skip to Main Content

México adota lei contra sacola plástica que prevê prisão

Uma lei que entrou em vigor na Cidade do México prevê multas e prisão para comerciantes que distribuírem gratuitamente sacolas plásticas a consumidores.

A lei prevê detenção de até 36 horas e multas entre 57.460 pesos mexicanos (cerca de R$ 7,9 mil) e 1.149.200 pesos (R$ 159,4 mil) aos infratores.

A lei estabelece também que os comerciantes da capital mexicana só poderão vender sacolas plásticas que forem biodegradáveis.

Com a medida, o governo diz que espera reduzir o consumo diário estimado de 20 milhões de sacolas plásticas.

‘Caça às bolsas’

A Lei dos Resíduos Sólidos foi aprovada em agosto de 2009, prevendo o prazo de um ano para sua implementação.

A mudança vem sendo criticada por diversos setores, desde a Associação Nacional das Indústrias de Plástico até o Partido Verde.

Nooossa, sério mesmo que a máfia mexicana do plástico está estrilando? Que novidade … Para eles é sempre “meu lucro primeiro e mundo que se exploda, ou melhor, que se plastifique”.

Alguns estabelecimentos comerciais também anunciaram que não vão acatar a lei e continuarão fornecendo as sacolas gratuitamente.

Em uma coletiva, a conselheira jurídica do governo da capital mexicana, Letícia Bonifaz, disse que a nova lei não pretende lançar uma “caça às bolsas”, mas sim apenas reduzir seu uso.

Por sua vez, a líder do partido governista PAN na Assembleia Legislativa da capital, Maria Gómez del Campo, pediu aos moradores da Cidade do México que adotem uma cultura de reciclagem e disse que uma possível flexibilização da lei não é negociável.

Metano

O deputado Alberto Couttlolenc (PV) disse à repórter Inma Gil, da BBC Mundo, que o governo precisa definir quais são as tecnologias aceitáveis para a produção das bolsas e o que vem a ser exatamente uma “sacola biodegradável”.

O parlamentar também cobrou um melhor esclarecimento sobre como será a fiscalização e como o consumidor pode identificar a sacola correta.

“Como o comerciante que continuar dando as sacolas vai ser punido? Quem vai receber a multa com 36 hora de prisão, a mulher no caixa, o diretor da empresa?”, questionou, ressaltando o que diz ser lacunas na legislação.

O governo disse que mais detalhes relacionados a lei devem ser divulgados nas próximas semanas.

Fonte – BBC Brasil de 19 de agosto de 2010

Imagem – Borut Peterlin

Não entendemos esse povo que reclama que ninguém resolve os problemas ambientais do mundo e quando se resolve um deles – um dos enormes – ficam reclamando, pois descobrem que tudo tem seu preço e o preço de diminuir em 10% o lixo é a ação de se preocupar em como levar suas compras para casa.

Ah gente, parem de reclamar, usem sacolas retornáveis, caixas de papelão, mochilas, carrinhos de compra, furoshiki ou qualquer embalagem disponível, desde que seja ecologicamente correta tratem de calar a boca e aceitar a lei.

Para se mudar destino da humanidade, cada humano tem que mudar o seu modo de viver, se tornar um consumidor sustentável, desacelerar o consumo, enfim, fazer sua parte, se adaptar à nova realidade deste século, em que travamos uma batalha contra a extinção por conta de nossos péssismos hábitos de consumo, aceitar que os recursos naturais são finitos, que cada quilo de lixo que geramos diariamente está indo parar em uma terra fértil, que um dia fará falta para agricultura.

Quanto à sacola à venda, esperamos que ela seja oxibiodegradável que é uma sacola feita de nafta – subproduto do refino do petróleo, que a cada barril refinado gera até 5% de nafta e que se não for utilizada para fabricar sacola será queimada na própria usina, não tendo tido benefício para humanidade – como a sacola convencional, mas, diferentemente da sacola plástica de uso único convencional que demora até 500 anos para se degradar, a sacola oxibiodegradável demora apenas 18 meses para retornar ao planeta em forma de água, biomassa e uma pequena quantidade de CO2.

A única diferença entre a sacola plástica de uso único convencional e a oxibiodegradável – e aí está a grande sacada da tecnologia e por isso mesmo a defendemos onde não pode ser usada sacola retornável – é que se retira 1% do plástico convencional na hora da fabricação e se troca por 1% do aditivo D2W, que faz com que esta sacola se oxide e depois biodegrade em apenas um ano e meio. Para saber mais sobre plástico oxibiodegradável clique aqui.

Quanto à mais nova besteira inventada, um crime contra a humanidade, a maldita sacola biodegradável, feita de comida, nós somos totalmente contra o uso de comida para fazer plástico, porque é uma sandice que está acontecendo no Brasil, uma imbecilidade que é usar terra fértil e água potável para plantar batata, arroz, mandioca, milho – comida que tenha amido – e ao invés desta comida servir para alimentar a humanidade faminta, transformar este alimento em uma sacola plástica qie será usada por no máximo meia hora.

Depois tem outra, a sacola de comida contém mais de 50% de petróleo na composição, então não é só comida, é comida mais petróleo e por último, se não for colocada em ambiente de compostagem – usina de compostagem – e for parar em um lixão ou aterro normal ela irá liberar metano, 23 vezes mais prejudicial do que o CO2.

Vocês ainda lerão muito sobre a maldita sacola de comida em nosso site. Recuse sacola de comida, pense na segurança alimentar dos humanos de hoje e dos que ainda nem  nasceram.

Leia mais sobre plástico de comida e plástico de cana em nosso site, duas invenções abomináveis, que só existem para dar lucro para a máfia do plástico e destruir os recursos naturais do planeta. A sacola de cana, além de utilizar solo fértil e água potável, ainda não faz deste plástico nada melhor do que o convencional, porque demora os mesmos 500 anos poluindo o planeta.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top