skip to Main Content

Lançamento do Projeto Canto das Ervas neste domingo

Quando o arquiteto Jorge Macedo Vieira projetou Maringá, desenhou três áreas  ecológicas localizadas no perímetro urbano, duas delas propositadamente foram desenhadas em forma de pulmão, que são o Parque do Ingá e do Bosque II, para mostrar às gerações futuras a vegetação original existente na região e servir como pulmões da cidade. A terceira área é o Horto Florestal que você pode visualizar no Google Earth.

Além dessas três áreas, a cidade conta ainda com mais 14 bosques, totalizando 17  áreas verdes dentro da cidade, com mais de 100 alqueires de matas nativas que, somadas às mais de 130 mil árvores das ruas, praças e avenidas, proporcionam 26,65 m2 de área verde por habitante.

Hoje o entorno destas essas duas áreas servem de local de caminhada para os maringaenses, mas existe um espaço perdido entre a cerca e a pista de caminhada que é feita de concreto.

Foi dai nasceu o projeto Canto das Ervas, que pretende plantar ervas aromáticas nesse espaço perdido, pois Maringá conta com mais de 1.200 condomínios verticais, as pessoas que moram em apartamentos não tem mais espaço para sua horta e quem mora em casa acaba pavimentando todo o solo em que poderia cultivar uma horta, um pomar, um jardim, enfim, ninguém mais lembra do cheiro da hortelã, da salsinha, da camomila colhidos na hora.

Clique nas imagens para ver em tamanho maior o mapa do local do plantio neste domingo.

A Funverde lançará neste domingo, 5 de abril de 2009, às nove horas da manhã o Projeto Canto das Ervas.

Durante o lançamento, haverá o plantio de 300 mudas de ervas aromáticas no entorno do Bosque II, na Avenida Nóbrega esquina com Avenida JK.

A FUNVERDE completa 10 anos em 19 de maio de 2009 e como o objetivo é a preservação e recuperação ambiental e o bem estar da humanidade, a conscientização da população em relação à importância do consumo sustentável, nada melhor do que plantar ervas aromáticas para as pessoas compartilharem.

O projeto Canto das Ervas foi criado para chamar a atenção da população para a necessidade de se resgatar hábitos saudáveis. Antigamente, tínhamos o habito de ir até a horta para colher ervas para tempero ou para chá. Hoje, compramos as ervas nas feiras e supermercados, sem muitas vezes saber como elas são cultivadas ou para que servem. Com este projeto estamos trazendo de volta uma qualidade de vida que não temos mais, proporcionando o contato das pessoas com a terra.

A vida moderna está distanciando o homem da natureza. Já não olhamos mais para o céu para ver a beleza das estrelas, não olhamos mais para o chão para contemplar a beleza das flores, estamos vivendo uma vida insegura ou cercada de tanta segurança que não há espaço para a natureza. O ambiente passou a ser algo estranho para muitos indivíduos.

O Projeto Canto das Ervas vai proporcionar bem estar físico e mental às pessoas, resgatando o conhecimento que um dia foi de nossas avós. Era normal, para as gerações antigas, o preparo de chás e remédios homeopáticos. As pessoas sabiam a utilidade de cada erva aromática. Queremos trazer de volta a lembrança de nossa infância com os aromas e sabores.

O projeto Canto das Ervas será sempre desenvolvido em locais públicos, para que toda a comunidade seja beneficiada. Sem barreiras, pois a terra pertence a todos e todos devem usufruir dela.

O projeto tem apoio o apoio da Viapar e da Prefeitura Municipal de Maringá. As plantas serão regadas uma vez por semana e ficarão à disposição da população para serem recolhidas, naturalmente, depois de formadas.

Brevemente, o site terá uma página com mais mais detalhes sobre as plantas. É importante que a população saiba para que servem as plantas e como tirar o melhor proveito delas.

Outro objetivo do projeto é estimular as pessoas a criarem seus próprios Cantos de Ervas em suas casas.

Venha participar do lançamento de mais este projeto da FUNVERDE.

Você está convidado a participar deste plantio de ervas aromáticas junto conosco.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top