skip to Main Content

Sinop, MT – Projeto de Lei obriga uso de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis no comércio

SheepsheadBites.com

Circuito MT  de 16 de julho de 2009

Aproximadamente 10 milhões de sacolas plásticas usadas anualmente em Sinop pelos comerciantes para embalar compras estão com os dias contados. Um Projeto de Lei proposto pela vereadora Zuleica Mendes (PMDB) foi aprovado na última sessão (13) para obrigar a troca das atuais sacolas por outras oxi-biodegradáveis.

A vereadora explica que o objetivo é reduzir o tempo de decomposição das sacolas e, conseqüentemente, o impacto ambiental no solo. O plástico comum, segundo Zuleica Mendes, demora de 100 a 500 anos para se degradar, já o plástico biodegradável faz a mesma decomposição em até 100 dias. “O prejuízo é muito grande porque quando o plástico comum é jogado em lixões e aterros, cria uma camada impermeável que prejudica a decomposição dos materiais biologicamente degradáveis, impedido a circulação de líquidos e gases”, explica.

A diferença entre as sacolas, é que a oxi-biodegradável se decompõe por meio de oxidação acelerada pelo contato com a luz, com o calor e com microorganismos.

De acordo com o Projeto de Lei, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai regulamentar o tempo que as sacolas adotadas em Sinop deverão se decompor.

Os comerciantes terão um ano para se adequarem a nova lei a partir da data de publicação no Diário Oficial do município. O descumprimento da pode causar advertência, multa de até 500 Unidades de Referência (o valor atual da UR é de R$ 1,56) e até suspensão do alvará de funcionamento.

A vereadora destaca que a lei vale apenas para embalagens fornecidas pelos comerciantes. Não se enquadram as embalagens originais dos produtos e mercadorias.

Preocupada com o impacto no comércio, Zuleica Mendes fez o projeto autorizando a prefeitura a oferecer incentivos fiscais por até três anos para quem começar usar as novas sacolas antes de um ano após a publicação da lei. “A diferença entre preço de sacolas não é tão grande, em média de 10%, por isso pensamos no incentivo”, destaca.

MAIS MEIO AMBIENTE – Zuleica Mendes teve outro Projeto de Lei referente ao meio ambiente aprovado. Ela quer que a prefeitura disponibilize latas de lixos especiais para recolher pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. A vereadora pede que os recipientes sejam colocados em supermercados e nos terminais de ônibus.

A nossa proposta de lei para desplastificar o planeta, que é a lei do plástico de ciclo de vida curto oxi-biodegradável está acordando os políticos para a questão global que é o gerenciamento de resíduos sólidos, iniciando com as sacolas plásticas, os plásticos de uso único, pneus, lâmpadas, baterias, pilhas, tetra pak, long neck, PET, e tudo isso sempre se inicia regulamentando a sacola de plástico eterno, que foi a pior invenção do século passado.

Redigimos a lei de sacola oxi-biodegradável em 2007, para ser copiada por municípios e estados, para diminuir o problema das sacolas plásticas, que é um problema nacional, mas, depois de 5 anos de projeto, queremos que as sacolas de uso único, de qualquer material, plástico, papel, seja banida, restando apenas as sacolas retornáveis.

O Plástico oxi-biodegradável não irá sumir, ele apenas será utilizado em embalagens de produtos vindos da indústria para aproximar o tempo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto. Só para exemplificar, é um absurdo você tomar um iogurte, comer um pão de forma, margarina, água mineral de garrafa, comprar vegetais dentro de sacos, comer presunto e mussarela que vem dentro de uma embalagem de isopor coberto por plástico flexível, tudo isso consumido em minutos, e depois deixar as embalagens como um passivo ambiental para humanos que nascerão dentro de 5 séculos resolver.

Temos que resolver o problema dos resíduos já, se não quisermos ser soterrados por lixões no futuro.

Este Post tem 6 Comentários

  1. Cara veradora, sou vereador aqui em Porto União sc, me mande uma copia deste projeto, pois pretendo entra nesta briga tbém para despoluir o nosso palneta de tanto plástico…
    Abraços…

  2. Boa tarde,

    Fiquei muito feliz de ver o projeto de lei registrado nesse site tão importante, e saber que posso contribuir com outras cidades, na luta contra a degradação do nosso planeta.
    Abraços,

    Zuleica Mendes

  3. OLHA DONA ZULEICA A SENHORA ESTA DE PARABENS NASCI EN SINOP E FICO MUITO FELIZ QUANDO ALGUEN SE PREOCUPA CON NOSSA MARAVILHOSA CIDADE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top