skip to Main Content

Guarulhos terá de adotar embalagens 100% ecológicas

Segs, 21 de janeiro de 2009

Medida passa a vigorar a partir deste mês; estabelecimentos que não cumprirem norma serão multados

Os comerciantes de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, não poderão mais fornecer as tradicionais sacolas plásticas aos consumidores. Segundo a lei 6.481/2009, sancionada pelo prefeito Sebastião Almeida (PT), a partir de agora todos os estabelecimentos locais terão de adotar embalagens que sejam 100% ecológicas.

Muito bem prefeito Sebastião Almeida. No ano passado ele tentou passar a lei em São Paulo mas a petromáfia e seus soldadinhos de plástico travaram tudo, mas agora como prefeito de Guarulhos ele conseguiu desplastificar sua cidade e temos certeza de que os bandidos não tiveram coragem de fazer sua campanha suja por lá.

O que estamos vendo é que as cidades do estado de São Paulo estão aprovando a lei de obrigatoriedade do uso da sacola oxi-biodegradável mesmo que a capital e o estado tenham sido manipulados para vetar esta lei.

Vai acontecer o seguinte, todas as cidades do estado menos a capital terão a lei e assim o prefeito de sampa terá que acordar e fazer alguma coisa para desplastificar a capital. É só dar tempo ao tempo, pouco tempo, é claro, porque a cada dia são depositados só na cidade de são paulo mais de 2 ton de plástico, que em sua imensa maioria não é reciclado, porque não tem valor de mercado.

Imagine o impacto que isto provoca nos aterros. E os plásticos que voam pela cidade, entopem bueiros, é só ver em dia de chuva e enchente, só se vê plástico nos noticiários.

E mesmo assim, por ganância, os petromafiosos são contra o pástico oxi-biodegradável, a sacola retornável, mesmo sabendo que seu plástico eterno está destruindo o planeta.

Tem gente que quer destruir a humanidade, desde que o seu lucro esteja garantido. Será que estes inimigos da humanidade irão comer dinheiro quando destruirem todos os recursos naturais do planeta?

A lei estabelece o prazo de seis meses (até julho) para que o comércio se adapte à nova regra. Quem não cumprir a norma poderá ser multado em 1 mil Unidades Fiscais de Guarulhos (UFGs) – cerca de R$ 1.900. Caso haja reincidência, o valor da multa dobra, indo para R$ 3.800.

A adoção de embalagens biodegradáveis (que se desintegram naturalmente no meio ambiente) ou reutilizáveis (recicladas ou permanentes) visa diminuir o uso das sacolas plásticas convencionais, que podem durar até 200 anos. A substituição já ocorre em estados como Goiás, Espírito Santo e Maranhão e nos municípios de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Piracicaba (SP).

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) aponta que o Estado de São Paulo tem 2.803 empresas que atuam no setor de embalagens, responsáveis por cerca de 97 mil empregos diretos. O Estado ocupa a 1ª colocação no ranking nacional de indústrias de transformados plásticos, com 11.263 fábricas e mais de 298 mil funcionários (participação, respectivamente, de 45,04% e de 44,8% no país).

DEGRADAÇÃO TOTAL – Um exemplo de solução que pode ser adotada pelos empresários é o uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis, fabricadas com o aditivo d2w. Esse aditivo faz com que a embalagem leve cerca de 18 meses para começar a se decompor. As sacolas têm as mesmas características do produto tradicional em relação à resistência, transparência, permeabilidade e impressão. A diferença está no acréscimo de um aditivo, como o d2w, que é responsável por acelerar o processo de degradação.

No Brasil, estima-se que cerca de 180 companhias já produzem embalagens 100% biodegradáveis a partir do d2w. Segundo Eduardo Van Roost, presidente da RES Brasil, especializada no desenvolvimento de tecnologia de embalagens naturalmente degradáveis, a metodologia e a matéria-prima para confeccionar esse tipo de material está disponível a todos os fabricantes de sacolas plásticas tradicionais.

Em menos de um mês, qualquer indústria de plástico pode começar a fabricar o plástico oxi-biodegradável, traga você também sua empresa fabricante de plástico para o Século XXI, o planeta agradece.

Este Post tem 5 Comentários

  1. O foco desta questão, está voltado somente para as sacolas plásticas. Entretanto, são inúmeros os produtos plásticos utilizados pelas lojas, e que possuem a mesma tecnologia disponível.
    É o caso dos produtos de nossa Empresa , fabricante de bandejas de poliestireno explandido (isopor). Temos a tecnologia disponivel para imediata fabricação, inclusive com o mesmo aditivo oxidante utilizado pelas fabricantes de sacolas, o d2w.
    Com o foco apenas para as sacolas, os outros plásticos consumidos pelas lojas (XPS/PP/PET) continuam sendo consumidos sem a ajuda ao meio ambiente disponível.

  2. essa sacola oxi-biodegradável se decompõe mas ninguém
    sabe ainda o que acontece com esse pó, que vai parar na terra e nos lençóis d’água. será que não polui mais do que deixar ela inteira e ter uma coleta seletiva decente.
    ou então colocar na cabeça das pessoas para não serem “porcas” e não jogarem tudo por vias públicas. a sacola plástica não sai andando por ai sozinha algum “porco” que as jogam por ai!!!
    o uso correto dessas sacolas não prejudica ninguém!
    elas podem ser usadas para recolher o lixo caseiro , etc
    pensem em outra solução mais inteligente!!!!

  3. […] um aditivo, como o d2w, que é responsável por acelerar o processo de … Veja o post completo clicando aqui. Post indexado de: […]

  4. Precisa-se ver se nós consumidores não ficaremos com mais esse prejuízo financeiro pelo valor diferenciado e custo elevado dessas embalagens. NÃO PAGAREMOS NADA A MAIS POS ISSO!

    1. Estas embalagens tem o mesmo valor da sacola comum, informe-se antes de criticar.

      Estamos aqui mudando o mundo para que seus descendentes tenham um planeta para viver e você, sem ao menos se informar já vem nos criticando, escrevendo em letras maiúsculas como se estivesse gritando.

      Apóie novas idéias, se não ficar contente com elas crie seu próprio projeto mas nunca, jamais, critique se não estiver fazendo nada.

      O mundo está de saco cheio de reclamações que não resolvem os problemas que estão levando a humanidade à extinção.

      O mundo não quer pessoas que reclamam, quer pessoas que levantem a bunda da cadeira e resolvam os problemas mundiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top