skip to Main Content

Olhe o xico aí de novo tentando destruir o planeta

mashu mashu

Tem humanos que são pagos para fazer o mal. Humanos sem consciência – por isso são recrutados para servir ao lado negro da força -, que conseguem falar as maiores mentiras sem nem piscar. Só temos uma dúvida, será que estes humanos de aura escura conseguem recostar a cabeça no travesseiro à noite e dormir o sono dos justos? Não responda, é apenas uma pergunta retórica, já sabemos desde 2005 a resposta. Esta é mais uma entrevista do senhor xico para a Gazeta de Piracicaba, em 23 de fevereiro de 2008, então vamos ler mais uma entrevista do soldadinho de plástico mais leal das petroquímicas.

Leia o texto abaixo.

Governantes bem intencionados em relação ao meio ambiente têm proposto projetos de leis para obrigar o comércio a substituir sacolinhas plásticas por sacolas biodegradáveis. Na imaginação das pessoas, essas embalagens poderiam ser descartadas sem causar danos ambientais, o que não é verdade. E os projetos de lei nessa direção, embora louváveis na intenção, padecem de um grave engano técnico. Se aprovados, terão o efeito contrário e ocasionarão graves transtornos ao ecossistema.

Que comece o festival de mentiras senhor xico.

Os plásticos que essas autoridades imaginam biodegradáveis na verdade não o são. Trata-se de plásticos meramente oxi-degradáveis que recebem um aditivo que acelera seu processo de fragmentação. Contudo, não se biodegradam, porque não se decompõem em até seis meses, como prescrevem as Normas Técnicas nacionais e internacionais de biodegradação. As sacolas feitas com esses plásticos aditivados são incorretamente denominadas de oxi-biodegradáveis, caracterizando o apelo a um falso eco-marketing.

Bandido safado, querendo confundir as pessoas com regras que são aplicadas ao plástico feito de comida que ele apóia, ou melhor dizendo, apóia até a tecnologia pegar, daí ele irá encontrar todos os defeitos possíveis neste plástico, afinal, o plástico de comida também irá diminuir o lucro de seus senhores e mestres das petroquímicas. Vamos facilitar para você, você nem precisa queimar neurônios pensando no que irá falar de mal deste plástico. Quando o plástico de comida for introduzido no mercado é só dizer assim ó, este plástico rouba terra fértil e água da humanidade, recursos naturais cada vez mais raros e preciosos.

O plástico oxi-biodegradável realmente não se biodegrada em 6 meses xico, como você sabe muito bem, se degrada em 18 meses, fazendo assim com que o carbono fique preso ao solo, aumentando a produtividade do que for plantado no local, ao contrário do plástico de comida biodegradável que se biodegrada em 6 meses jogando rapidamente CO2 no ar.

Diga aí xico, sem mentir – opa, isso é difícil para ele – o que é melhor, um plástico que se incorpora ao solo, sendo consumido por bacterias em 18 meses ou o plástico que você defende com unhas e dentes – é muito bem pago para isso – e que fica mais de 500 anos poluindo o planeta? Você consegue nos dizer olhando nos olhos que o melhor é o seu plástico eterno que impede que o que está contido dentro dele – normalmente lixo orgânico – se decomponha, virando adubo e ao contrário, seu plástico faz o que está contido dentro da sacola ter uma decomposição anaeróbica, gerando metano, 23 vezes mais danoso do que o CO2?

Os plásticos oxi-degradáveis tornam-se um pó plástico que não é absorvido nem desaparece na natureza e pode contaminar córregos, rios, o lençol freático, etc. Isso significa que poderemos beber involuntariamente plástico oxi-degradável misturado à água! E mais: os fragmentos poderão ser ingeridos por animais silvestres e criações, causando sérios danos econômicos e ambientais, com conseqüências imprevisíveis.

Mentiras, mentiras, mentiras. Quantos laudos mais teremos que apresentar, nacionais e internacionais, provando que o plástico oxi-biodegradável é consumido por organismos, que ele é biodegradado? Parece que não adianta, estamos aqui lutando para aplicar a melhor solução possível – que encontramos em 2005 – atualmente para o problema mundial dos plásticos, mas os mentirosos, que servem a senhores plastificados, os inimigos da mãe terra, que tem lucro na casa da centena de bilhões paga um exército de soldados de plástico para falar mentiras, para que eles possam continuar sua marcha de destruição.

