skip to Main Content

Supermercados de Descalvado vão eliminar sacolas plásticas

EPTV de 08 de junho de 2009

O Ministério Público fez um acordo com os 33 supermercados de Descalvado para a substituição das sacolas plásticas pelas retornáveis até o final de 2009.

A partir de 1º de janeiro de 2010, quem descumprir o termo de conduta firmado recebe multa de R$ 10 mil por infração cometida.

De acordo com o promotor do Meio Ambiente de Descalvado, Alexandre Andrade de Pereira, esse é o primeiro acordo do tipo no País. Os próprios supermercados vão oferecer as sacolas retornáveis aos clientes. “Os supermercados vão se unir para fazer um pedido único para baratear o custo das sacolas e vão repassá-las a preço de custo para a população”, explica o promotor.

Em primeiro de abril de 2009 a cidade de Xanxerê, em Santa Catarina foi o primeiro município no país a banir as sacolas de plástico de uso único dos supermercados.

O impacto será grande, em apenas um supermercado da cidade são utilizadas de 90 mil a 100 mil sacolas por mês, totalizando 1,2 milhão de unidades por ano.

O presidente da Associação Comercial de Descalvado, José Alberto Bonani, acredita que a conscientização da população será um desafio.

“É muito cômodo para o consumidor passar na frente do estabelecimento e entrar sabendo que vai levar o produto acondicionado na sacolinha. Nosso problema é conscientizar que a sacolinha é prejudicial ao meio ambiente”, afirma.

Em Xanxerê não houve problema algum, afinal, o ser humano é altamente adaptável, pode reclamar mas em uma semana já se acostumou.

É só não ter sacola no caixa que o cliente se vira, se arranja, afinal, o supermercado – e o varejo na sua totalidade – vendem o produto, como o cliente leva para casa, se de bicicleta, de carro, caminhando, com sua sacola, com carrinho de feira, na mão, é problema do cliente.

Essa história de dar sacolinha para levar uma bala está plastificando nossa casa, o planeta.

Alguns estabelecimentos já fazem esse trabalho. Em Indaiatuba, região de Campinas, um supermercado já vendeu mais de 4 mil sacolas retornáveis em um ano. “Ao passar pelo caixa, o cliente já é incentivado pela operadora a comprar a sacola retornável”, afirma o gerente Leandro Pletz.

Nem todos na cidade são favoráveis à mudança. “Vai ficar elas por elas. Se a gente usava a sacolinha para (colocar) o lixo, não vai ter mais esse recurso, então vamos ter que comprar saco plástico para colocar”, afirma a dona de casa Regina Gonçalves.

Aiaiai, quanta reclamação. O saco de lixo – oxi-biodegradável preferencialmente – é feito para acondicionar o lixo. A maldita sacolinha plástica vaza o lixo orgânico e por isso a dona de casa sempre usa mais de uma, ela perde um monte de espaço para acondicionamento na alça, enfim, não é apropriada para acondiconar lixo.

Aulinha de como economizar em sacos de lixo: use uma caixa de papelão para colocar o lixo reciclável, que corresponde a 75% do volume do lixo gerado em uma residência. Quando colocar o lixo para recolhimento volte com a caixa para casa, que pode ser utilizada indefinidamente e assim você estará economizando na compra do saco de lixo para acondicionar o lixo reciclável.

Quanto ao lixo orgânico e lixo de banheiro, normalmente são utilizados sacos de 15 ou 30 litros, que são extremamente baratos. O lixo orgânico somado ao lixo de banheiro corresponde a 50% do peso do lixo mas a apenas 25% do volume.

Está vendo porque o consumidor está reclamando a toa? É só começar a separar o reciclável que ele fará uma economia danada.

Mas quem já mudou o hábito de levar a sacolinha pra casa dá o exemplo. “Eu educo meus filhos para contribuir com o meio ambiente. Pode ser uma prática pequenininha, mas eu acho que é daí que temos que começar”, afirma a vice-diretora de escola Nicéia Maria Gaspar.

Parabéns ao promotor – ou promotora – de descalvado pela atitude consciente, que além de desplastificar rios e bueiros da cidade, aumentará a vida útil do aterro da cidade em 10%, já que de todo o resíduo coletado em uma cidade, 10% é composto de sacolas de plástico de uso único.

Outros dados, 20% de todo o resíduo de uma cidade é composto de plástico.

80% de todo o plástico é utilizado somente uma vez e depois descartado para ficar por 5 séculos poluindo o planeta e acabando com o espaço em aterros e lixões. Estamos falando aqui de embalagens de xampu, garrafas PET, pode de margarina, de sorvete, embalagem de pão e mais uma infinidade de embalagens.

O futuro já começou, com uma pequena semente plantada pela FUNVERDE em 2005, que se comprometeu a desplastificar este país o mais rapidamente possível, pois a cada ano que as sacolas estão presentes no comércio, é uma montanha de plástico a mais que nossos descendentes terão que se livrar, os pobrecitos já nascerão com um passivo ambiental que nem é deles, é dos seus antepassados. Não podemos permitir que nossos descendentes paguem por nossos pecados.

Temos que banir imediatamente as sacolas de plástico de uso único e o resto do plástico de uso único, que são embalagens de produtos tem que ser o mais rapidamente possível fazer a transição para plástico oxi-biodegradável, que em 18 meses já terá se incorporado novamente à terra.¨

This Post Has One Comment

  1. Meus caros, como tudo isso seria desnecessario se invés de implantar algo novo, houvesse a conscientização da reciclagem deste material, o plastico e 100% reciclvél e sua grande versatilidade não deveria dezaparecer, o que aconteceu com a coleta seletiva, será que tava dando muito trabalho é ninguem pensa nos postos de trabalho que a reciclagem pode gerar ou a propria produção de polimeros, ao inves disto querem implantar uma nova sacola com a imagem que esta não gera poluição ou seja joguem seus sacos oxi_biodegradavéis em qualquer lugar pois em 18 mese ele não vai mais estar lá, realmente não vai esta la mais com certeza em 18 meses ele ja entupiu varios bueros causando varios desastres, realmente vamos conscientizar não com o mais facil mais sim com o correto saibão usar o lado bom das coisas e naum extinguilas como se naum service pra nada, desculpe mais da um ar estranho como se houvesse algum interesse de algumas pessoas, salve as sacolas plasticas da extinção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top