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PGRS e a interrupção da coleta de lixo dos grandes geradores a partir de 1º de janeiro de 2010

A Prefeitura de Maringá vai interromper a coleta de lixo – dos grandes geradores -, a partir do dia 1º de janeiro.

A interrupção do serviço já estava prevista no plano de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos do município.

A estimativa é de que pelo menos 100 estabelecimentos, como escolas, restaurantes e supermercados, indústrias e hospitais, terão que se adaptar.

Muitos já se adequaram, mas ainda existem aqueles que deixaram pra última hora e poderão enfrentar problema.

Como antes todo o lixo ia para o aterro, levado por caminhões da prefeitura, não havia o cuidado de fazer um gerenciamento correto, mas agora, com a nova política e a necessidade de pagar aproximadamente R$ 300 por tonelada de lixo descartado, muitas empresas estão fazendo reciclagem e separação, fazendo com que a quantidade gerada caisse substancialmente.

Em alguns casos a quantidade de lixo que sobra para ir para o aterro cai mais de 50% após a seleção.

Fonte – Jornal O Diário do Norte do Paraná de 08 de dezembro de 2009

Foto – So Cal Metro

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A mudança na coleta de lixo municipal, embora tenha sido anteriormente anunciada, de fato assustou muita gente. Mas a Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, datada de 1981, já previa que o GERADOR é responsável pelo seu resíduo – e não, portanto, o Município -. A mudança nada mais é, portanto, que o cumprimento da legislação.

O gerador deve, primeiramente, ter uma proposta de manejo. Cada tipo de resíduo pode ter diversas formas de destinação final. E a cada dia surgem novas pesquisas possibilitando o reuso daquilo que era simplesmente descartado em aterros. É importante que as empresas sejam assessoradas neste sentido. Por que simplesmente pagar para os seus resíduos serem transportados e destinados, quando podem, de forma inversa, ser revertidos em lucro?

Além disto, muitas vezes é possível aplicar mudanças de gestão no empreendimento que causam significativos impactos no bolso do empresário. Exemplos disso são a redução no consumo de água e de energia elétrica, a redução de desperdícios de matéria-prima, a melhoraria no ambiente de trabalho, a diminuição de riscos de acidente de trabalho e acidentes ambientais, dentre tantos outros.

Por esta razão, o empresário deve se preocupar muito com a qualificação do profissional contratado, buscando uma empresa séria e com experiência no mercado, para que não fique ‘na mão’ quando mais precisar.

Muitos empresários, no começo, relutavam em contratar esse tipo de serviço. Porém, os resultados obtidos passaram a mudar esta mentalidade. É muito satisfatório ver a diminuição do desperdício e o reaproveitamento daquilo que antes era simplesmente descartado. A empresa passa a ter lucro com a reciclagem e economiza na produção.

Letícia Kochepki de Brito
Advogada e Auditora Ambiental
Suporte Ambiental Assessoria e Planejamento
www.suporteambiental.com.br
44 3031-1745 – Maringá/PR

This Post Has One Comment

  1. O QUE MUITA GENTE NÃO SABE É QUE ISSO PODE SER UM TIRO NO PÉ DADO PELA PRÓPRIA PREFEITURA. VAMOS FAZER UMA SIMPLES CONTA DE QUE UMA GRANDE EMPRESA PAGA POR COLETA DE LIXO CERCA DE 3.500 POR ANO, E QUE CONTRATANDO UMA EMPRESA PARA COLETAR ESSE MATERIAL A EMPRESA IRÁ DESEMBOLSAR CERCA DE 600 A 700 POR ANO, O QUE SERÁ ÓTIMO PARA AS EMPRESAS. POR UM LADO A PREFEITURA FICA LIVRE DE DESTINAR OS RESÍDUOS, MAS AS OUTRAS EMPRESAS FARAM O TRANSPORTE PARA O MESMO LUGAR QUE A PREFEITURA FAZIA. RESULTADO MUITAS EMPRESAS QUE TERAM QUE FAZER O CONTRATO COM EMPRESAS QUE RECOLHEMOS RESÍDUOS VÃO PEDIR ESSE REEMBOLSO PARA A PREFEITURA. E POR OUTRO LADO, AS EMPRESAS PODEM COMEÇAR A NÃO GERENCIAR SEUS RESÍDUOS CORRETAMENTE POIS ELE ESTÁ PAGANDO PARA A EMPRESA LEVAR UM CONTEINER POR DIA, E PODE COMEÇAR A JOGAR COISAS QUE ANTES COM A COLETA DA PREFEITURA ELES NÃO JOGAVAM.

    SOU AMBIENTALISTA MAS NÃO VEJO COM BONS OLHOS ESSA MEDIDA, POIS PODEM SER UTILIZADAS DE OUTRAS FORMAS. DEVERIA SER FEITA UMA FISCALIZAÇÃO MAIS INTENSA NAS EMPRESAS, NÃO SÓ NAS GRANDES, MAS TAMBEM NO COMÉRCIO QUE É GRANDE GERADOR INCLUSIVE DE ISOPOR.

    NA MATÉRIA DIZ QUE CERCA DE 100 GRANDES EMPRESAS FORAM AUTUADAS, SE AS 100 GRANDES EMPRESAS PEDIREM O REEMBOLSO DA COLETA ISSO SIGNIFICA CERCA DE 400 MIL A MENOS PARA OS COFRES DA PREFEITURA QUE PODEM PREJUDICAR A COLETA.

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