skip to Main Content

Sobre o lixão do pacífico, a plastivida e as petroquímicas

A FUNVERDE, desde 2004, quando iniciou a luta pela desplastificação do planeta, já tínha noção de como andava a poluição pelos plásticos do nosso único lar no universo, principalmente nossos rios e oceanos.

O vilão da plastificação é o ser humano, que joga o lixo em qualquer lugar e este lixo, em sua maioria, é composto de plásticos, desde a sacola plástica até o conteúdo desta sacola plástica.

No programa fantástico da rede globo do dia 15 de fevereiro de 2009, a matéria sobre o lixo encontrado no oceano pacifico só veio nos confirmar o tamanho do problema para o qual já havíamos acordado há mais de quatro anos.

Como sempre fazemos no início de qualquer projeto, em 2004 fomos atrás de uma solução para o excesso de plástico que encontrávamos em todo fundo de vale que estávamos recuperando com a plantação de mata ciliar e limpeza de rios e suas margens.

Nós, aqui na cidade de Maringá, onde fica a sede da FUNVERDE, estamos há mais ou menos 500 quilômetros do litoral e imagine a quantidade de plásticos de todos os tipos que fazem seu trajeto correnteza abaixo, até chegar ao mar.

Quando extrapolamos para uma cidade ao lado do oceano, imaginamos o problema aumentado milhares de vezes.
Sempre defendemos o uso de um plástico de ciclo de vida curta, evitando todos os de problemas que causa o plástico convencional eterno – 500 anos para nós é uma eternidade.

Pesquisamos e encontramos a tecnologia da oxi-biodegradação – e apoiamos a tecnologia D2W, pois foi a única que nos deu subsídios científicos, comprovando a eficácia e segurança desta tecnologia -, que não muda em nada o processo de fabricação mas confere uma característica maravilhosa ao plástico convencional, este plástico agora se degrada em 18 meses, evitando uma vida longa sobre o planeta.

Praticamente todo o plástico produzido até hoje está na natureza desde 1930, a não ser que tenha sido incinerado.

A taxa de reciclagem no Brasil é de 0,8%.

Um coletor precisa catar 800 sacolas – 600 se for da famigerada falácia da plástivida que agora está vendendo a idéia de sacolas mais espessas – para ganhar 15 centavos.

Nas imagens que o programa da globo mostra, podemos ver a sopa de plástico existente no pacifico e com certeza, em todos os mares do planeta. Perguntamos agora, quem irá resolver o problema? Sob o ponto de vista da lei, quem produziu o produto deve ser responsável pela reciclagem ou destinação final de sua mercadoria, fazendo com que o plástico volte a servir a ao entrar novamente na cadeia de produção humanidade. Sabemos que infelizmente isso não ocorre, por isso, precisamos resolver o problema de outra maneira. Ao invés de utilizar o plástico eterno convencional vamos somente fabricar e utilizar o plástico de ciclo de vida curto oxi-biodegradável.

E o que o lixão do pacífico tem a ver com as petroquímicas e a plastivida?

Tudo, absolutamente tudo, visto que de todo o lixo que se encontra nesta área que é maior que a soma dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás 27% correspondem a sacolas plásticas de uso único, que são utilizadas aos bilhões ao redor do planeta e são descartadas em qualquer lugar.

Essas sacolas, que demoram mais de meio milênio para se degradarem, que não são recicladas porque não tem valor de mercado – qual o catador que se dispõe a coletar mais de 800 sacolas para alcançar um quilo e receber por elas 15 centavos? – que o vento leva sempre para o local mais baixo do terreno, acabando assim em galerias de esgoto, que irão desembocar em rios e por fim nos mares, poluindo todo o planeta sem obedecer fronteiras, porque uma sacola consumida na Mongólia pode vir parar no Rio de Janeiro.

Daí vem a plastivida dizendo que sacola plástica não é um problema e pior, para fazer seus patrões das petroquímicas faturarem mais, ainda inventam a maldita sacola mais grossa, que irá demorar ao menos um milênio para se degradar e ainda não resolvendo o problema da reciclagem – de novo, se a sacola é 30% mais espessa gerando assim 30% a mais de lucro para as indústrias mas mesmo assim o catador ainda terá que coletar 600 sacolas para ganhar 15 centavos.

