skip to Main Content

Rio Grande do Sul resolve o problema das sacolas de uso único … criando lei para uso de sacolas 30% mais grossas

Parece piada de russo. Quando lemos, não conseguimos acreditar na cagada que o dePUTAdo Giovani Cherini conseguiu fazer.

Enquanto estamos aqui, desde 2004, lutando dia e noite, sábados, domingos e feriados para banir as malditas sacolas pásticas de uso único do planeta, vem esta ameba com diarréia apresentar este projeto de lei.

Nossa única esperança agora é que a governadora vete esta lei imbecil, que certamente, logicamente, obviamente teve o dedinho do xico tóxico da plastimorte para ser elaborada.

Agora leia e sinta a alegria no texto da plastimorte. Podemos ver até o xico tóxico rindo como uma hiena da vitoria conquistada para seus mestres da escuridão.

***

Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprova Projeto de Lei em favor das sacolas plásticas

Informe plastimorte de 01 de outubro de 2009

A Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou em 29 de setembro, às 18 horas, por 42 votos a favor e 3 contra, em Porto Alegre, o Projeto de Lei (PL) 219/08 de autoria do Deputado Giovani Cherini, que “proíbe a disponibilização de sacolas plásticas por supermercados e outras casas de comércio fora dos padrões estabelecidos pela Norma 14.937 da ABNT”.

A decisão é altamente disciplinadora, porque obrigará o varejo e a cadeia produtiva a colocar no mercado somente sacolas plásticas fabricadas dentro da Norma Técnica. Por serem mais resistentes, essas embalagens deverão levar a uma redução de seu consumo em torno de 30%.

Para se transformar em Lei, o PL deverá ser sancionado pela Governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, no prazo máximo de 15 dias.

Primeiro vamos à oração diária do xico tóxico ao seu amado lider, aquele para quem ele se vendeu por 15 talentos. Imagine a cena. Ajoelhado, com a bunda virada para o sol nascente: salve ó poderosa brasquem?, soberana da república tupiniquim, aquela tem domínio sobre todos os seus habitantes, aquela que é intocável, que vomita seu plástico todos os segundos do dia e deixa para os seus escravos limparem sua sujeira, inclusive os escravos que nascerão nos próximos cinco séculos. Salve ó brasquem?, aquela que não deixa a política nacional dos resíduos sólidos ser aprovada, porque daí ela teria que limpar seu vômito, o plástico, aquela que polui rios, mares, mata animais, provoca enchentes e mesmo assim jamais é punida.

Xico, vamos desmascarar mais uma mentira que você adora contar. Você adora dizer que essas embalagens deverão – deverão é suposição, um achômetro, chutômetro – sofrer uma redução do consumo em 30%. Para variar você está escondendo parte do texto. O que você “esqueceu” de dizer é que estas sacolas serão 30% mais espessas, grossas, isto é, vamos falar claramente:  menos 30% de consumo e mais 30% de plástico em cada sacola. Se você frequentou o ciclo básico de ensino você sabe muito bem que o resultado imútável desta conta é igual a ZERO.

Isto é, a máfia dos plásticos encontrou uma maneira de parecer boazinha, de estar ajudando o planeta e e ainda por cima aumentando seu multibilionário lucro.

Primeiro, vamos ao texto da assembléia legislativa do Rio Grande do Sul e antes disso uma pergunta, você estava sabendo de alguma coisa que tenha sido divulgada previamente nos jornais e televiõses? Nós também não, foi tudo bem quietinho para ninguém questionar. Esquisiiito … 

Jus Brasil de 30 de setembro de 2009

No intuito de buscar uma solução para reduzir o impacto ambiental produzido pelo uso incontido e indiscriminado de sacolas plásticas nos supermercados gaúchos, o deputado Giovani Cherini (PDT) apresentou e os deputados gaúchos aprovaram na tarde de hoje (29) o projeto de lei 219/2008, que proíbe a disponibilização de sacolas plásticas fora dos padrões da norma nº 14.937 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Pelo projeto de Cherini, as sacolas deverão indicar, em quilogramas, a respectiva capacidade de carga, e os supermercados que ainda não utilizam o material terão um prazo de 180 dias para a adaptação. O projeto de lei aguarda agora a sanção da governadora Yeda Crusius, que terá um prazo de quinze dias úteis para manifestar-se.

