skip to Main Content

New York – Preserve a natureza

Diário do Nordeste de 05 de fevereiro de 2009

Felizmente, a idéia de que é preciso livrar o verde da mão humana chegou a Nova York. Prova disso é que o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, declarou, oficialmente na semana passada, um imposto sobre sacolas plásticas distribuídas em lojas, supermercados e afins.

Simbólica, a taxa é de apenas cinco centavos por saco plástico. Isso para estimular os consumidores a usarem suas próprias sacolas, evitando, assim, o aumento da produção de mais bolsas plásticas, que degradam, consideravelmente, o meio ambiente. Pasmem! O plástico demora até 300 anos para se decompor.

Mas ainda fica a dúvida: será que cinco centavos mudarão a mentalidade dos nova-iorquinos? E será que outros países, inclusive o nosso, vão seguir tal exemplo?

Por aqui já temos supermercados adotando a idéia de cobrar pelas sacolas, mas cobram muito pouco, apenas 12 centavos – uma sacola das boas custa em média para o supermercadista 3 centavos então a obrigação destes supermercados é reverter este dinheiro para algum projeto ambiental, porque senão será um lucro injusto para eles  – mas os supermercadistas deveriam cobrar uns 50 centavos para cada sacola utilizada pelo consumidor, para punir o consumidor onde mais dói, no bolso e finalmente fazer este consumidor acordar para a insanidade que é a plastificação do planeta.

Mas tem um detalhe, ao mesmo tempo que cobram pelas sacolas que distribuem eles também tem a obrigação de dar um desconto no mesmo valor da cobrança da sacola para quem trouxer suas sacolas de casa.

Já dissemos que tem um buraco negro que faz com que todas as centenas de milhares de sacolas retornáveis que estão sendo distribuídas desde o ano passano no país, por é impossível, as pessoas até compram estas sacolas, ganham de brinde, mas jamais retornam com estas sacolas para as compras, então, só cobrando mesmo, porque de boa vontade ninguém irá voltar ao velho e saudável hábito de nossas avós, de usar sacolas retornáveis.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top