skip to Main Content

Diga não às sacolas plásticas feitas de comida – Duas capitais irão copiar o projeto das sacolinhas criado por Jundiaí

Belo Horizonte, MG será a primeira capital, em Brasil; Vitória, ES será a segunda, a partir de julho próximo

O governo de São Paulo se reuniu com a Apas (Associação Paulista de Supermercados) na tarde desta sexta-feira para discutir que a implantação do programa de extinção das sacolinhas plásticas, criado por Jundiaí, seja expandido para todo o estado. Esse projeto está de se espalhando pelo país.

A Apas anunciou que Belo Horizonte será a primeira capital a adotar o programa de Jundiaí, a partir de 18 de abril, e Vitória, ES será a segunda, a partir de julho próximo.

Jundiaí extinguiu as sacolinhas plásticas dos supermercados em agosto do ano passado. O programa, desenvolvido pela Apas, teve apoio da Prefeitura de Jundiaí.

Nos últimos seis meses, Jundiaí retirou de circulação 480 toneladas de plástico e 132 milhões de sacolas distribuídas em supermercados. Esse é o resultado da campanha pioneira implantada na cidade, que pretende extinguir as sacolinhas plásticas tradicionais, substituindo por opções de embalagens retornáveis e métodos alternativos de transporte de mercadoria.

O município reduziu em 95% a distribuição das sacolas plásticas nos supermercados desde o início da campanha. Anteriormente, Jundiaí produzia 22 milhões de sacolas/mês, o equivalente a 80 toneladas de plástico filme.

O resultado foi possível com as sacolas biodegradáveis, que nesses seis meses já tiveram 12 milhões de unidades vendidas ao preço de R$ 0,19 e também com as bolsas em tecido TNT (um tecido produzido com fibras desorientadas e aglomeradas), capaz de acondicionar até 15 Kg, ao preço de R$ 1,85

Fonte – Agência Bom Dia de 18 de fevereiro de 2011

Apoimos em parte este projeto desde o início. Só em parte, porque tem algo muito, mas muito errado mesmo, em roubar alimento da boca de milhões de famintos para fabricar sacolas que serão utilizadas por meia hora e depois jogadas no planeta. É o mesmo que ir a um restaurante, pedir uma refeição maravilhosa e quando esta chegar, pedir para o garçom jogar na lata de lixo. Uma imbecilidade, um crime.

Peloamordamãe terra, tem algo muito errado com a humanidade, estão todos ficando retardados. Entendam que comida é para alimentar a humanidade e não para fabricar sacolas.

Estas malditas sacolas feitas com comida são um crime contra a humanidade, é assinar uma sentença de morte para os humanos do futuro, nossos descendentes que ainda nem nasceram. Pensem, raciocinem, parem de assistir novela e ir a shopping para consumir, aprendam que toda ação corresponde a uma reação, que para produto fabricado, é necessário utilizar recursos naturais planetários finitos.

No caso da porcaria da sacola plástica de uso único de comida, é utilizada terra fértil, água potável para plantar alimento que será desviado, roubado do prato dos humanos para fabricar esta sacola para usá-la por apenas meia hora.

A cada safra plantada, o solo perde fertilidade e enquanto isso continuam a queimar nafta nas unidades de refino de petróleo. Para cada barril de petróleo transformado em gasolina ou diesel … existe uma produção de nafta, que é um rejeito, uma sobra do refino que corresponde de 3 a 7% e que se não for utilizada para fabricar plástico , será queimada na usina, contribuindo assim com o aquecimento do planeta. Enquanto nossa matriz energética for o petróleo, temos que utilizar a nafta para fabricação do plástico, quando este for necessário, é claro.

Agora, a pergunta que não quer calar: quem ganha com a sacola feita de comida? Só os petromafiosos e seus asseclas,  porque todo o resto da humanidade só perde com o roubo de comida para fazer sacola.

Sacola de comida é toda a sacola feita com alimentos, a exemplo de batata, arroz, mandioca, milho cana de açúcar.

O único problema com o plástico do petróleo é que ele demora 5 séculos para se degradar e por isso a FUNVERDE, desde 2005, apoia e incentiva a fabricação, comercializaçção e utilização de plástico com ciclo de vida útil controlado para o plástico de uso único, plástico este que corresponde a 80% de todo o plástico fabricado. Este tipo de plástico em 18 meses já terá se biodegradado, é um plastico ambientalmente correto, mas, como dissemos anteriormente, deve ser utilizado somente onde não pode ser substituído por embalagens retornáveis.

Não somos contra cobrar pelas sacolas, muito pelo contrário. A última lei que redigimos para banir as sacolas plásticas prevê a cobrança de 30 centavos por sacola para desestimular sua utilização, mas as sacolas devem fabricadas com com plástico oxibiodegradável. Por que 30 centavos? Porque cada sacola custa para o varejista no mínimo 3 centavos e na lei prevê a cobrança de 10 vezes o valor da sacola. Esse é o truque, fazer a sacola pesar no bolso. Ninguém sai de um supermercado com menos de 10 sacolas e com a cobrança de 30 centavos, o consumidor irá pagar 3 Reais por essas 10 sacolas e irá pensar muito na próxima vez que for às compras, porque é um valor significativo.

Cobrar pelas sacolas é um incentivo para o consumidor criar o hábito de usar sacola retornável, é uma educação ambiental incentivada pelo bolso.

Sem dúvida, a melhor solução para carregar compras, é a sacola retornável, como já sabiam nossas avós.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top