skip to Main Content

Novo Código Florestal será votado nesta terça em regime de urgência

Tivemos a péssima notícia de que houve um acordo e o regime de urgência do Código será votado nesta terça:

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3232

Vamos enviar enviar mensagens para todos os meios de comunicação. Vamos fazer pressão na mídia, pois a população não está sendo informada e os jornalistas estão fazendo pouco caso de uma notícia muito séria.

Abaixo, alguns links para contatos com as grandes redes de comunicação:

http://falecomaredeglobo.globo.com/

http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx (Jornal Nacional)

http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx (Jornal da Globo)

http://falecomaredeglobo.globo.com/index1.aspx (Jornal Hoje)

http://www.band.com.br/faleconosco/ (Todos os programas da Band)

http://programas.rederecord.com.br/programas/jornaldarecord/contato.asp (Jornal da Record)

E-mails jornalistas e revistas

veja@abril.com.br

epoca@edglobo.com.br

http://www.istoe.com.br/fale-com-a-redacao/ (Revista Isto É)

Escolha ao menos um dos endereços acima e envie manifesto solicitando que a mídia colabore com informações sore o tema.

Se cada leitor enviar uma mensagem por dia eles acordarão para a importância da divulgação do tema.

Veja abaixo um manifesto pronto para você enviar para a mídia. Já está pronto, basta copiar e colar.

Agora é a hora de proteger as florestas para nossos descendentes. A mobilização tem que ocorrer hoje, já. Faça sua parte. Mudar o mundo é fácil, se cada um fizer sua parte.

A FUNVERDE em parceria com a ONG Chauá está divulgando este crime ambiental para a mobilização da sociedade para salvar nossas florestas.

 

Prezados,

O Brasil está passando por momentos importantes no que diz respeito ao nosso futuro sócio-ambiental, legislativo e político.

Uma verdadeira guerra está sendo travada entre ruralistas e ambientalistas, tudo devido ao Projeto de Lei n°1.876/99, que propõe novo texto e revoga a Lei n°4.771/65, do Código Florestal em vigência.

As alterações propostas perdoam crimes ambientais, reduzem áreas de proteção para as florestas, facilitam e legalizam o desmatamento na Amazônia e em outros biomas, comprometem nossa biodiversidade, qualidade da água e qualidade de vida, são um verdadeiro absurdo do ponto de vista científico.

Mesmo assim, não se vê uma matéria jornalística, na grande mídia, que realmente informe os mais leigos.

O tema é polêmico e complicado, mas sinto imensa insatisfação e indignação com os meios de comunicação do Brasil, pois diante de tal problemática nossos jornalistas estão fechando os olhos e deixando absurdos legislativos acontecerem.

O mundo inteiro pensando em formas de constituir uma nova econômia voltada a sustentabilidade ambiental, e alguns políticos de nosso país estão querendo aprovar uma lei que agride o bom senso e condena boas ações ambientais.

Através deste e-mail, manifesto total indignação e discordância ao Substitutivo de Projeto de Lei n°1.876/99, que propõe novo texto e revoga a Lei n°4.771/65, do Código Florestal em vigência, cuja aprovação resultará em danos irreparáveis aos ambientes naturais – desmatamento – e à qualidade de vida da população – enchentes, deslizamentos, mudanças climáticas …

O referido substitutivo transgride o disposto no caput do art. 225 da Constituição Federal, atenta contra a Política Nacional do Meio Ambiente e contraria o compromisso firmado pelo Brasil durante a 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP15-dez/2009 – em Copenhague, impossibilitando que a meta de redução de emissões de gases do efeito estufa seja atingida.

Ante o exposto, suplico para os bons e éticos jornalistas a mover esforços para informar a população brasileira sobre o tema, abrangendo não só a visão ruralista, mas também a ambiental, fornecendo conteúdo para que nosso povo possa formar opinião sobre o assunto.

 

 

Abaixo segue uma lista de cartas e manifestos publicados contra o Substitutivo de Projeto de Lei n°1.876/99:

2010 – Petição para Salvar o Código Florestal Brasileiro – AVAZ.org (152.622 assinaturas)

10/2010 – Manifesto de apoio ao ao documento-síntese produzido por pesquisadores do Programa Biota/FAPESP e ABECO – Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Meio Ambiente do Brasil

09/2010 – Manifesto contra a Degradação do Código Florestal – 33 Insituições e 2100 cidadãos

08/02/2010 – Manifesto em defesa do código florestal e da política nacional de meio ambiente – Coletivo de Entidades Ambientalistas do Estado de São Saulo

25/06/2010 – Carta das duas principais instituições científicas do Brasil, contrárias às alterações do código florestal – SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e Academia Brasileira de Ciências

01/07/2010 – Carta de alerta sobre as propostas de substitutivo ao código florestal – Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas

01/07/2010 – Manifesto dos movimentos sociais contra mudanças no Código Florestal Brasileiro – Movimentos sociais, sindicais e entidades ambientalistas, além de personalidades e intelectuais

18/08/2010 – Manifesto pela manutenção do Código Florestal – ABRAMPA (Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente)

19/08/2010 – Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em defesa do atual Código Florestal – CNBB

27/08/2010 – Questionário sobre alterações no código florestal, enviado aos presidenciáveis – Associação Ambientalista Copaíba, Fundação SOS Mata Atlântica, Greenpeace, GAMBA, Instituto Ambiental Vidagua, ICV, Imaflora, ISA, Mater Natura, Mira-serra, Rede de ONGs da Mata Atlântica, WWF-Brasil

21/09/2010 – Carta-Manifesto em defesa do Código Florestal Brasileiro – ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE), Promotoria do Meio Ambiente de Londrina (Ministério Público Estadual), Procuradoria da República em Londrina (Ministério Público Federal), LABRE-UEL, Conselho Municipal do Meio Ambiente de Londrina (CONSEMMA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), MST, Instituto Ecometrópole, Fazenda Bimini, Ong Tudo Verde

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top