skip to Main Content

Paraná – Governo completa ciclo de reciclagem em todo Estado

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, e o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR), Hoche Pulcherio, assinaram nesta sexta-feira, em Curitiba, um termo de cooperação técnica que garante investimentos de R$ 700 mil em ações ambientais em todo Estado.

Com o projeto apresentado pela ABIR – Multiplicadores ambientais e inclusão social no Estado – o Governo do Estado completa o ciclo de ações ambientais voltadas para a reciclagem em todo o Estado e também prevê capacitação de catadores de materiais recicláveis, aquisição de equipamentos e eventos educativos.

Jorge Augusto ressaltou a importância do termo assinado e a parceria firmada entre o setor público e privado que visam a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental. “São várias as ações ambientais como esta que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado nos últimos meses que contribuem para o cumprimento da legislação ambiental vigente no Estado”, declarou.

As ações que deverão ser realizadas em vários municípios paranaenses entre os meses de julho e dezembro de 2010 cumprem a legislação ambiental no que se refere às embalagens pós-consumo.

Também está previsto no projeto a Capacitação de catadores de materiais recicláveis, objetivando qualidade de vida, cidadania, capacidade empreendedora, utilização adequada das técnicas necessárias à atividade, visão de negócio e sustentabilidade, bem como, a fim de manter o acompanhamento técnico especializado, na forma de consultoria/assessoria a cada uma das associações/cooperativas contempladas.

Para o presidente da ABIR, o projeto apresentado pelo órgão irá contribuir bastante para o meio ambiente e também para a vida das pessoas que trabalham neste setor. “Pra nós é muito importante a parceria firmada com o Governo do Paraná porque o Estado sempre liderou as ações ambientais. Portanto, desenvolvemos um projeto que irá atender todas as exigências ambientais e contribuir para a qualidade de vida das pessoas”, apontou Hoche.

Além disso, serão realizados eventos educativos envolvendo mais de 15 mil crianças, divulgação do projeto mediante a veiculação de peças publicitárias, cartazes, folhetos de caráter educativo, informativo ou de orientação social, com o objetivo de sensibilizar a população para a separação do material reciclável para a coleta seletiva e aquisição de máquinas e equipamentos paras as associações/cooperativas.

PARCERIA – As ações de reciclagem no Estado são coordenadas pelo Programa Desperdício Zero – Leia-se o competentíssimo Laerty Dudas – da Sema e conta com a parceria do grupo G22 + 1 – formado por representantes dos municípios responsáveis por 85% dos resíduos gerados no Estado, a Tetra Pak, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipech), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins (Abipla), Sindibebidas e a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR).

O convênio firmado com o Governo do Estado contou com a participação das seguintes empresas associadas: Chocolate Indústria de Alimentos Ltda, Sococo S/A, Primo Schincariol, Red Bull do Brasil, Alflash, Ultrapan, Brasfrigo, Sig Combibloc, Yoki Alimentos, Cia de Bebidas das Américas, Spaipa e Sucos Del Valle.

“A assinatura representa o esforço que as empresas estão desempenhando e um projeto positivo que irá contribuir para o meio ambiente”, apontou o diretor de assuntos governamentais da Coca-Cola, Victor Bicca Neto.

BALANÇO – Foram várias as reuniões que envolveram diversos setores nos últimos meses realizados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente com o objetivo de cobrar ações ambientais das empresas. O coordenador de Resíduos Sólidos e do Programa Desperdício Zero da Sema, Laerty Dudas, avaliou que foram mobilizados diversos representantes e que os resultados foram surpreendentes.

“Com toda a cobrança e mobilização conseguimos contemplar todo o Estado num plano de ação para o escoamento sustentável dos materiais recicláveis. Temos alguns desafios pela frente, mas estamos no caminho certo”, comenta Dudas.

Fonte -Agência Estadual de Notícias de 09 de julho de 2010

Parabéns ao secretário Callado e sem jamais esquecer do ex-secretário Rasca, que iniciou todo este processo, e principalmente desejamos parabenizar o Dudas pelo seu excelente trabalho, que sabemos ser extenuante, de limpar nosso estado dos resíduos.

Leitores, esse bravo homem – bravo nos dois sentidos – trabalha incansavelmente de sol a sol para acabar com os resíduos em nosso estado e tem conseguido atingir os objetivos do programa desperdício zero, o melhor programa de gerenciamento de resíduos do país, sempre batalhando para cada que setor produtivo assumir sua responsabilidade no gerenciamento pós consumo das embalagens que geram. Vocês não tem idéia das batalhas que o Dudas trava diariamente há anos para conseguir estes resultados.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top