skip to Main Content

Criciúma – SC, supermercados oferecem sacola retornável

Diário Catarinense de 11 de março de 2009

Redes obedecem TAC assinado em 2008 com o MP

Os supermercados de Criciúma passaram a oferecer, em 2009, sacolas retornáveis, obedecendo a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo promotor de Justiça Luciano Trierweiller Naschenweng.

O supermercado Angeloni foi o último a aderir à proposta, já aceita pelos estabelecimentos Giassi e Bistek, em todas as lojas de sua rede e, ainda, pelos supermercados Althoff, Lisandra, Manentti, Martins, MM Rosso, Moniari, Cooperativa de Consumo dos Operários da Região Carbonífera (Cooperca) e Minato, em Criciúma.

De acordo com a proposta do Ministério Público, os supermercados devem disponibilizar sacolas retornáveis aos seus clientes, a preço reduzido, para a estimular sua adoção.

Senhor promotor Luciano Trierweiller Naschenweng – se alguém souber como se pronuncia o nome do promotor me de uma ajuda, porque apesar de lindo é de dar nó na língua – parabéns pela iniciativa, é isto que nós cidadãos brasileiros, esperamos das nossas autoridades.

Doutor Manoel Ilecir Heckert, também queremos que TODOS os supermercados de Maringá assinem um TAC – para quem não sabe o que é, quer dizer termo de ajustamento de conduta, quando alguém se compromete com o ministério público a fazer alguma coisa com data marcada e se não fizer … – e que todos eles ofereçam sacolas retornáveis até o meio do ano de 2009.

Em Maringá, assim como em todas as outras 398 cidades já obrigatório o uso de sacolas de plástico oxi-biodegrádável desde 2008, sob pena de multa diária de 70 mil, mas a maioria desses supermercados ainda não está oferecendo a sacola retornável, que é a etapa final do nosso projeto de desplastificação do país.

Só para relembrar, em 2004 decidimos que iríamos desplastificar o país e em 2005 iniciamos o projeto sacolas ecológicas, que num primeiro momento seria trocar as sacolas de plástico eterno – 5 séculos poluindo o planeta para mim é uma eternidade – por plástico oxi-biodegradável que em 18 meses já terá se degradado.

A segunda etapa é a proibição de qualquer tipo de sacola de uso único e a volta das sacolas retornáveis.

Estamos lutando com unhas e dentes para finalizar este projeto até 2010 e estamos conseguindo, apesar de nossos poderosíssimos inimigos da petromáfia.

Se você for promotor, vereador, deputado, prefeito, faça sua parte, obrigue o varejo a fazer também a parte dele, vocês tem o poder de fazer a lei ser cumprida, nos ajude a mudar o mundo.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top