skip to Main Content

Estado de São Paulo – Supermercado São Vicente lança novas sacolas retornáveis

Na terça-feira, dia 18 de agosto os Supermercados São Vicente formalizaram uma parceria com a Secretaria do Meio-Ambiente da Prefeitura Municipal de Americana, com a assinatura de um termo de compromisso do prefeito Diego DeNadai.

O objetivo é viabilizar a continuidade do projeto pioneiro das Sacolas Retornáveis, lançado pela rede no ano de 2007. Na primeira etapa foram distribuídas mais de 70 mil sacolas para clientes que levassem materiais recicláveis até as lojas do São Vicente.

As novas sacolas são produzidas em algodão 100% natural, fruto do reaproveitamento de aparas de fios têxteis, numa parceria entre empresas de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Nova Odessa e têm um design exclusivo com grafismos que remetem à natureza.

Com o apoio dessas empresas, a rede São Vicente está investindo no projeto e colocará inicialmente 40.000 unidades a disposição da população a partir do dia 20 de agosto. Os interessados poderão adquirir as sacolas pelo preço especial de R$ 3,50 cada.

Aqueles que quiserem contribuir ainda mais com o projeto, poderão adquirir as novas sacolas por apenas R$ 1,99. Para obter o desconto os interessados deverão levar 10 unidades de qualquer embalagem reciclável (latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papel, etc) e apresentar nos pontos de coleta em qualquer uma das 11 lojas da rede São Vicente.

“Queremos continuar difundindo e estimulando o uso consciente das sacolas retornáveis, que é a maneira mais eficiente de combater o excesso de sacolinhas plásticas descartadas diariamente. A adoção das chamadas “Sacolas de Plástico Bio-Degradável” não passa de um paliativo que, além de aumentar os custos para as empresas, não garante em nenhum momento uma redução no impacto ambiental” afirma o Gerente Operacional da rede, Mauricio Cavicchiolli.

A Secretaria de Meio-Ambiente da Prefeitura de Americana apoia a iniciativa e dará suporte fazendo a coleta dos materiais recicláveis nas lojas, destinando à cooperativas e entidades assistenciais que farão o reaproveitamento.

“É uma excelente oportunidade de agregarmos mais uma ação positiva e de ótimo resultado à nossa política de educação ambiental. Além do suporte logístico ao projeto que vai beneficiar diretamente centenas de famílias, vamos desenvolver ações junto as escolas públicas para despertar ainda mais o interesse das crianças na preservação da natureza” disse o Secretário de Meio-Ambiente da Prefeitura de Americana, Jonas Santarosa.

O Gerente Geral da rede, Marcos Cavichiolli completa: “As sacolas retornáveis são um destaque em nossos projetos de crescimento sustentável. Nossa empresa já investe há vários anos no reaproveitamento de resíduos, na redução do uso de água e energia elétrica, coleta de óleo para produção de biodiesel, além do treinamento dos funcionários para ações mais conscientes em relação ao meio-ambiente. Nossa meta a longo prazo é mudar os hábitos da população, apresentando alternativas práticas e realistas que promovam novas atitudes e ajudem a evoluir os conceitos atuais dos consumidores.

O São Vicente é a maior rede de supermercados da região, com 11 lojas instaladas nas cidades de Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Cosmópolis e atualmente distribui mais de 4 milhões de sacolas descartáveis por mês. As novas sacolas retornáveis são mais um importante passo que a empresa dá em direção a conscientização e presevração do meio-ambiente.

Projeto maravilhoso, se cada supermercado do país desenvolver ações como esta para banir as sacolas plásticas de uso único, resolveremos o problema da plastificação planetária.

Agora, não podemos deixar de comentar uma besteira dita pelo Maurício: “Sacolas de Plástico Bio-Degradável não passa de um paliativo que, além de aumentar os custos para as empresas, não garante em nenhum momento uma redução no impacto ambiental”. Besteira ou ignorância, pois é só ele olhar para fora do supermercado dele no caminho para sua casa para enxergar sacolas penduradas em árvores, voando a cada ventania, nas ruas, entupindo bueiros, nos fundos de vale, nos lagos, rios e mares. Será que ele não enxerga que as sacolas oxi-biodegradáveis resolvem este problema? Será que ele não vê que as sacolas de plástico convencional duram 500 anos poluindo nosso planeta? Claro que a sacola retornável é a solução final, mas enquanto não for adotada por todo humano que vive neste planeta, a solução intermediária É SIM, a sacola plástica oxi-biodegradável, com tempo de vida programado.

Quanto ao custo, em estados em que a lei de obrigatoriedade de uso de sacolas ambientalmente corretas está valendo, o custo da sacola oxi-biodegradável é exatamente o mesmo custo da sacola de plástico de uso único convencional.

Novamente, apoiamos o projeto, mas repudiamos besteiras sendo ditas sem conhecimento do assunto.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top