skip to Main Content

Gravataí, RS – lei de sacola ecológica

O Vereador Ricardo Canabarro protocolou um projeto de lei que sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais utilizarem para o acondicionamento de produtos o uso de embalagens plásticas oxi–biodegradáveis.

As sacolas oxi–biodegradáveis são aquelas que apresentem degradação inicial por oxidação acelerada por luz e calor e posterior capacidade de ser biodegradada por microorganismos, onde o resultado seja CO2, água e biomassa.

“A ideia é reduzir o impacto ambiental pela utilização de sacolas plásticas convencionais na rede de esgoto, bueiros, arroios e no Rio Gravataí.

Além disso, a sacola oxi–biodegradável facilitará em muito o processo de decomposição dos resíduos em nosso aterro sanitário, aumentando sua vida útil”, comentou Ricardo Canabarro.

Os prazos para adequação dos estabelecimentos comerciais no projeto será de dezoito a trinta e seis meses, dependendo do tamanho dos estabelecimentos comerciais.

“Atualmente, existem mais de 90 empresas que produzem as sacolas oxi-biodegradáveis no Brasil e o preço é de 10% a 15% superior as sacolas convencionais, porém estaremos trocando uma matéria-prima que leva até 100 anos para se decompor por uma nova tecnologia que tem uma vida útil de 18 meses. Não tem preço. A natureza e as gerações futuras agradecem”, afirmou Ricardo.

Fonte – Do site Ricardo do PV de 8 de outubro de 2009

Foto – Alex Segre

Parabéns vereador Ricardo Canabarro, por sua preocupação com os habitantes deste planeta, é de mais políticos como o senhor que o planeta precisa.

Só algumas correções, existem mais de 230 fábricas de plástico oxi-biodegradável no país, o preço deste plástico ambientalmente correto é no máximo 5% maior do que o plástico convencional e, dependendo da quantidade utilizada – supermercados, por exemplo – o preço é exatamente o mesmo do plástico convencional eterno e por fim, o plástico convencional eterno demora até 5 séculos para se decompor.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top