qual será o deputado ou senador que terá consciência  para propor a seguinte lei federal: A partir de 31 de dezembro de 2010, fica proibida a fabricação, comercialização e distribuição de sacolas de uso único, não importando o material de que sejam feitas. Qualquer cidadão sendo visto portando uma simples sacola, será multado e em caso de reincidência, preso. Em caso de fiscalização, a fábrica ou varejo em que for encontrada qualquer sacola será multada e em caso de reincidência, fechada, encerrada a atividade na fábrica ou varejo. Simples assim! Eficaz assim!

Quando é que as pessoas irão perceber que a única alternativa é banir a sacola de uso único? Quando é que as pessoas irão agir e usar somente sacolas retornáveis? Até entendemos que com o preço das sacolas de comida a 19 centavos, as pessoas irão, por economia, levar suas próprias sacolas, mas o mais racional a se fazer é uma lei para banir sacolas de uso único do varejo, seja de que material for. Temos que cortar o mal pela raiz e nos esquecer que um dia fomos consumistas a tal ponto que levávamos nossas compras em sacolas de uso único, totalmente desnecessárias. Esta é uma página da história que temos que virar, se quisermos sobreviver.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top