skip to Main Content

Em busca da sustentabilidade ambiental

O governo do Paraná dando o exemplo.

Há aproximadamente duas décadas buscávamos incorporar a variável humana no processo de desenvolvimento econômico, em busca de um sentido social. Hoje, estamos trabalhando para incorporarmos a variável natureza em nosso modelo de desenvolvimento.

O que buscamos é o Desenvolvimento Sustentável, que se traduz em garantir as necessidades do presente sem comprometer as necessidades das futuras gerações.
Isto já representa uma mudança de pensamento ao inserirmos o componente ambiental no desenvolvimento de todo um Estado, de toda uma nação. Mas ainda não é suficiente. É preciso discutir mais propostas, ações e executa-las, assim como o nosso governo vem fazendo.

Nesta semana, o Programa Desperdício Zero – coordenado pela secretaria de Meio Ambiente contatou a Associação Brasileira de Indústria e Iluminação (Abilux) solicitando informações sobre o número de lâmpadas comercializadas no Estado. O documento também foi enviado às quatro principais fabricantes brasileiras de lâmpadas, que terão onze dias para apresentar as informações, propostas, alternativas e ações para reciclagem de lâmpadas usadas.

Além disso, em uma ação conjunta com o Ministério Publico Estadual estaremos nos reunindo com as concessionárias automotivas e revendedores de pneus para tratarmos da destinação final de pneus usados.

A mesma proposta foi encaminhada a Associação de Supermercados do Paraná (APRAS) que deve apresentar soluções alternativas para as 80 milhões de sacolas – cerca de 20 toneladas de plástico – que são utilizadas, por mês, no Estado.

A idéia é convocar os grandes geradores de resíduos para incentivar a reciclagem e reutilização de materiais – diminuindo a quantidade de lixo encaminhado aos aterros sanitários.

É importante destacar que para se alcançar o Desenvolvimento Sustentável a proteção do meio ambiente tem que ser entendida como parte integrante e fundamental do processo de desenvolvimento – não podendo ser considerada isoladamente.

Os valores que orientam o Paraná na busca pelo melhor modelo de desenvolvimento com sustentabilidade são: o princípio da precaução, ética, responsabilidade e participação social. Esse é o grande caminho que temos a seguir. (O lobo guará)

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top