Quando você diz que “os fragmentos poderão ser ingeridos por animais silvestres e criações”, nos diga, o que ocorre hoje, com animais terrestres e marinhos morrendo aos milhões, graças aos seus plásticos? Quer que nós coloquemos novamente o filme sobre o lixão do pacífico? Ou vai dizer que é esta área, maior do que vários estados brasileiros juntos, composta por 27% de sacolas plásticas, esta área foi inventada por nós, também?

Pobre mãe terra, nós, seus soldados não somos ouvidos porque espalhamos o bem, porque fazemos o bem, e o bem não dá manchete.

Tudo isso já foi comprovado em estudos feitos por universidades e centros de pesquisa como as Universidades de Michigan e da Califórnia nos Estados Unidos e Mackenzie no Brasil, dentre vários outros institutos acadêmicos.

Queremos os laudos xico, nós temos os laudos que são apresentados sempre que alguma autoridade pede para poder se embasar e fazer a lei de obrigatoriedade do uso do plástico que chamamos de plástico do Século XXI.

Você, no entanto, não se cansa de passar vergonha, sendo constantemente humilhado em audiências públicas por autoridades e cidadãos que não acreditam em suas mentiras, – lembra de Goiás, lembra do Espírito Santo? Agora vamos esperar vocês soldadinhos de plástico armarem uma audiência pública também no Maranhão só para irmos ver você passar vergonha também lá.

Você só se envergonha quando fala destes estudos que não existem, forjados e pagos pelos seus patrões bilionários, quando fala que não existe lei nenhuma no mundo que proíba o plástico – lembra quando vomitou esta baita mentira na FECOMÉRCIO em 2008 e todos, absolutamente todos os quase 100 participantes gargalharam de você? E quando depois disso, na mesma reunião você tentou recuperar um pouco do seu crédito – não conseguiu, é claro – berrando que tinha um laudo e que iria entregar para um membro desta organização? Então, entregou uma folhinha amassadinha, quase inelegível que só continha achômetros, palpites. Que vergonha, isso lá é laudo? E venhamos e convenhamos, não tinha nada, absolutamente nada escrito que desabonasse a tecnologia oxi-biodegradável, não era um laudo, mas um monte de mentiras, melhor seria se você tivesse entregado um rolo de papel higiênico, pelo menos teria alguma utilidade.

Pare com isso homem, tenha orgulho, pense em seus descendentes, afinal, eternidade é o legamos aos nossos descendentes e sinceramente, seu legado é uma vergonha, montanhas de plástico que os seus e pior, também os nossos descendentes terão que se livrar. Isso lá é herança que se deixe? Legar problemas aos seres do amanhã é uma vergonha.

Depois de fragmentados, esses plásticos não podem ser coletados, nem reciclados, pois comprometem o produto final da reciclagem, e nem recuperados energeticamente, pois o aditivo que recebem para acelerar a degradação pode ser prejudicial ao meio ambiente.

Mentiras, mais mentiras, 18 meses é tempo suficiente para o plástico completar a cadeia total, desde a produção, a comercialização, o uso, a coleta – menos de 1% e você sabe disso muito bem – e a reciclagem, afinal se ninguém coletou em 18 meses – e ninguém coleta, então é melhor que se biodegrade – este plástico estará sob montanhas de outros plásticos então pare de mentir, agora, já.

O que a população pode e deve fazer é praticar os 3 R’s: Reduzir o excesso de sacolas que são usadas para transportar compras, Reutilizá-las dando-lhes uma infinidade de novos usos, promover a coleta seletiva e Reciclá-las.

Ãnhãm, concordamos totalmente, mais ainda, não devemos reduzir as sacolas, devemos baní-las do varejo, utilizar somente sacola retornável para carregar compras, afinal, o comerciante está vendendo a mercadoria, como levar é problema do consumidor, que deveria ter consciência e levar sua própria sacola ao fazer compra.

Agora esse discursinho dos 3R é porque você sabe que o consumidor é acomodado e você fica bem na fita ao lerem esta baboseira e nada muda. O consumo das sacolas continua, o que é bom para você, é bom para seus patrões.

