skip to Main Content

Parlamento Europeu – Comunicado à imprensa – Detritos plásticos

Trekkie Gal

Dra. Caroline Jackson MEP* Partido Conservador, Sudeste da Inglaterra – Membro do Parlamento Europeu

Em seu discurso, após uma apresentação da Symphony Environmental Technologies Plc. de Borehamwood. Herts. R.U. no Parlamento Europeu, a Dra Caroline Jackson, MEP, disse:

“A legislação Européia sobre detritos plásticos tende a ser concentrada nos detritos que podem ser coletados, e em a encorajar as pessoas a reduzir, reutilizar e descartar de forma responsável seus detritos, através da reciclagem, incineração com recuperação de energia, ou outras rotas de descarte.”

“Contudo, nós também precisamos levar em consideração o fato de que a coleta de todos os detritos nunca será totalmente bem sucedida, e que alguns poderão permanecer e desfigurar nossas paisagens. Este é particularmente o caso dos detritos plásticos, de sacos de supermercados esquecidos, até plásticos utilizados na agricultura. Quando tais detritos não são coletados, eles se acumulam no meio ambiente poluindo o solo e os oceanos por muitas décadas, ou até séculos.”

“Contudo, há tecnologias disponíveis, que tornam possível a fabricação de produtos plásticos, tais como sacolas de compras, sacos de lixo, embalagens, etc., os quais são adequadas aos seus propósitos, e se degradam de maneira inócua ao final de sua vida útil. De forma geral, tais materiais podem ser classificados em duas categorias, a saber:

1. Plásticos hidrobiodegradáveis, os quais são fabricados., total ou parcialmente, a partir de produtos agrícolas, e se biodegradam em ambientes altamente microbianos, tais como sítios de compostagem, e

2. Plásticos oxobiodegradáveis, produzidos a partir de um subproduto do refino de petróleo, os quais degradam no meio ambiente através de um processo de oxidação desencadeado por um aditivo, e que posteriormente, se biodegradam, após a redução de seu peso molecular a níveis que tornam o material disponível para microorganismos de ocorrência natural.”

“Precisamos encorajar as duas tecnologias, bem como garantir que os Padrões Europeus sejam desenvolvidos a fim de englobar ambas. É preciso ter em mente que o Parlamento está preocupado com o uso dos recursos terrestres e hídricos, já escassos em todo o globo, para produzir biocombustíveis, cujas culturas competem com a produção de alimentos. Tal preocupação se estende também à plantação de lavouras para fabricação de plásticos biodegradáveis, então eu espero que a Comissão Européia dê maior apoio aos plásticos oxibiodegradáveis.” Fim da declaração.

* A Dra. Jackson é Presidente imediato do Comitê de Saúde Pública, Segurança Alimentar e Meio Ambiente do Parlamento Europeu (Environment, Public Health and Food Safety Committee of the European Parliament) e também foi Relatora da Diretriz para Destinação de Detritos da União Européia (EU Waste Framework Directive). Caroline Jackson@europarl.europa.eu + 44 77859-38102

Pois é, né leitor, enquanto aqui a petromáfia e seus asseclas, os bandidinhos da plastimorte tentam destruir o planeta vomitando seu plástico eterno às toneladas, todos os dias, a europa, para variar, está preocupada com todas as embalagens de plástico geradas e já está incentivando o uso de novas tecnologias que podem livrar nossos descendentes de viverem sobre montanhas de plástico.

É isso aí, lá fora você pode encontrar qualquer embalagem de plástico oxi-biodegradável – embalagem de legumes, frutas, verduras, embalagem de pão, de xampu, plásticos para agricultura -, permitindo que em pouquíssimo tempo este plástico volte à natureza, sendo consumido por microorganismos e incrivelmente não existe nenhum bandido tentando destruir a credibilidade da tecnologia como acontece aqui onde quem manda são os bandidos, mesmo que esta tecnologia tenha todos os laudos atestando sua eficácia e segurança ambiental.

Mas ouvi esta semana de um amigo – vou tentar usar uma analogia futebolística, mesmo sem entender nada de futebol – que torcedor roxo é aquele que mesmo que seu time perca durante uma vida inteira, ele continua torcendo e apoiando o time, na esperança de que ele um dia se torne um vencedor. O mesmo se aplica à guerra contra o plástico eterno, desde que descobrimos que existia esta tecnologia em 2005 fizemos de tudo para que ela se desenvolvesse no país, tanto é que na época do início do projeto sacolas ecológicas oxi-biodegradáveis, existiam 4 fábricas de oxi-biodegradável no país e hoje existem mais de 170 fábricas que já fabricam o plástico ambientalmente correto.

Não pense que está sendo fácil, estamos lutando contra uma máfia que fatura dezenas de bilhões por ano vendendo plástico eterno e nós somos uns poucos idealistas, mas idealistas que estão fazendo leis de plástico oxi-biodegradável serem aprovadas em todo o país, idealistas que já contam com a obrigatoriedade do uso do plástico oxi no Paraná mesmo sem lei – por causa de um deputado estadual safado pago pela petromáfia chamado edgar bueno, que se tudo der certo ganha a eleição em Cascavel e deixa o Paraná em paz, bom para o Paraná, péssimo para Cascavel – e mais Espírito Santo, Goiás e outros estados e muitas cidades que já aprovaram a lei de obrigatoriedade de uso do plástico oxi-biodegradável para sacolas de uso único ou que estão tramitando a lei.

Nossa meta é que toda embalagem de uso único, não apenas sacolas mas também embalagens, de sorvete a margarina, de xampu ao plástico que envolve a toalha de papel,  o papel higiênico, sejam feitos de plástico oxi-biodegradável, porque é insano você demorar 5 minutos para ingerir um iogurte e a embalagem do iogurte ficar assombrando nossos descendentes por 500 anos ou mais.

E ai xiquinho, vai mandar algum incompetente da plastimorte assediar a dra caroline jackson? Vai tentar comprá-la com o dinheiro dos seus patrões, como você faz no nosso país com os políticos? Pois é, né, você não tem controle sobre o que acontece fora daqui, seu raio de ação – vá para o raio que o parta – é limitado às fronteiras do nosso amado país e mesmo assim – hahaha – você está perdendo batalha após batalha. Aposto que você não imaginava que existissem tantos políticos honestos que não aceitam propina para vetar as leis de desplastificação do país e por isso as leis estão sendo sancionadas, cidade a cidade, estado a estado até chegar a uma lei federal.

Vida longa e próspera ao plástico oxi-biodegradável, ao planeta e a todos  os humanos de hoje e aos seres de amanhã.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top