skip to Main Content

Xanxerê, SC – o futuro começou hoje

shastadaisy~

Bom dia cidadão de Xanxerê, se você for às compras hoje, não esqueça de levar suas sacolas retornáveis porque a partir de hoje, nada mais de sacolas gratis nos supermercados e em outros estabelecimentos que aderiram ao projeto.

Se não está em seus planos fazer compras hoje, mude de idéia e saia de casa, respire o ar da civilização, faça você também parte deste dia histórico, o dia em que a cidade se livrou das sacolas de plástico de uso único, totalmente dispensáveis, uma invenção que jamais deveria ter ocorrido.

Você poderá dizer para seus netos, no futuro, que você fez parte do movimento de desplastificação do planeta, que graças à sua cidade e a você, o mundo mudou para melhor, orgulhe-se deste dia, cidadão de Xanxerê.

Parabéns aos supermercadistas de Xanxerê, que se uniram para mudar o mundo, parabéns ao governo da cidade que através da secretaria municipal de educação está realizando o projeto e parabéns aos parceiros do projeto que são a Secretaria Estadual de Educação  de Santa Catarina, e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Xanxerê e a Agenda XXI.

Parabéns a você consumidor, que abandonou o vício no plástico.

Xanxerê recolhe 40 toneladas de lixo por dia e sabemos que 10% de todo o lixo corresponde às sacolas plásticas de uso único, então, apenas com este projeto, o aterro de Xanxerê terá sua vida útil aumentada em 10%, nada mais de sacolas voando ao sabor do vento, entupindo bueiros e matando animais asfixiados, a prefeitura economiza em limpeza pública, o supermercadista economiza ao não comprar as sacolas – 7% do custo operacional de um supermercado vem da aquisição das sacolas -, a cidade fica mais bonita e os humanos que ainda nem nasceram agradecem.

Enquanto em Maringá nós tentamos implantar este projeto em 2008 e não conseguimos graças a apenas um supermercadista que se recusou a fazer parte do projeto – lembra disso Carlos? – , o projeto estreiou em Santa Catarina, em Xanxerê, onde todos os supermercadistas se uniram para fazer sua parte pelo planeta, parabéns para eles.

É realmente uma pena, porque sempre queremos que Maringá seja a primeira a estrear todos os projetos da FUNVERDE, mas desta vez não deu.

Agora queremos ver se eles vão concordar com o dia sem sacola, com o desconto para quem não levar sacolas, com a cobrança para quem quiser usar sacolas plásticas de uso único, porque se não quiserem, tem muitas cidades e estados que querem e estão fazendo, ganhando marketing espontâneo, ao contrário da nossa amada Maringá. Perde a cidade, perde a população pela falta de união dos supermercadistas.

Este Post tem 4 Comentários

  1. A partir dessa iniciativa, passamos o assunto a AMPE de Blumenau SC. Hoje existe Projeto de Lei na Câmara de Veradores que sugere exatamente isso: Extinção das sacolas plásticas nos supermercados. Após as grandes tragédias normalmente existe uma reflexão sobre os erros com o meio ambiente. E o povo de Blumenau não pode errar mais…

  2. Sou xanxerense e aprovo a iniciativa dos supermercadistas da cidade e da secretaria do meio ambiente que estão pensando no futuro e no nossos filhos e netos.
    Parabéns e espero que se torne lei em grandes cidades e capitais de nosso pais.

  3. Parabéns aos lideres e para comunidade de Xanxerê, por mostrar para país que é possivel VIVER sem sacolas plásticas. Sou designer de produto desenvolvi o Porta Garrafas Pet, é mais um aliado para diminuição do uso das sacolas plásticas.
    Parabéns Xanxerê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top