skip to Main Content

A última pérola do Jornalista Edson Lima, agora sobre a invasão das calçadas pelo comércio

 

Da coluna do Edson Lima, no jornal O Diário do Norte do Paraná dia 3 de setembro de 2009:

“Absurdo – Como pode, em apenas um mês, 1,5 mil comerciantes serem notificados porque não cumprem a lei das calçadas?”

“Perda – Eles podem usar 25% da calçada para expor seus produtos, mas, como está, até isso podem perder. Vão ter prejuízos enormes, se nada puderem mostrar fora da loja.”

Maringá, como muitas cidades, vive uma situação que até pouco tempo era raro, o comerciante está cada dia utilizando mais e mais as calçadas para expor suas mercadorias.

Acompanhe os post anteriores em http://funverde.wordpress.com/2008/02/03/porque-tenho-a-sensacao-de-morar-no-paraguai-parte-i/ e

 http://funverde.wordpress.com/2009/03/16/maringa-pr-promotoria-do-meio-ambiente-quer-desocupacao-das-calcadas/ e

http://funverde.wordpress.com/2009/02/11/maringa-cidade-infernal/ e

http://funverde.wordpress.com/2009/03/17/a-calcada-nao-pertence-mais-ao-pedestre/

Desde que a fiscalização finalmente começou a mostrar serviço no segundo semestre de 2009 – com muitos anos de atraso, devemos salientar – o pedestre finalmente pode começar a transitar livremente pelas calçadas da cidade e pensamos que o problema finalmente havia sido resolvido, afinal, faz anos que ligamos para a prefeitura, ligamos para a ouvidoria, ligamos para a fiscalização, demos várias entrevistas sobre o assunto e postamos matérias com fotos na página.

Daí vem o colunista do principal jornal da cidade falar as besteiras acima. Mas é uma brincadeira de mau gosto mesmo. O que motiva este sujeito a desrespeitar o pedestre deste jeito? Edson, a calçada pertence ao pedestre e somente ao pedestre.

A CALÇADA NÃO PODE SER USADA para expor mercadorias, banners, totens, venda de mercadorias paraguaias, caixas de som com propagandas das lojas e suas músicas imbecis nos ensurdecendo, pessoas ficarem distribuindo folders que serão descartados daqui a cinco metros no chão para depois ter que gastar dinheiro público para os garis varrerem a sujeira, pessoas perseguindo outras para oferecerem empréstimos, locutores berrando chamando o comprador.

A CALÇADA NÃO PODE SER  pintada de cor diferente, colar propaganda no chão, despejar papel picado que depois irá parar nos rios, pendurar arcos com balões, bandeirolas, tudo o que acontecia na cidade.

O comerciante não pode usar os 25% da calçada, porque a lei maior é a federal, esta lei a que você deve estar se referindo foi uma lei muito imbecil que a vereadora Edith Dias, na gestão passada,  fez para beneficiar o comércio em detrimento ao pedestre e já há anos estamos tentando derrubar esta lei.

Quando a loja se estabeleceu no local,  ela deve ter calculado qual a área necessária para sua instalação e a calçada JAMAIS deve ser contada neste cálculo. Por que você diz que ele terá prejuízo? Se ninguém estiver usando a calçada, todas as lojas terão uma concorrência justa, o comerciante deve investir sim, em vitrine para chamar o consumidor mas jamais botar um locutor para berrar em nossos ouvidos.

Edson, olhe as fotos acima, é disso que você gosta, você acha lindas e maravilhosas as cenas acima? Você gosta de caminhar no meio deste caos?

São atitudes assim que levaram a humanida a ficar estagnada, temos que mudar e mudar para melhor, tornarmo-nos mais civilizados e você que assina uma coluna no jornal, deveria dar o bom exemplo e não ficar falando estas besteiras.

Nunca, jamais, o interesse de um empresário pode estar acima dos interesses da coletividade, leia, aprenda e evolua.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top