skip to Main Content

Ai meu saco, que semaninha cinza

Nathan Moody

Não, não estou me referindo ao clima, que por sinal está o inferno na terra, ontem deu 32 graus e não tem uma nuvem no céu, em pleno inverno no sul do país.

O vento quente está deixando o clima muito seco e por isso, tivemos que aguar o plantio de sábado passado do canto das ervas, para que elas não sofram muito durante a semana. Só que que como todos trabalham, fomos fazer isso às oito da noite, fazer o que, está achando que vida de ecoativista é fácil, é?

Estou sem ânimo para escrever porque esta semana está uma verdadeira merda – tá, sei que merda é orgânica, mas nem por isso preciso achar legal -, é só notícia que desanima qualquer pessoa que tenha clorofila correndo nas veias. Dá vontade de dizer CHEGA!, que vá tudo para a PQP.

Veja só um exemplo da minha revolta. Na segunda de manhã fui olhar o robô que me manda notícias ambientais e sobre a FUNVERDE. Li vários blogs de pessoas alopradas, que estão pouco se lixando para o planeta, desde que seus umbigos estejam bem. Conhece a lei do umbigo? Para que olhar para os lados, para os problemas dos outros, afinal, se meu umbigo estiver limpo, que os outros se preocupem com os seus próprios umbigos. Meu umbigo, o centro do meu corpo, o centro do meu universo, com esse me preocupo, já com o resto da humanidade … Leia as pérolas a seguir de uma tal de Lívia, que resumem o que li nos outros blogs de marcianos, sim, marcianos, porque se morassem neste planeta, estariam preocupados com o futuro da humanidade e certamente fariam sua parte.

– “O que eu faço pra colaborar com a sustentabilidade do planeta? Nossa, nem sei… Vamos ser sinceras, eu poderia fazer muito mais.”

“Separar lixo não rola, pelo menos não em casa.”

“Tento reutilizar embalagens. Verificar selos de sustentabilidade de empresas, infelizmente não faço, tem muita enganação.”

“Ecobags tenho umas 3, mas acho q nunca usei.”

“Aproveitando, não sou contra as sacolas, tá? É claro q o povo abusa, mas eu uso as sacolas pra colocar lixo, não rola eu comprar sacos de lixo só para esta ocasião, venhamos e convenhamos.”

“O que eu ainda posso fazer? Sinceramente, acho q não tem muita coisa não… Nós ficamos muito engessados pela falta de infra-estrutura, e é uma cadeia, não adianta jogarem tudo pra cima da gente.”

“E as sacolas, q agora são vilãs? Gente, a vida toda na minha casa a gente usou pra jogar lixo. Isso se chama reutilização de embalagens. Agora querem q a gente compre ecobags (q minha avó usa desde menina) e sacolas (!!!!!) de lixo e diga não às do mercado, q elas poluem o ambiente, apesar de serem recicláveis. Sim, mas e cobrar dos fabricantes q as façam com material biodegradável, q é bom, nada, né? Os donos de mercado ganham 2x nessa: vendem o saco de lixo e a ecobag e ainda economizam com as sacolas. E o Brasil chafurdando na lama. Humpf.”

Perai, estamos aqui com vários projetos para diminuir os resíduos e vemos as pessoas pensando que o problema não é delas, e pior, achando suas atitudes super normais, diabos! E ainda posando de coitadinhos, injustiçados, como se dissessem, o Brasil tá uma merda por causa dos políticos, então, porque eu também não posso agir como um merda?

A pessoinha acima não separa lixo, gera lixo ao usar sacolas de uso único, isto é, nem o básico faz. Esse é o retrato do cidadão normal, achando que o mundo sempre estará aí para ele desfrutar, como férias eternas.

O lixo tem sim que ser reciclado na fonte, por quem o gera. Se você está sujo você não toma banho? Se sua roupa está suja, você não a lava? Se sua casa está suja, você não a limpa? Então, qual a diferença entre limpar sua casa, sua roupa e seu corpo e limpar o planeta? O planeta é a extensão da sua casa, do seu quintal, da sua rua, do seu bairro … É sua obrigação manter tanto sua casa quanto o planeta limpo.

Pessoas assim não deveriam habitar este planeta. Já dizia Carl Sagan, que este planeta está precisando de mais tripulantes e menos passageiros. Isso porque os tripulantes cuidam da nave para que ela sempre funcione. Já os passageiros, querem só se divertir, não importa a bagunça e sujeira que causam.

Vai cair a mão das pessoas ter que usar sacolas retornáveis? Essa história de usar sacola de supermercado para lixo é uma tremenda imbecilidade,  típica de pessoas preguiçosas e egoistas. Uma pessoa usa em média 1.000 sacolas por ano e põe o lixo para fora uma vez por dia. Exagerando, uma pessoa usa 365 sacolas para por o lixo por ano e o resto vai embora dentro de uma sacola como lixo. Sacolas de supermercado jamais são recicladas, pois não tem valor comercial. Sacos de lixo são fabricados a partir de material reciclado e portanto são ideais para colocação de lixo.

A sacola que você recebe no supermercado tem seu valor embutido no valor da sua compra, portanto, dê preferência aos supermercados que dêem desconto quando você leva sua própria sacola.

Ao reciclar, você estará economizando 75% na utilização de sacos de lixo.

Credo, até quando vou ter que bater na mesma tecla? Acordem humanos, ou logo não teremos mais um lar para morar, o clima está se tornando cada vez mais inóspito, graças ao nosso egoísmo, à nossa preguiça. Ou vocês acordam ou logo estaremos extintos.

Adorei o “não rola” que ela adora repetir. Dá vontade de rolar a pessoa penhasco abaixo, para que pare de poluir o planeta. Bando de folgados, egoistas, preguiçosos.

Semana do mau humor ambiental! Bad Day, Bad Temper, Bad Idea, Bad Crop, Bad Processing, Bad Crop again, Bad Lighting, Bad Mood …. Fuck, Bad it all to hell!

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top