A normativa da ABNT que trata das sacolas plásticas diz que “se exigirá, até mesmo pelos motivos que se vislumbra no material juntado à presente, que seja de 0,027 milímetros a espessura mínima das sacolas plásticas…”. Segundo Cherini, “as sacolas plásticas hoje utilizadas são extremamente frágeis, sendo necessária a sobreposição de duas ou três sacolas. Além disso são reaproveitadas em larga escala para armazenar lixo, as quais infestam e degradam o meio ambiente por centenas de anos”, alerta. “Nossa proposta é que as sacolas sejam mais resistentes, e que com isso consigamos diminuir a utilização em grande número”, encerra.

gilberto.simon2006

Agora, vamos ao texto idiota da lei imbecil.

Projeto de Lei nº 219 /2008

Proíbe a disponibilização de sacolas plásticas por supermercados e outras casas de comércio fora dos padrões
estabelecidos pela norma n° 14.937 da ABNT.

Art. 1° Fica proibida, no Estado do Rio Grande do Sul, a disponibilização de sacolas plásticas em supermercados e outras casas de comércio do mesmo gênero, com mais de 4 caixas registradoras, fora das
especificações estabelecidas pela norma n° 14.937 da ABNT.

Parágrafo único. Além das especificações contidas na norma referida no “caput”, as sacolas plásticas
deverão possuir a espessura mínima de 0,027 milímetros e indicar, em quilogramas, a respectiva capacidade
de carga.

Art. 2° Os estabelecimentos terão um prazo de 180 dias, contados da publicação desta Lei, para se
adequar aos seus dispositivos.

Parágrafo único. A inobservância da norma acarretará ao infrator, conforme estabelecido em
regulamento, sanção administrativa.

Art. 3º Esta Lei poderá ser regulamentada para garantir a sua fiel execução.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Deputado(a) Giovani Cherini

AVISO! Se você é verador, prefeito, deputado estadual ou federal, senador, governador ou ainda presidente ou primeiro ministro de algum país e ama o único planeta que temos para viver, se você se ama e ama aos seus filhos e netos ou ainda aqueles que irão nascer, nunca, jamais, em momento algum copie esta lei cujo único propósito é destruir o planeta e a humanidade.

Apenas postamos esta lei para você ver o absurdo que ela é.

Temos sim, que fazer leis para restringir o uso das sacolas plásticas de uso único, temos sim que fazer leis para abolir o uso das sacolas plásticas de uso único e JAMAIS fazer lei para incentivar o uso delas.

Político, tenha responsabilidade, honre quem o elegeu e entenda que de você devem partir as leis que regem a sociedade e a sociedade só sobreviverá se eliminarmos o que não é sustentável, o que não é reciclável, o que não é ambientalmente correto.

Não se esqueça, não existe reciclagem de sacola plástica, pois é necessário coletar 800 delas para vender por 10 centavos. Então essa lei só beneficiará a brasquem?, porque ela irá vender mais resina para fazer a sacola mais espessa que irá continuar sem ser reciclada, cobrindo o planeta de lixo.

Se a governadora sancionar esta lei do mal, será um escândalo, um crime contra a humanidade.

As fotos no início do texto são das margens do Rio Guaiba, o rio mais famoso do Rio Grande do Sul, hoje já emporcalhado com sacolas de uso único, imagine com as sacolas mais grossas. Será que o dePUTAdo giovani já fez um piquenique ou mesmo uma caminhada às margens do guaiba?? Cremos que não, pois senão, não apresentaria este pojeto de lei criminoso.

Foto – denizen8

Este Post tem 2 Comentários

  1. Simplesmente quem vai pagar a conta é o cliente pois os supermercados iram colocar as despesas a mais dessas sacolas que são mais caras no valor produtos das prateleiras ou voçês acham que eles fornecem as sacolas de graça.
    vamo se ligar povo, e ir contra as sacolas plasticas ou a tal de biodegradavel que se nao é pior é igual as de plasticas normal e afeta da mesma forma.
    quem paga é o povo sempre, entao vamos optar pelas retornaveis pois essas pagamos uma vez so .

  2. Olha… eu até queria ler o seu texto, mas com esse liguajar não é possível. Assim seus argumentos ficam tão válidos quanto os do deputado. Realmente engrossar as sacolas não resolve. Talvez piore o caso ou até fica na mesma. Em SP vários supermercados estão utilizando sacolas muito manis finas, então, menos resistentes. As pessoas acabam usando mais sacolas do que deveriam. Bem, agora vejo que essa informação está na parte em verde do texto. Claro… essa é uma medida que só faz andar para os lados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top