skip to Main Content

Oceano arrasta lixo de 45 países a uma grande reserva natural mexicana

Programa permanente de limpeza será iniciado

As autoridades ambientais do México detectaram lixo arrastado pelo oceano proveniente de pelo menos 45 países na reserva natural Sian Ka’an, localizada no Caribe mexicano e declarada patrimônio natural da humanidade pela Unesco em 1987, informaram neste sábado fontes oficiais.



A Secretaria do Meio Ambiente do México (Semarnat) explicou que, através da Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas (Conanp) e com o apoio da Prefeitura da cidade de Tulum e a associação civil Amigos de Sian Ka’an, iniciará um programa permanente de limpeza das praias nessa reserva natural, localizada no estado mexicano de Quintana Roo.



A limpeza inclui toda a região entre o Arco Maya até Ponta Yuyum, detalhou a dependência em comunicado enquanto o comissário Nacional de Áreas Naturais Protegidas, Luis Fueyo Mac Donald, explicou na nota que as autoridades “encontraram vasilhas provenientes de 45 países, alguns bem afastados como a Rússia e Finlândia, em sua maioria vasilhas plásticas”.



O funcionário manifestou que o lixo não é produzido pelos “visitantes nem pelos habitantes das comunidades” que moram no interior de Sian Ka’an – em língua maia “porta do céu” -, que ocupa mais de 520 mil hectares.



Fueyo indicou que os animais da região frequentemente confundem os resíduos com comida e ao serem ingeridos podem levar a morte, e explicou que os trabalhos de limpeza coincidem com o 25º aniversário da reserva natural, o primeiro lugar no México decretado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.



O programa de remoção de resíduos é financiado com o apoio de diversos proprietários de terrenos na zona litorânea da reserva, e com recursos do Programa de Conservação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (PROCODES), operado pela Conanp.

Fonte – Revista Exame de 06 de agosto de 2010

Imagem – Doodle Bird

Não adianta, o planeta é um só, o lixo gerado em um país pode aparecer em qualquer lugar do globo.

Vocês ainda lembram da escola, da experiência do terrário? Para quem não lembra, em um vidro com tampa coloca-se terra, plantas, certa quantidade de água e fecha-se a tampa. O sistema é fechado, tal qual o planeta terra. A água é a mesma, o oxigênio é o mesmo, os recursos naturais são os mesmos. Temos que respeitar esses limites, não temos tecnologia para buscar nenhum material em outro planeta, ainda.

O quanto antes percebermos o efeito borboleta e assumirmos a responsabilidade pelo planeta e não apenas por nosso umbigo, nossa casa, nossa rua … o mundo se transformará em um lugar melhor para a humanidade viver.

Medidas simples como, reciclar, diminuir o consumo, não usar sacolas plásticas de uso único e sim sacolas retornáveis que podem ser reutilizadas milhares de vezes, dar preferência para embalagens reutilizáveis, preferir produtos com menos ou nenhuma sobreembalagem e com embalagens recicláveis … cada um de nós pode e deve fazer a sua parte e a parte dos que não estão fazendo nada para mudar o futuro da humanidade e do planeta.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top