skip to Main Content

Sorocaba busca multa para desperdício de água

Quem for flagrado desperdiçando água pode ser multado em até R$ 15 mil, em Sorocaba (SP), prevê projeto protocolado na Câmara da cidade. Segundo a medida, é considerado desperdício usar água do sistema público para lavar carros e calçadas.

O valor dobra na reincidência e triplica nos períodos de estiagem, como o atual. Para virar lei, o projeto precisa ser aprovado pelos vereadores e sancionado pelo prefeito Vitor Lippi (PSDB).

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Sorocaba iniciou campanha nas rádios pedindo economia de água. Também pede à população que denuncie o desperdício. A medida foi tomada em razão do aumento no consumo motivado pelo clima seco.

Sem chuva há 45 dias, o nível dos reservatórios baixou e a autarquia começou a usar água da represa de Ipaneminha, reservada para os períodos de seca. Ontem, apesar da melhoria na umidade do ar, que à tarde estava em 34%, a cidade voltou a registrar queimadas. Um incêndio atingiu uma área de 12 hectares de mata e eucaliptos numa região de condomínios, no Alto da Boa Vista. Bombeiros e voluntários trabalharam toda a madrugada para evitar que as chamas atingissem chácaras.

Em Porto Feliz, com a redução no nível do ribeirão Avecuia, o serviço de água começou a usar o aquífero Tubarão para manter o abastecimento. O líquido é captado em poços profundos. A cidade também convive com a fumaça oriunda de queimadas. Em Araçoiaba da Serra, produtores rurais do bairro Jundiaquara reclamavam da falta de água para irrigação. Lagoas e córregos usados para a captação estavam praticamente secos. (AE)

Fonte – José Maria Tomazela, Reporter Diário de 30 de agosto de 2010

Esta é uma lei que todas as cidades tem que ter, porque é ridículo o consumo exagerado de água pela população. É só sair em qualquer dia do ano e ver funcionários lavando calçadas de empresas, donas de casa varrendo a calçada com mangueira e a imbecilidade do povo lavando carro nos finais de semana na calçada, com a mangueira jorrando água no chão enquanto o carro é ensaboado.

Caros políticos, sejam vereadores, deputados estaduais, prefeitos e governadores, vocês tem que fazer leis mais importantes que nomear ruas e criar datas comemorativas. Sempre postamos leis ambientais na esperança de que vocês políticos que visitam a página se inspirem nessas leis e as copiem.

Vocês podem fazer mais do que só que ficar quatro anos só inventando leis inúteis e tentando enricar através de esquemas. Façam leis que podem mudar o destino da humanidade e uma delas é a economia de água, recurso natural precioso para a humanidade, que está sendo desperdiçado, contaminado, enfim, ninguém se dá conta da importância da água, até as torneiras secarem.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top