Algumas redes de supermercados já estão fazendo sua parte, ao adotarem as sacolinhas com o Selo do Programa de Qualidade e Consumo Responsável das Sacolas Plásticas, fabricadas sob Norma Técnica. Elas não rasgam com facilidade e não precisam ser usadas em duplicidade. Apenas com essa medida, o consumo dessas embalagens pode ser reduzido em 30%. E o poder público pode ajudar aumentando a coleta seletiva municipal, uma vez que somente 7% das cidades brasileiras têm esse tipo de serviço.

Cara, sério mesmo que você está vomitando estas mentiras de cara lavada? Se é assim que você quer, vamos analisar este engodo das sacolas mais grossas. Você afirmou que em 2008 o consumo de sacolas foi 12% menor nos lugares que foram ludibriados para usar estas sacolas mais grossas – não acreditamos nestes números nem de brincadeira, diríamos que o número real não passa de 5%, sendo generosos – mas como você sempre afirma, estas sacolas levam 30% mais de plástico, isto é, 30% mais de lucro para as petroquímicas, estas sacolas ficarão 30% mais de tempo poluindo o planeta, vejamos, se uma sacola normal demora 500 anos para se degradar, quanto tempo mais teremos que conviver com estas sacolas frankenstein? Realmente, não sabemos o que você ofereceu aos participantes desta mentira, porque ninguém é burro de acreditar nestas sacolas mais grossas, mais mortais ao animal que engolí-las, mais destrutivas para o planeta.

Os plásticos são duráveis, leves, impermeáveis, resistentes, seguros, atóxicos e indispensáveis à vida moderna. Estimular o uso de aditivo para acelerar sua fragmentação, impedindo seu reuso, significa desperdício. Rejeitar o falso eco-marketing dos oxi-degradáveis é uma atitude responsável e comprometida com a sustentabilidade.

Blábláblá, blábláblá, blábláblá, credo, os plásticos são … nossos ouvidos doem ao ouvir esta besteira, decorada ao longo da década por você, falada como um mantra para fazer lavagem cerebral no consumidor.

O xiquito diz que o plástico é durável, leve, impermeável, resistente, seguro, atóxico e indispensável à vida moderna, ninguém nunca negou isso, o problema é a falta de educação do consumidor e a educação leva décadas – tempo este que não temos mais para desperdiçar – para ser corrigido, por isso optamos pela tecnologia oxi-biodegradável, que resolve imediatamente um problema que levaria décadas para ser resolvido, um produto seguro, eficaz, que não faz nenhum empregado do xico ser demitido, que não altera o parque industrial das fábricas, que em 1 mês a fábrica se adapta à nova tecnologia, que não demanda treinamento especializado … com o plástico oxi-biodegradável, o xico e seus mestres irão perder somente 1% do lucro, mas por causa do caminho que eles estão trilhando, vão lucrar imediatamente 30% a mais e o meio ambiente irá perder, e muito.

A verdade é que estamos em um país em que se pratica menos de 1% de reciclagem, isto é, 99% do que poderia ser reciclado é jogado em lixões e aterros.

Quase 90% das cidades do país são servidos por lixões a céu aberto e as malditas sacolas voam livres, leves e soltas, para entupir, contaminar, matar. Lembre-se das imagens das enchentes, sempre são as sacolas que estão boiando nos rios, que entupiram os bueiros porque são descartadas em qualquer lugar, não são recicladas porque não tem valor de reciclagem.

20% de todo o lixo reciclável corresponde ao plástico – eita passivo, não acha xico? – e metade disso, 10% é composto de sacolas plásticas de uso único feitas de plástico eterno e agora mais eterno – existe mais eterno? – com este engodo da sacola mais grossa.

Então, para não sermos improdutivos como você, que só discursa para falar bem de seus amos e senhores, sem dar solução para nada, resolvemos em 2004 encontrar uma solução para o plástico, que encontramos em 2005 e estamos aplicando, incentivando a fabricação, a comercialização e o uso da única solução possível para este início de século, que é o plástico oxi-biodegradável.

Nossa meta é banir as sacolas de compra de uso único, mesmo oxi-biodegradável e o plástico oxi-biodegradável será utilizado para o plástico de dentro do mercado, das fábricas, para embalar e acondicionar produtos. Só para você entender, é ilógico você lavar o cabelo com um xampu por uma semana e jogar a embalagem que irá ficar na natureza por séculos, consumir um iogurte, um pote de margarina, um pote de sorvete em pouco tempo e depois deixar o problema da embalagem para os humanos quem nem nasceram ainda.

