skip to Main Content

México decide fechar o maior aterro sanitário da América Latina

maurortega

Máfia do lixo de 02 de setembro de 2008

O governo do México resolveu fechar o maior aterro de lixo da América Latina, Bordo Poniente, com previsão de encerrar suas operações em janeiro de 2009.

A área de lixo de aproximadamente 1.000 hectares tornou-se, há muito tempo, alvo de ativistas ambientalistas.

Problemas vão surgir a partir do fechamento do aterro Bordo Poniente. Ainda nada se sabe o que deverá ser feito com as dezenas de milhares de toneladas de lixo produzidas diariamente.

Se as cucarachas reciclassem e compostassem 100% somente 5% de todo o lixo teria que ir para o aterro, o que não pode ser transformado em terra fértil – composto orgânico que equivale a aproximadamente 50% de todo o lixo – e o que não é reciclável – aproximadamente 5% de todo o lixo gerado.

Mas é claro que politicamente é mais fácil encontrar outra área de terra fértil para destruí-la com a construção de um aterro.

Quando será que as pessoas irão acordar e perceber que todos temos que fazer gerenciamento de resíduos, dos resíduos que geramos?

Irá chegar um tempo que não teremos mais onde jogar o lixo, e daí, vamos jogar no espaço?

Cucarachas de plantão, não se ofendam, porque no Brasil os macaquitos também estão destruindo o país por pura preguiça de fazer a separação do seu lixo para reciclagem e compostagem e os coronéis que nos governam também não tem a mínima intenção de fazer lei para reciclagem – quem não reciclar será multado – ou de construir locais para compostar a matéria orgânica para usar na agricultura, nos jardins das cidades, nas hortas comunitárias, sei lá mais o que, pô … vender, exportar, fazer dinheiro para o próprio município.

Não menos de 60 milhões de toneladas de lixo doméstico foram despejados em Bordo Poniente no decorrer dos 13 anos de sua existência.

O aterro gigantesco fica em segundo lugar, atrás apenas da “Sopa de Plástico” ou “Plastic Soup” no Oceano Pacífico ( um “aterro sanitário flutuante” de até 100 milhões de toneladas de lixo que ocupa cerca de um milhão de quilômetros quadrados).

Os ecologistas dizem que o aterro mexicano exerce enorme influência no meio ambiente.

Não … sério??? Descobriram o fogo!!!

Prefeitos do mundo, façam uma lei que responsabilize o cidadão pelo resíduo que ele gera, multe e ganhe dinheiro para administrar a cidade, construa locais para fazer compostagem.

Prefeitos, vendam todo o lixo reciclável e gerem dinheiro para a cidade, vendam o composto orgânico para gerar dinheiro para projetos, manutenção de suas cidades.

O que mais posso falar? Esses estúpidos destes políticos estão matando o planeta ao criar mais e mais aterros e lixões, destroem um local e encontram outro para destruir.

Sabemos a fórmula para o cidadão separar seu lixo orgânico e reciclável, na verdade são duas opções que resolvem o problema, pelo amor ou pela dor, isto é, ou a prefeitura compra estes resíduos e depois revende ou então multa – dessa opção, a da multa, nós gostamos mais, é mais divertido – sendo a segunda mais efetiva, vide países como Japão, só para citar um país em que funciona 100% bem a reciclagem. Claro que lá tem o agravante de que se não reciclarem vão ter que abandonar a ilha um dia, que será tomada pelo lixo, mas isto não é desculpa, recicle, recicle, recicle, por boa vontade, por gostar de ganhar dinheiro ou então para não pagar multa.

O planeta e nossos descendentes agradecem toda a terra fértil e os recursos naturais poupados.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top