skip to Main Content

Teresina, PI – sancionada a lei que proíbe sacolas plásticas

O prefeito de Teresina Sílvio Mendes sancionou a Lei Nº 3.874 de 09 de junho de 2009, que proíbe a utilização de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. A lei entrará em vigor a partir do dia 2 de janeiro de 2010. Todos os estabelecimentos comerciais e fornecedores de embalagens deverão se adequar à necessidade de produção de sacolas biodegradáveis.

De acordo com a lei, os estabelecimentos comerciais, farmácias, lanchonetes, panificadoras, açougues, laboratórios de análise clínicas, hospitais, comércios e prestadores de serviços em geral ficam obrigados a utilizar para acondicionamento de produtos e mercadorias em geral sacolas biodegradáveis ou oxi-biodegradáveis, ou, ainda, de papel ou tecidos retornáveis.

“A utilização de embalagens biodegradáveis, com destaque para adoção da celulose como matéria-prima, é recomendada pelos organismos internacionais de proteção e defesa do meio ambiente. Países como Alemanha, Canadá, Estados Unidos e França já adotam esses mecanismos há várias décadas. Teresina parte na frente entre as cidades brasileiras preocupadas com a preservação do meio ambiente”, explica Clóvis Freitas Júnior, secretário municipal de Meio Ambiente.

Os estabelecimentos comerciais com mais de 150 funcionários estarão obrigados a implantar de imediato a exigência da lei, bem como farmácias, lanchonetes, panificadoras e afins que possuírem mais de 25 empregados. Os demais estabelecimentos de Teresina só estarão obrigados a utilizar as sacolas após seis meses da vigência da lei.

As sacolas oxi-biodegradáveis possuem as mesmas características, com a vantagem de se decomporem entre seis e 18 meses.

Fonte – TV Canal 13 de 23 de outubro de 2009

Foto –  pixelhut

Maravilhosa notícia, agradabilíssima, num terrível momento para nós, protetores do planeta, em que a braskem e plastivida atacam de bons moços com suas propagandas vagabundas idolatrando o plástico – jogaram 7 milhões na mão do Washington Olivetto, para a W mostrar o plástico como o salvador da civilização -, fazendo lavagem cerebral na população deste país, para que se esqueçam que mais de 20 bilhões de sacolas plásticas de uso único são jogadas no nosso solo todos os anos e lá permanecerão, por 5 séculos ou mais, como passivo ambiental que nossos mais longínquos descendentes terão que mitigar.

Isso porque a brastimorte – palavra nova, adivinhem junção de que e quem adivinhar envie uma mensagem – não quer se responsabilizar pelo lixo que cria, apenas quer usufruir pelo lucro que o plástico gera. Estamos falando em centenas de bilhões de Reais por ano.

Veja bem que atacamos somente o plástico de uso único, aquele que é usado por minutos e depois é descartado, não estamos falando de bancos de plástico, escadas, peças de automóveis … este plástico quando perde sua utilidade não acaba voando pelas cidades, não acaba em fundos de vale e mares.

Atacamos mais firmemente ainda as sacolas plásticas de uso único de plástico convencional, que tem que ser banidas da sociedade moderna, como uma invenção totalmente inútil, que está nos sufocando em um mar de plástico, isso em menos de 30 anos de uso. Imagine se não agirmos agora para banir esta invenção infernal, como estarão nossos descendentes após 300 anos de uso dessas sacolas infernais, certamente não haverá mais solo para se pisar neste planeta, apenas o plástico sob nossos pé. Imagine também como estará o oceano, que hoje já tem muitos lugares mortos por causa de partículas de plástico.

Temos que agir agora contra este vilão que é o plástico indestrutível, o plástico convencional, antes que seja tarde. Saiba que estas propagandas da brastimorte pretendem ser como uma venda para seus olhos, uma verdadeira lavagem cerebral. Oponha-se a isto, não seja enganado.

Apóie estas novas leis que estão sancionadas em todo o território nacional e, quando a plastimorte armar as suas audiências públicas fajutas para derrubar estas leis do bem, esteja lá, convide seus amigos, vizinhos e parentes para enxotarem estes bandidos de sua cidade.

Não deixe somente para nós ambientalistas, resolverem os problemas do planeta, porque você vive neste mesmo planetinha azul e a responsabilidade pelo futuro da humanidade é tanto nossa quanto sua.

Este Post tem 2 Comentários

  1. e as lojas de produtos baratos.o que farão?Imagine uma compra de 05 produtos de $1,00.Qual o tipo de embalagem vai compensar um lojista fornecer esses produtos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top