Estamos avançando cidade a cidade, estado a estado com a lei de obrigatoriedade do uso do plástico oxi-biodegradável, estamos incentivando o uso da sacola retornável, e você? Quando irá tomar vergonha na cara e parar de mentir para a para a humanidade?

Francisco de Assis Esmeraldo é engº químico, presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, membro do Conselho Superior de Meio Ambiente da Fiesp, do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Firjan (RJ) e do Conselho Executivo da Associação Brasileira de Embalagens (Abre)

Este Post tem 2 Comentários

  1. È uma pena a Plastivida continuar com este tipo de afirmações! Com todo o devido respeito Sr. Engº Francisco de Assis Esmeraldo, antes de fazer afirmações tão negativas em relação aos oxo-biodegradáveis, uma pessoa tem de ter a certeza do que escreve e diz.

    1 – A denominação oxo-biodegradável é uma denominação aceite pela comunidade científica internacional. Este processo de degradação é feito em duas fases a primeira sendo a oxidação e fragmentação das cadeias moleculares, a segunda sendo a biodegradação. CEN TC 249

    2 – Vários estudos internacionais comprovam a biodegradabilidade dos plásticos oxo-biodegradáveis. Tudo que é escrito e publicado sobre a tecnologia, pode ser comprovado.

    3 – Qual é a verdadeira questão em relação aos plásticos, todas a propriedades que conhecemos, que fazem do plástico um material insubstituível, podem fazer que o plástico seja um problema quando deixado ao abandono na natureza. Toda gente sabe que a médio e longo prazo um plástico tradicional pela acção térmica e sobre o efeito dos raios ultra violetas vai se fragmentar e degradar, a tecnologia oxo permite a este plástico de se degradar num tempo muito mais curto, com a vantagem que os fragmentos vão se transformar em H2O, CO2, e biomassa celular. A tecnologia oxo só vem minimizar o impacto negativo do plástico abandonado.

    4 – A reciclagem. Um plástico aditivado com a tecnologia oxo pode ser reciclado, sem risco de contaminar o material reciclado.

    5 – O senhor Engº faz referência a normas de biodegradabilidade internacionais. Se existe uma norma de biodegradabilidade gostaria de saber qual é. Que eu saiba não existe nenhuma norma de biodegradabilidade, existem sim normas para medir as emissões de CO2 o consumo de Oxigeno durante a biodegradação em função do meio ambiente: Ar e água; por exemplo: ISO 14855, ISO 14853, ISO 14852.

    É preciso não confundir Biodegradabilidade e Compostabilidade são duas noções totalmente diferentes. Um material para ser considerado como compostável tem de cumprir com normas: Na Europa EN 13432, nos Estados Unidos ASTM 6400, a biodegradabilidade utilizando a ISO 14855 sendo um dos critérios que um material tem de cumprir para poder responder a norma. Um ponto importante as normas ASTM 6400 e a EN 13432 são normas de compostagem industrial, não sendo uma garantia de biodegradabilidade para um material deixado na natureza, por exemplo o PLA que responde as normas, deixado na natureza não se vai biodegradar.
    A biodegradabilidade de um material não é definida pela sua origem mas sim pela sua estrutura química. Um plástico oxo não é a partida biodegradável, mas com o tempo, a exposição solar, o calor torna-se biodegradável. E é esta propriedade que faz do oxo uma tecnologia excepcional. O plástico durante a sua vida útil mantém todas as suas propriedades físicas e mecânicas quando abandonado e em presença do oxigeno desaparecer para se torna água, CO” e Biomassa celular.
    6 – Senhor Engº. Se vê o oxo como uma ameaça está no caminho errado, o oxo traz uma mais valia ao plástico; a de ser biodegradável. Um plástico oxo não é mais que um plástico tradicional ao qual foi adicionado uma nova funcionalidade, tudo que for dito de forma negativa sobre os oxos também será valido para o plástico tradicional.

    Cumprimentos,

    Thibaut Demoustier

  2. […] Ontem recebemos uma mensagem comentando o post olhe o xico aí de novo tentando destruir o planeta. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top