Imagine você se não existisse o plástico oxi-biodegradável, quanto plástico ainda não estaria no ambiente como uma herança maldita para os seres que ainda não nasceram por várias gerações.

O Paraná saiu na frente nesta luta, porque desde 2006, quando a primeira rede de supermercados do país – Supermercados Canção – iniciou o uso das sacolas de compra oxi-biodegradáveis e até agora o Paraná já deixou de utilizar mais de 15 bilhões de sacolas de plástico eterno convencional em umano e se somarmos aos outros estados do país que já adotam a tecnologia de plástico de rápida degradação, entenderemos que um pequeno gesto, que é trocar um plástico de 500 anos por um plástico de 18 meses para se degradar, fará toda a diferença para nossos oceanos.

O que será que a plastivida e as petroquímicas, seus patrões tem a dizer da matéria abaixo, veiculada no Fantástico de 15 de fevereiro de 2009?

Será que eles ainda irão insistir nesta história de sacola 30% mais grossa? Será que não ficarão ao menos com vergonha de estarem destruindo o planeta?

Bah tche, não responda, foi uma pergunta retórica. É claro que sabemos que a eles não importa a extinção em massa de organismos marinhos ou terrestres, ou a própria extinção da raça humana, o importante é o lucro

Pela lei, quem produz uma mercadoria é responsável por todo o seu ciclo de vida, inclusive pelo destino final, mas como eles são poderosíssimos, o que lhes importa a lei …

Cabe a nós ONGs, consumidor, governo, impor-lhes limites, através de multas, leis, denúncias, porque se depender deles … adeus planeta terra.

Clique na imagem para ver a matéria. 

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90]

Este Post tem 5 Comentários

  1. Nossa! Muito interessante a matéria de vocês!
    apoio e concordo em tudo o que está citado no texto.
    e fico muito feliz em saber que há pessoas preocupadas com o nosso planeta =/ porque infelizmente não são todas as pessoas que pensam assim.

    Boa Sorte!

  2. Eu sou estudante de Meio Ambiente, faço curso Tecnico e é muito importante a preservação do meio ambiente para nós!
    O texto de vocês é muito específico e o vídeo o torna mais
    visível
    para entedermos que toda ação tem uma reação e por um todos pagam.
    E, em uma batalha todos lutam se é para o bem de todos.
    ADOREI O SITE DE VOCêS.
    CONTINUAM ASSIM POIS AINDA FALTA MUITA CONCIENTIZAÇÃO NO MUNDO..
    VALEU…

  3. Temos um produto e um conceito que vem ao encontro dos interesses desta ONG.

    Temos a coleta seletiva e a logística reversa como nossos aliados.

    Caso queiram obter mais informações solicito entrarem em contato conosco.

  4. [blee]nossa nem eu sabia disso imagine que mora por perto eu não quero nem pensar.

    MEU DEUS QUADO ISSO VAI ACABAR
    EU SEI QUANDO TODO MUNDO SABER O QUE É ISSO…

  5. Parabenizo vcs por esta iniciativa que para a nova geracao vai contribuir bastante . Nos seres humanos temos que cuidar bem da nossa vida que e unica e quando cuidamos do meio ambiente estamos cuidando do ar que respiramos da agua que nos bebemos e damos as nossas criancas . Com isso vem a necessidade de entendermos o porque da preservacao da natureza do meio ambiente. Neste momento para esse assunto das sacolas plasticas vejo da seguinte forma. Nos consumidores temos as seguintes obrigacoes. Preservar o meio ambiente,garantir os meios para transportar nossos objetos de conssumo, garantir os empregos de todos e todas (pais de familias) que trabalham na industria do plastico, com isso vejo como saida. Atraves de lei federal toda industria do plastico ter em suas unidades um sistema de reciclagem obrigatorio . Com isso iria responsabilizar os proprios fabricantes. Iria gerar mais empregos diretos e indiretos com os cooperados, fica ai minha observacao e contribuicao para o momento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top