skip to Main Content

Sebo vira biodiesel

Pelo menos uma das duas usinas de biodiesel que a Petrobras planeja construir no Estado extrairá o combustível do sebo bovino.

A empresa assinou, recentemente, memorando de entendimento com o Frigorífico Mercosul, que fornecerá a gordura animal. O mesmo documento foi firmado com as cooperativas de pequenos agricultores Biopampa, da Zona Sul, e Cooperbio, do nordeste gaúcho, que entregarão óleo vegetal às plantas.

Atualmente, os resíduos dos abates são vendidos por frigoríficos a graxarias, nas quais o sebo vira matéria-prima para fabricação de produtos como sabão e detergente. O preço médio do produto no mercado é de R$ 0,90. Transformar o produto gorduroso em biodiesel seria uma forma de valorizá-lo.

– Sabemos que o projeto é viável. Nós temos o sebo, a Biopampa tem interesse de produzir o óleo vegetal e a Petrobras está disposta a levar esse projeto adiante – afirma Claudinei Perez, diretor do Mercosul.

O frigorífico Mercosul abate uma média de 4,2 mil cabeças por dia. Pelo projeto gestado em conjunto com a Petrobras, a gordura animal proveniente da empresa seria responsável inicialmente por 2% do biodiesel e, após, por 5% do máximo de 120 milhões de litros de biodiesel que a usina produziria por ano. O restante viria do óleo extraído de vegetais produzidos por 20 mil agricultores ligados à Biopampa.

– O biodiesel de sebo teria de ser misturado ao vegetal, porque há uma dificuldade: esse produto sozinho fica sólido com as temperaturas mais baixas que temos aqui no Estado – afirma Valdinei de Matos, presidente da Biopampa.

Na cidade de Lins, o frigorífico Bertin, o maior do país, já instalou uma usina de biodiesel para tocar o novo projeto. (Zero Hora)

 

Este Post tem 4 Comentários

  1. Sou academico do curso de Medicina Veterinária e quero saber como é feito o processo de tratamento de restos e residuos dos animais.E també quau é o dono que eles causam, obrigado…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top